Vem das Secretas e foi adjunto de Passos Coelho. Carlos Lopes Pires é o novo Secretário de Estado da Defesa

1

António Cotrim / Lusa

O Presidente da República aceitou a proposta do primeiro-ministro de nomeação de Carlos Lopes Pires como novo secretário de Estado da Defesa, a quem dará posse na quinta-feira, divulgou hoje a Presidência da República.

Carlos Lopes Pires vai substituir neste cargo a Marco Capitão Ferreira, que se demitiu do Governo a 7 de julho, dia em que foi constituído arguido no âmbito do processo “Tempestade Perfeita”.

“O Presidente da República aceitou a proposta do primeiro-ministro de nomeação de Carlos Alberto Raheb Lopes Pires como novo Secretário de Estado da Defesa Nacional do XXIII Governo Constitucional. A posse está prevista para quinta-feira, 20/7, pelas 19h00 no Palácio de Belém”, lê-se na nota divulgada pela Presidência da República.

Nascido em 1973, em Beirute, no Líbano, Carlos Lopes Pires é licenciado em Relações Internacionais pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, tendo depois tirado mestrado em Estudos Europeus pela London School of Economics. Começou a trabalhar como diplomata em 1997 e estava atualmente a dirigir o Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED).

No setor da Defesa, foi Conselheiro de Defesa na DELNATO, e tem medalha a Defesa Nacional de 2.ª Classe e recebeu um louvor do ministro da Defesa Nuno Severiano Teixeira.

Esta não será a sua primeira passagem por um Governo. Já foi adjunto do ministro dos Negócios Estrangeiros Luís Amado, no segundo Governo de José Sócrates e foi também adjunto de Pedro Passos Coelho entre 2011 e 2013. Foi ainda chefe de gabinete do secretário de Estado adjunto e dos Assuntos Europeus (de Fevereiro a Julho de 2013) e do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros (de Julho de 2013 a Agosto de 2014) durante o mesmo Governo do PSD.

ZAP // Lusa

1 Comment

  1. Com esta nomeação confirma-se que o PS esgotou os seus quadros. Já não teve ninguém para substituir o Calamba. Não é para admirar, treze num ano!…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.