/

Operações suspeitas: Carlos Brandão demitido do Novo Banco após queixa à PGR

1

TIago Petinga / Lusa

Cralos Brandão, administrador do Novo Banco

Administrador demitido por justa causa por “operações financeiras suspeitas realizadas na sua esfera pessoal”. Novo Banco apresentou denúncia à PGR e garantiu que caso não envolve “de forma alguma” a instituição.

O Conselho de Supervisão do Novo Banco aprovou esta terça-feira a destituição com justa causa de Carlos Brandão do cargo de membro do Conselho de Administração e responsável de Riscos, com efeitos imediatos, após operações financeiras suspeitas, segundo informação ao mercado.

“Esta decisão foi tomada no seguimento da identificação, através de processos internos do Banco, de operações financeiras suspeitas realizadas na sua esfera pessoal, as quais deram origem a uma denúncia às autoridades”, lê-se na nota enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O Novo Banco detalhou que as operações em causa não estão relacionadas nem envolvem, “de forma alguma”, a instituição e, por isso, “não têm qualquer impacto nos clientes, em contas ou operações de clientes, na posição financeira ou na atividade do Banco, nas suas operações comerciais, no sistema de gestão de riscos nem nos seus colaboradores”.

Após a deteção das operações suspeitas, explica a instituição liderada por Mark Bourke, o “banco iniciou uma investigação interna e apresentou uma denúncia junto do Ministério Público, o que levou ao início de uma investigação que está agora em curso”. 

Com o afastamento do ex-diretor do Santander, as áreas tuteladas pelo administrador com a área de risco vão ser asseguradas pelo CEO do banco, Mark Bourke, avança o Negócios.

Segundo relatório e contas de 2023 do Novobanco, citado pelo ECO, Carlos Brandão recebeu em setembro de 2023 de forma antecipada 75 mil euros de Prémio de Desempenho de 2023, ano em que tinha um salário de 320 mil euros brutos, acrescido de 72,5 mil euros de remuneração variável de 2022 — um total de 392,5 mil euros.

ZAP // Lusa

Siga o ZAP no Whatsapp

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.