Carlos Alexandre insiste em ouvir Mexia e Manso Neto no caso EDP

José Sena Goulão / Lusa

O juiz Carlos Alexandre

O presidente executivo da EDP deverá ser confrontado com novos factos, nomeadamente a nomeação de Artur Trindade e do seu pai, bem como a sua relação com Manuel Pinho.

De acordo com o jornal Correio da Manhã, esta terça-feira, o presidente executivo da EDP, António Mexia, deverá mesmo ser ouvido pelo juiz Carlos Alexandre, no Tribunal Central de Instrução Criminal, em Lisboa, no âmbito do caso EDP.

O juiz enviou, esta segunda-feira, a sua justificação para o Tribunal da Relação sobre a necessidade e urgência da realização dos interrogatórios aos arguidos, escreve o jornal.

O diário refere que o presidente da EDP deverá ser confrontado com novos factos, entre os quais a nomeação do ex-secretário de Estado da Energia, Artur Trindade, para o OMIP e OMIClear, assim como a contratação do pai deste para consultor da elétrica.

Mexia terá ainda de explicar a sua relação com o ex-ministro da Economia, Manuel Pinho, e como foi feita a negociação dos Custos de Manutenção do Equilíbrio Contratual (CMEC).

Na semana passada, a defesa de António Mexia e João Manso Neto, presidente executivo da EDP Renováveis, também arguido, apresentou um incidente de recusa do juiz Carlos Alexandre como titular da instrução criminal do caso EDP, acusando-o de parcialidade.

Segundo o CM, o incidente de recusa de juiz foi contestado pelo Ministério Público, que recordou que já outro juiz que teve o mesmo processo, neste caso Ivo Rosa, sofreu um mesmo incidente, mas as diligências não pararam por causa disso.

Carlos Alexandre irá decidir as medidas de coação dos dois administradores da EDP, que podem ir desde o depósito de uma caução junto dos autos à suspensão das funções.

Se o interrogatório vier mesmo a realizar-se, esta será a primeira vez que Mexia e Manso Neto vão ser questionados pela justiça desde que foram constituídos arguidos, em junho de 2017.

No caso de João Conceição, administrador da REN, a sua defesa não subscreveu nenhum incidente de recusa de juiz, pelo que o arguido está disposto a falar ainda esta quinta-feira, acrescenta o CM.

Mexia e Manso Neto são suspeitos de corrupção ativa, corrupção passiva e participação económica em negócio. Já João Conceição é arguido no crime de corrupção passiva para ato ilícito.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. FORÇA CARLOS ALEXANDRE!
    Começa a a “limpeza” dos crimes de colarinho branco, para que outros juízes, igualmente incorruptíveis e cumpridores das suas funções, tenham a coragem de seguir o teu EXEMPLO.

  2. O circo vai continuar, para que ouvir o António Mexia se esse pertence á casta dos para arquivar, perguntar não ofende como está a investigação ao Marco António Costa, Filipe Meneses etc.etc.etc? Ou já foi arquivado ou também roubaram as provas como foi dos submarinos que roubaram as provas de uma viatura, confio tanto na justiça portuguesa como numa matilha de lobos a guardarem uma capoeira.

RESPONDER

Os golfinhos aprendem a utilizar ferramentas com os amigos

Os golfinhos aprendem a utilizar ferramentas não só com as suas progenitoras mas também com os seus pares, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Leeds, no Reino Unido. De acordo …

Entre uma "história de recusas" e uma “opção clara” pelos interesses do grande capital

A líder do BE disse hoje que a legislatura do Partido Socialista tem sido a “história das recusas” tanto sobre um acordo no final das eleições 2019, seja na recusa dum Orçamento Suplementar para lá …

Homem morre nos Estados Unidos depois de receber mais de 50 choques taser na sua detenção

Dos agentes da polícia da cidade de Wilson, no estado norte-americano do Oklahoma, foram nesta quarta-feira acusados de homicídio em segundo grau pela morte de um homem durante a sua detenção. De acordo com o …

TESS fornece novas ideias sobre um mundo ultra-quente

Medições do TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite) da NASA permitiram aos astrónomos melhorar bastante a sua compreensão do ambiente bizarro de KELT-9b, um dos planetas mais quentes conhecidos. "O factor de estranheza de KELT-9b é alto," …

Bill Gates elenca quatro pilares-chave para combater a pandemia

O co-fundador da Microsoft, Bill Gates, elencou quatro pilares que a sua fundação considera essenciais para combater a pandemia de covid-19, que já matou mais de 520 mil pessoas em todo o mundo. Segundo o norte-americano, …

Tesla já vale mais do que a Toyota, Disney e Coca-Cola

As ações da Tesla chegaram esta quarta-feira a um preço recorde de 1.120 dólares por ação, levando a empresa de Elon Musk a superar a cotação de mercado de grandes empresas como a Coca-Cola ou …

"Não é solução para o país". Costa rejeita Bloco Central e uma esquerda "só para os salários"

O secretário-geral socialista garantiu hoje que vai manter o rumo político e não haverá "Bloco Central" PS/PSD, frisando que recusa aceitar que a esquerda seja incapaz de se entender sobre uma visão comum para o …

RTP contestada por incluir "Baile dos Pretos" na corrida às 7 Maravilhas da Cultura Popular

Um grupo de deputados do PS pede explicações à ministra da Cultura e contesta a RTP por causa de uma das candidaturas finalistas ao programa "Sete Maravilhas da Cultura Popular" que vai começar a ser …

Vieira tramado por "cunha" de Rangel. Juiz pagava 19 mil euros por almoço e fugia a multas com documentos de migrantes

A magistrada Maria José Morgado está a ultimar a acusação da "Operação Lex" e, nesta altura, é quase certo que levará a julgamento o juiz Rui Rangel e Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, além …

"Apagão" de dados. DGS não está a revelar todos os infectados com covid-19

Há casos de infectados com covid-19 que não surgem contabilizados nos boletins diários divulgados pela Direcção Geral de Saúde (DGS). A denúncia é feita por profissionais no terreno que põem em causa a verdadeira dimensão da …