Carnaval antecipado começa na Venezuela. Parlamento desafia ordem e declara dias de trabalho

Cristian Hernandez / Lusa

Os festejos do Carnaval na Venezuela começam esta quinta-feira, conforme decisão do Presidente Nicolás Maduro, que garantiu ainda o pagamento antecipado de um bónus económico.

No anúncio, feito no passado dia 20, Maduro declarou que quinta e sexta-feira, 1 de março, seriam considerados dias de feriado nacional para prolongar a festa “cultural”.

Maduro anunciou ainda o pagamento de um bónus económico aos venezuelanos titulares do cartão da pátria, promovido pelo Partido Socialista Unido da Venezuela – o partido do Governo.

O cartão da pátria foi criado no início de 2017 para melhorar a distribuição de alimentos à população através das comissões de abastecimento e produção.

A antecipação do Carnaval coincide com a crise humanitária na Venezuela, marcada desde sábado com a deserção de 411 militares e polícias, segundo noticiou a agência noticiosa espanhola EFE, que cita fontes oficiais colombianas.

Vários militares e polícias venezuelanos começaram a desertar a partir de dia 23 de fevereiro, quando um grupo de voluntários tentou entrar no país a partir da Colômbia e do Brasil, com ajuda humanitária reunida por uma coligação internacional que procura aliviar a crise existente na Venezuela.

Parlamento da Venezuela desafia Maduro

“Não estamos para festas, não vamos acatar o decreto”, explica o parlamento em comunicado.

O documento sublinha que os bancos privados e alguns setores que se caracterizavam por celebrar as festas de Carnaval estão a suspender a realização de iniciativas devido à crise política e económica no país.

Por outro lado, três organizações empresariais do país chamaram os funcionários para trabalhar toda esta semana, inclusive esta quinta e sexta-feira, dias que Nicolás Maduro declarou feriado nacional, antecipando o Carnaval.

A decisão foi tomada pela pela Federação de Câmaras de Comércio da Venezuela (Fedecâmaras), o Conselho Nacional de Comércio e Serviços (Consecomércio) e a Câmara do Porto Livre de Nova Esparta (CPLNE).

“Assim como os últimos aumentos salariais ainda não foram publicados na Gazeta Oficial, tão-pouco foi este período prolongado. Isto significa que não é obrigatório e depende de cada trabalhador e cada empregador”, explicou o presidente da Fedecâmaras, Carlos Larrazábal, aos jornalistas.

Já a presidente de Consecomércio, Maria Carolina Uzcátegui, sublinhou ser “lamentável” que o Governo venezuelano imponha feriados, quando as pessoas precisam de trabalhar mais para poder alimentar as famílias, porque o salário é insuficiente e a inflação sobe a cada dia.

“É lamentável que se procurem mais feriados, quando o que as pessoas querem e a Venezuela necessita é trabalhar e produzir. Para sair da crise é preciso que todos se esforcem, o que não se consegue com mais dias livres”, frisou.

Segundo o presidente da CPLNE, Teodoro Bellorín, “deixar de trabalhar, nestes dias não tem sentido”, apelando aos comerciantes a não paralisar as atividades.

Vários comerciantes contactados pela agência Lusa questionaram a antecipação do Carnaval, porque “não faz sentido parar”, quando “o país precisa de estar em movimento”. Outras pessoas explicaram ter dificuldades financeiras até para comprar alimentos básicos para casa e que festejar o Carnaval “só criaria mais dificuldades”.

Também a Assembleia Nacional da Venezuela, maioritariamente da oposição, desafiou a antecipação do Carnaval anunciada pelo Presidente do país, Nicolás Maduro, declarando dias de trabalho.

  ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

RESPONDER

Pessoas a explorar o mapa 3D mais detalhado do Universo com realidade virtual

Google Earth do Espaço. Já é possível navegar pelo mapa mais detalhado do Universo

Investigadores da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, lançaram este mês um software de código aberto que permite visitas virtuais ao Espaço. O Virtual Reality Universe Project (VIRUP) utiliza o maior conjunto de dados do …

Otamendi e Vertonghen disputam a bola com Lewandowski

Benfica 0-4 Bayern | Primeiro a ilusão, depois o rolo bávaro

A ilusão durou 70 minutos. Ao longo de toda a partida, o Bayern foi melhor, criou inúmeros lances de golo, viu dois anulados, acertou no ferro, Vlachodimos fez defesas importantes, mas o Benfica deu luta, …

China quer punir pais de crianças mal-educadas

O regime chinês está a analisar um projeto de lei que prevê que os pais possam ser punidos se os seus filhos exibirem um mau comportamento ou cometerem crimes. De acordo com a agência Reuters, o …

Rui Moreira com Francisco Rodrigues dos Santos e Carlos Moedas

Rui Moreira promete manter a "identidade do Porto" e concluir os projetos que a pandemia atrasou

O presidente da Câmara Municipal do Porto tomou posse, esta quarta-feira, e comprometeu-se a "tudo fazer" para manter a identidade do Porto e a concluir os projetos que a pandemia atrasou. "Quero concluir os projetos que …

Já há um medicamento para tratar a covid-19 em casa (e vários países assinaram acordos de compra)

Países asiáticos já estão na luta pelo novo comprimido antiviral, cujo uso ainda nem sequer foi autorizado, contra a covid-19. Países da região asiática estão já a fazer encomendas da mais recente arma contra a covid-19: …

A Facebook vai implementar uma nova estratégia e o nome vai ser das primeiras coisas a mudar

As últimas semanas têm sido tumultuosas para a empresa de Mark Zuckerberg, que se viu confrontada com os testemunhos de antigos trabalhadores no Senado norte-americano. As notícias da última semana que resultaram do testemunho, no Senado …

Cadetes da Escola Naval investigados por alegados comportamentos abusivos

A Marinha está a investigar uma denúncia sobre alegados comportamentos abusivos entre cadetes da Escola Naval. "A Marinha informa que hoje, 19 de outubro, teve conhecimento de uma denúncia sobre alegados comportamentos abusivos praticados entre cadetes …

Índia. "Montanha de lixo" que garante sobrevivência de pobres será substituída por estação de tratamento

As "montanhas de lixo" das cidades da Índia em breve serão substituídas por estações de tratamento de detritos. A maior de todas — equivalente a um prédio de 18 andares — garante a sobrevivência de …

Candidatura de Nuno Melo acusa direção de não facultar cadernos eleitorais e de sanear senadores

A candidatura de Nuno Melo à liderança do CDS-PP acusou, esta quarta-feira, os opositores de não facultarem os cadernos eleitorais nem possibilitarem a fiscalização da eleição de delegados ao congresso, apontando também a substituição de …

Bolsonaro acusado de nove crimes pela comissão de inquérito sobre gestão da pandemia

O relatório apresentado, esta quarta-feira, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado brasileiro pede o indiciamento do Presidente por nove crimes durante a pandemia de covid-19. No texto, com mais de 1200 páginas, pede-se que …