Ex-presidente da Câmara da Covilhã começa a ser julgado por peculato

(dr) CM Covilhã

Câmara Municipal da Covilhã

O antigo presidente da Câmara da Covilhã e também ex-vice-presidente do partido Aliança começa, esta terça-feira, a ser julgado em Castelo Branco, acusado de peculato e prevaricação.

A SIC noticiou no fim-de-semana de 16 e 17 de fevereiro que o antigo presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Carlos Pinto, tinha sido acusado pelo Departamento de Investigação e Ação Penal de Coimbra e que em causa estava a alegada construção ilegal de uma casa, bem como o pagamento de pareceres jurídicos com dinheiro do município.

A 20 de fevereiro, o também ex-vice-presidente do partido Aliança colocou o lugar à disposição do novo partido liderado por Santana Lopes, depois de ter sido conhecida esta acusação. O julgamento teve início as 09h15 desta terça-feira, no Tribunal Judicial da Comarca de Castelo Branco.

A Aliança indicou, naquela altura, que Carlos Pinto “colocou à disposição as funções que exerce”, numa carta dirigida ao presidente do partido. “A Comissão Executiva, reunida esta tarde, entendeu que a solução mais adequada é a suspensão das referidas funções até ao cabal esclarecimento da situação pelas entidades competentes”, lia-se na nota então divulgada.

Carlos Pinto foi eleito vice-presidente da Aliança no congresso fundador do partido, que decorreu em 9 e 10 de fevereiro, em Évora, tendo exercido funções durante apenas 10 dias.

Em julho de 2017, Carlos Pinto tinha sido condenado a três anos com pena suspensa por prevaricação.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.