Capturado o maior traficante de droga do mundo

El chino antrax / wikimedia

EL Chapo, o maior traficante de droga do mundo

EL Chapo, o maior traficante de droga do mundo

O maior traficante de droga do mundo, o mexicano Joaquin Guzman, mais conhecido por “El Chapo”, foi capturado, este sábado, num hotel da cidade mexicana de Mazatlán.

Joaquín Archivaldo Guzmán Loera, ou “El Chapo“, nascido em Badiraguato, no México, em 1954, é o líder do cartel de Sinaloa, ou “Alianza de Sangre”.

El Chapo é considerado o maior traficante de droga do Mundo. Exportava cocaína, marijuana, heroína e metanfetaminas para os EUA, Europa e Ásia.

El Chapo evadiu-se da prisão de alta segurança de Jalisco, no México, em 2001. Em 2013 chegou a ser dado como morto.

Este sábado, dezenas de militares e agentes das forças especiais tomaram de assalto o hotel-condomínio de Mazatlán, um resort no México famoso pelo seu marisco, pelo surf e por ser paragem habitual de famosos traficantes de droga.

Após mais de uma dezena de tentativas frustadas de captura, desta vez El Chapo encontrava-se efectivamente no local e não conseguiu iludir as forças de intervenção, tendo sido capturado, algemado e levado de helicóptero para uma prisão de alta segurança no México.

DR LA Times

-

A operação decorreu sem que um só tiro tivesse chegado a ser disparado.

El Chapo foi considerado o segundo criminoso mais procurado do mundo. Depois da morte de Osama bin Laden, ‘El Chapo’ tornou-se o mais procurado do Mundo.

Os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de até 5 milhões de dólares (3.6 milhões de euros) por informações que conduzissem à sua captura.

Desde a sua evasão, El Chapo tornou-se um mito, principalmente pelo estilo de vida exuberante, que não o impediu de escapar durante 13 anos a sucessivas tentativas de captura.

Normalmente cercado por um pequeno exército de 300 homens, reinou sobre um império bilionário que forneceu grande parte das drogas ilegais que entraram nos Estados Unidos na última década.

Segundo a revista Forbes, é o 701° homem mais rico do mundo, com uma fortuna estimada em mais de mil milhões de dólares.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. quem sera o proximo chapo ou escobar ? muitos sistemas financeiros e governos estao mais viciados nesse dinheiro,que os toxicodependentes nas substancias narcoticas,nesta altura ja estao a preparar alguem para ocupar o lugar, existe um verdadeiro ecosistema paralelo que se alimenta desta desgraça,clinicas de reabilitaçao ( para os ricos )associaçoes ,fundaçoes, igrejas,medicos ,psicologos,terapeutas,cats,observatorios da toxicodepencia,politicos,emprezas particulares,seguradoras,etc etc ,ou seja se acabasem com essa desgraça de repente ,teriam milhares de pessoas no desemprego! por isso nao acaba! as coisas serao assim dificies como nos pintam ?!em qualquer cidade basta olhar para os arrumadores de carros,que quando juntam dinheiro suficiente,vao quase a correr ter com o traficante ,para mais uma dose,sera assim tao dificil chegar a eles ?ou exite a politica de arrancar a planta,mas deixar sempre para tras muitas sementes !!!

RESPONDER

Homicídios disparam na maioria das cidades norte-americanas durante a pandemia

O número de homicídios cometidos em solo norte-americano disparou na maioria das cidades do país na primeira metade de 2020, comparativamente com o mesmo período do ano passado, revela uma investigação do New York Times. …

Investigadores desenvolvem robô-cientista (e já descobriu um novo catalisador)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Liverpool, no Reino Unido, construiu um robô-cientista móvel inteligente, que realiza experiências sem ajuda humana. O novo robô-cientista toma decisões sozinho e já descobriu um novo catalisador. Segundo a …

Sérgio Figueiredo deixa direção de informação da TVI

Sérgio Figueiredo saiu do cargo de diretor de informação da TVI, anuncia a estação de televisão em comunicado enviado às redações. A cessação de funções é efetiva a partir desta sexta (10) e põe fim a …

Dinamarca lança "passaporte covid-19"

O Governo da Dinamarca lançou o "passaporte covid-19", um documento que atesta que o portador do mesmo não teve um resultado positivo ao novo coronavírus recentemente. Deverá ser utilizado em viagens internas ou externas. De …

Mais oito mortes e 342 novos casos. Mais 305 pessoas dadas como recuperadas

Portugal regista este sábado mais oito mortes por covid-19 e mais 342 casos confirmados em relação a sexta-feira, segundo dados da Direção-Geral de Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico diário da DGS, há 46.221 casos …

Ainda há esperança para os gorilas mais raros do mundo. Foram fotografados com crias

Os gorilas do rio Cross, os mais raros do mundo, foram fotografados na Nigéria com algumas crias, aumentando a esperança para esta espécie de primatas. A fotografias foram divulgadas por uma organização não-governamental nigeriana, a …

"Já sofreu muito". Trump comuta pena de prisão do seu amigo e antigo conselheiro Roger Stone

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comutou a pena de prisão do seu amigo e antigo conselheiro Roger Stone, que foi condenado em fevereiro a 40 meses de prisão, anunciou sexta-feira a Casa Branca. Roger …

Armas, droga, sucata e prostituição financiam neonazis portugueses (mas lucros não vão todos para a causa)

Os grupos neonazis portugueses são "bastante desorganizados" e financiam-se com dinheiro obtido em negócios ilícitos, como o tráfico de armas, de droga e de mulheres para prostituição e a sucata. Mas os ganhos obtidos não …

"Nem de perto nem de longe". DGS não recomenda reabertura de parques infantis

A reabertura de parques infantis não é “nem de perto nem de longe” recomendada pela Direção-Geral de Saúde (DGS), disse a diretora-geral que explicou que as crianças devem brincar no modelo de “bolhas familiares”. “Pela sua …

Pastor presbiteriano é o novo (e quarto) ministro da Educação de Bolsonaro

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, nomeou esta sexta-feira o professor e pastor presbiteriano Milton Ribeiro para ministro da Educação, sucedendo no cargo a Carlos Decotelli, que se demitiu antes de tomar posse. É o quarto ministro …