/

Carne branca pode aumentar tanto o colesterol como carne vermelha

O senso comum diz-nos que comer carne branca é a opção mais saudável e que comer carne vermelha é mais prejudicial para o colesterol. No entanto, esta ideia pode ser mudada por um estudo recente que sugere que ambas as carnes afetam da mesma maneiras os níveis de colesterol.

Carnes brancas, como frango, peru e até mesmo peixe, podem aumentar tanto o colesterol como carnes vermelhas, como carne de porco e vaca. A ideia é sugerida por um estudo publicado este mês na revista The American Journal of Clinical Nutrition.

Os resultados surpreenderam os cientistas que compararam três dietas diferentes: carnes brancas, carnes vermelhas e proteínas à base de plantas. Apenas nesta última se registaram melhorias nos níveis de colesterol.

“Quando planeamos este estudo, esperávamos que a carne vermelha tivesse um efeito mais adverso nos níveis de colesterol no sangue do que a carne branca, mas ficamos surpresos por não ser esse o caso”, disse o líder da investigação Ronald Krauss. “Os seus efeitos sobre o colesterol são idênticos quando os níveis de gordura saturada são equivalentes”, explicou, citado pelo LiveScience.

Os 113 voluntários que participaram no estudo eram todos saudáveis e foram aleatoriamente distribuídos pelas três diferentes dietas. Também foram feitos exames sanguíneos a todos os participantes, tanto no início como no fim de cada dieta para compararem resultados.

Os cientistas notaram que tanto a dieta de carne vermelha como a dieta de carne branca aumentaram os níveis de LDL, o chamado “mau” colesterol, independentemente da gordura saturada da dieta.

A equipa reconheceu que as suas descobertas vão contra as diretrizes dietéticas atuais do governo, que incentivam as pessoas a comer carne de aves como uma alternativa mais saudável à carne vermelha. No entanto, até agora não havia dados comparativos suficientes para medir os efeitos sobre a saúde de dietas de carnes vermelhas, carnes brancas e proteínas à base de plantas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.