Carlos Moedas “tem uma costela liberal”. IL pondera apoio ao candidato à câmara de Lisboa

António Cotrim / Lusa

João Cotrim de Figueiredo, Iniciativa Liberal

O líder da Iniciativa Liberal (IL), João Cotrim de Figueiredo, disse que Carlos Moedas, candidato à câmara de Lisboa apoiado pelo PSD, tem um “perfil liberal”, mas que o partido precisa de perceber projeto do político para a capital.

Ao Expresso, Cotrim de Figueiredo avançou que está prevista uma reunião entre ambos na próxima semana, com vista a uma eventual coligação pré-eleitoral. Para tal, o programa de do candidato deverá assumir uma “linha liberal” – desde a habitação, aos transportes ou às taxas municipais. “Não basta ser liberal nas convicções”, declarou o líder da IL.

“Tenho a melhor opinião dele a nível pessoal e profissional. Já nos conhecemos há largos anos, mas o mais importante aqui será esclarecer o seu posicionamento político. Carlos Moedas tem uma costela liberal. Falta saber se pretende incluí-la no projeto autárquico para Lisboa”, afirmou Cotrim de Figueiredo.

O líder da IL sublinhou que o partido vai apostar em candidatos próprios nas eleições locais, admitindo exceções em Lisboa, devido ao perfil de Carlos Moedas.

Essa mesma posição foi defendida em entrevista ao Diário de Notícias e TSF, no domingo. Em “situações em que houver gestão autárquica já longa de forças” consideradas “iliberais, socialistas ou comunistas, e em que haja uma boa hipótese de acabar com essa gestão, a bem dos municípios”, a IL poderia alinhar em alianças nas autárquicas, declarou então.

“Para a semana, teremos oportunidade de perceber de facto qual será o projeto de Carlos Moedas para Lisboa. Os nossos critérios são acima de tudo a defesa dos valores e das ideias liberais, que não passa pelo exercício de poder a todo o custo”, concluiu ao Expresso.

Taísa Pagno //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.