Carlos Gomes da Silva renuncia à presidência da Galp

(dr) GALP

Carlos Gomes da Silva, CEO da Galp

Carlos Gomes da Silva apresentou a renúncia ao cargo de presidente da Comissão Executiva da Galp, tendo sido substituído por Andy Brown, um gestor que fez carreira na Shell, segundo um comunicado enviado ao mercado.

Na mesma nota, publicada pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Galp informou que Carlos Gomes da Silva “apresentou hoje a sua renúncia aos cargos de vice-presidente do Conselho de Administração e presidente da Comissão Executiva” do grupo, bem como “aos demais cargos de administração exercidos pelo mesmo em sociedades ou entidades participadas” pela empresa.

“A intenção de apresentação da referida renúncia foi oportunamente consensualizada” entre Carlos Gomes da Silva e a presidente do Conselho de Administração da Galp, Paula Amorim, “assegurando as condições para uma transição estruturada e com plena normalidade de funcionamento dos órgãos de governo” do grupo, de acordo com o comunicado.

A empresa recorda que Carlos Gomes da Silva assumiu estes cargos em abril de 2015, tendo integrado a Comissão Executiva desde 2007 e desempenhado diversas funções enquanto “administrador executivo, nomeadamente nas áreas de distribuição, ‘trading’, comercialização e marketing de produtos petrolíferos, gás natural e eletricidade”, entre outras áreas.

“Desempenhou, assim, um papel transversal na história mais recente da sociedade”, disse a Galp, “tendo, nessa qualidade, contribuído relevantemente para os resultados” que foram alcançados.

A Galp anunciou ainda que, para desempenhar as funções até aqui exercidas por Carlos Gomes da Silva, o Conselho de Administração “deliberou dever ser cooptado o senhor Andy Brown, devendo essa cooptação tornar-se efetiva no dia 19 de fevereiro de 2021, sendo subsequentemente submetida a ratificação pelos acionistas em próxima assembleia geral”, segundo o comunicado.

Até essa data, Carlos Gomes da Silva mantém-se em funções.

O novo presidente executivo da Galp tem “mais de 35 anos de experiência no setor da energia”, adiantou o grupo, tendo ocupado “várias funções de gestão na Royal Dutch Shell”, onde foi membro da Comissão Executiva. Depois da sua saída da multinacional, em 2019, foi vice-presidente da SBM, consultor sénior na Mckinsey, consultor na JMJ e na ZeroAvia, “uma empresa ‘start-up’ de hidrogénio /células de combustível para aviação”, de acordo com o comunicado da Galp.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Há 11 anos que não se consumia tanta eletricidade num só dia. A culpa é do frio

O país está a bater recordes de energia, tanto em termos de pico como de consumo diário. A culpa é da vaga de frio que assolou Portugal neste Inverno. O consumo de eletricidade bateu, na quarta-feira, …

Dymka, a gata que perdeu as patas e recebeu próteses de titânio impressas em 3D

Dymka, uma gata russa, ganhou um novo estímulo na sua vida depois de um grupo de veterinários realizar uma cirurgia para substituir as suas patas por próteses feitas de titânio impressas em 3D. A universidade revelou …

Hélder Amaral: "O meu partido de sempre está a morrer"

Em declarações ao semanário Expresso, o antigo deputado do CDS-PP, Hélder Amaral, diz-se desiludido com o seu partido. O ex-deputado centrista Hélder Amaral, que foi também presidente da distrital de Viseu, não está feliz com o …

EDP antecipa pagamento a mais de mil fornecedores em Portugal e Espanha

A EDP vai antecipar o pagamento a mais de mil fornecedores, uma iniciativa que, à semelhança do que já aconteceu no último ano, irá manter-se para todos os pagamentos a fornecedores ao longo do primeiro …

Há centenas de pessoas em busca de tesouros que não existem na Índia (e a culpa é de um boato)

Moradores de pelo menos três vilas no distrito de Rajgarh, no estado indiano de Madhya Pradesh (MP), passaram a última semana à procura de um tesouro antigo que provavemente não existe. Centenas de aldeões estão a …

João Ferreira diz que Marcelo deixou jovens em situação de "vulnerabilidade" (e elogia lay-off a 100%)

João Ferreira criticou este sábado o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa por deixar os jovens em situação de "vulnerabilidade". O candidato presidencial João Ferreira afirmou, este sábado, que o Presidente da República, Marcelo …

Marisa Matias critica que apenas 1% do orçamentado seja gasto com cuidadores informais

Marisa Matias, candidata presidencial apoiada pelo Bloco de Esquerda, criticou este sábado que apenas tenha sido executado 1% da verba prevista no Orçamento do Estado para 2020 para os projetos-piloto dos cuidadores informais. Os atrasos e …

Ana Gomes considera "elucidativo" que Sócrates a ataque e elogie Marcelo

Ana Gomes, candidata às eleições presidenciais, considerou “elucidativo” que o antigo primeiro-ministro José Sócrates a tenha atacado e elogiado Marcelo Rebelo de Sousa. Questionada pelos jornalistas sobre o artigo de José Sócrates divulgado na sexta-feira, em …

Só pela profissão, professores "não são grupo de risco"

Graça Freitas reconheceu a importância dos professores "para o funcionamento do país", mas rejeitou considerá-los um grupo de risco esta sexta-feira. Os professores não são considerados um grupo de risco que deva ser integrado entre as …

João Leão infetado com covid-19

João Leão, ministro das Finanças, testou positivo à covid-19. O governante encontra-se assintomático e em confinamento domiciliário. O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, testou positivo à covid-19. A informação foi adiantada este sábado …