Nicolás Maduro alarga Carnaval e anuncia bónus

jeso.carneiro / Flickr

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

No meio do caos político, o Presidente venezuelano decidiu alargar as celebrações de Carnaval deste ano, concedendo mais dois feriados à população. Além disso, o Governo vai atribuir um prémio extraordinário aos cidadãos, mas só aos portadores do polémico cartão da pátria.

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, antecipou o início do Carnaval para 28 de fevereiro e anunciou o pagamento de um bónus económico carnavalesco. “Declaro dias de feriado nacional e Carnaval a quinta-feira, 28 de fevereiro, e a sexta-feira, 1 de março, para prolongar esta festa cultural“, disse Nicolás Maduro.

O Presidente da Venezuela falava no Complexo Agroindustrial Ezequiel Zamora, em Yare, Los Valles del Tuy (a sul de Caracas, a capital do país), durante uma iniciativa sobre “trabalho produtivo”, transmitido em simultâneo e de forma obrigatória através das rádios e televisões do país.

Na Venezuela, o Carnaval é uma das celebrações mais importantes, com profundas raízes na cultura do país. Segundo o Público, tradicionalmente é comemorado a partir do sábado antes da quarta-feira de Cinzas, que este ano se comemora no dia 6 de Março. Nessa semana, a segunda e a terça-feira são feriados, pelo que este ano os venezuelanos vão começar as comemorações mais cedo.

Nicolás Maduro anunciou ainda o pagamento de um bónus económico aos venezuelanos titulares do cartão da pátria, promovido pelo Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV, o partido do Governo). “O bónus do cartão da pátria deve ser pago em 27 de fevereiro, em celebração da festa de Carnaval e da cultura venezuelana”, acrescentou.

O cartão da pátria foi criado no início de 2017 para melhorar a distribuição de alimentos à população através das comissões de abastecimento e produção (CLAP).

ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Estás por pouco Maduro, é uma questão de tempo. Já não te adianta lançar charme em toda a tua volta, já ninguem te acha piada nem que faças piruetas o dia todo. O teu discurso já é um discurso gasto e nada convicente, estás acabado por mais que esperneies e insultes tudo e todos à tua volta. Leva contigo as manas Mortágua que o pai delas ainda pode dar uma ajuda à tua causa, como fez em tempos idos. Podes levar a Marisa Matias, a Margarida Martins e o Robles também teus indeléveis defensores. Dar-te-ão jeito quando naufragares.

  2. «Carnaval é uma das celebrações mais importantes» em Venezuela? lá não tem carnaval, eu nasci na Venezuela, o Maduro é um assassino louco e não vive neste mundo tal como o PCP

  3. Segundo o maduro, o “carnaval” que já dura há muito tempo ainda vai ser alargado…! Com bónus. Os bónus devem ser pernis de porco para os amigos e afilhados!

  4. Fronteiras fechadas à ajuda internacional para quem vai morrendo à fome e agora Carnaval para distrair essa mesma fome, quem não apoia um fascista assim?

RESPONDER

Não foram meteoros. Uma forte atividade vulcânica arrefeceu a Terra há 13 mil anos

Porque é que a Terra arrefeceu repentinamente há 13 mil anos? Sedimentos antigos encontrados numa caverna no Texas, nos Estados Unidos, parecem ter resolvido este grande mistério. Alguns cientistas acreditam que o fenómeno que arrefeceu repentinamente …

Novo método prevê erupções solares com algumas horas de antecedência

Um novo método capaz de prever explosões solares poderia ajudar a Humanidade a preparar-se contra possíveis desastres causados por este fenómeno explosivo da nossa estrela. As erupções solares são explosões que ocorrem na superfície do Sol …

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …