“Capitão Falcão” abre o IndieLisboa 2015

DR Individeos

David Chan e Gonçalo Waddington no filme "Capitão Falcão", de João Leitão

David Chan e Gonçalo Waddington no filme “Capitão Falcão”, de João Leitão

O filme português “Capitão Falcão”, de João Leitão, que parodia o regime do Estado Novo em Portugal, inaugurará a 23 de abril o IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema Independente.

A comédia, protagonizada por Gonçalo Waddington, no papel de um super-herói fascista, ao serviço de António de Oliveira Salazar, será exibido na semana de estreia nacional, em todo o país.

O 12º IndieLisboa decorrerá de 23 de abril a 3 de maio, encerrando com “Force Majeure“, de Ruben Ostlund, sobre uma semana de férias de uma família sueca nos Alpes suíços.

A programação deste ano do IndieLisboa será apresentada na terça-feira, em Lisboa, sendo já conhecidos alguns dos filmes a exibir na capital.

A realizadora francesa Mia Hansen-Love estará em Lisboa para apresentar o filme “Eden”, a 25 de abril, “uma ode à música electrónica e ao amor”, escreve a organização.

Com seis filmes como realizadora, Mia Hansen-Love é a artista homenageada na secção “Herói Independente” do festival, repartindo atenções na mesma programação com o norte-americano Whit Stillman, que também estará em Lisboa.

A direção do IndieLisboa destaca ainda a exibição de “Concerning Violence“, documentário de Goran Olsson, sobre movimentos de independência de vários países africanos, incluindo alguns dos que estiveram colonizados por Portugal. Narrado por Lauryn Hill, trata-se de um documentário “imperdível sobre a história do racismo e do colonialismo europeu no continente africano”, e será exibido a 29 de abril, seguido de debate, na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa.

Este ano o IndieLisboa fez alterações no esquema de programação.

Criou a secção “Silvestre“, fundindo as anteriores secções “Observatório”, “Cinema Emergente” e “Pulsar do Mundo”, dedicadas a jovens realizadores e a consagrados, e criou a secção “Boca do Inferno“, destinada a filmes mais desafiantes.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

As Forças Armadas sul-africanas não estavam preparadas para um inimigo invisível

A Força de Defesa Nacional da África do Sul não está preparada para combater uma pandemia silenciosa como a da covid-19. Este "inimigo invisível" veio trazer à tona as fragilidades do país. As Forças Armadas da …

Putin convoca referendo sobre alterações constitucionais para 1 de julho

A aprovação da reforma constitucional permitirá ao atual Presidente da Rússia, Vladimir Putin, cumprir mais dois mandatos suplementares a partir de 2024. Vladimir Putin anunciou a data de 1 de julho para o referendo nacional de …

Depois das máscaras e do gel, procura por acrílico dispara

À semelhança do que aconteceu com as máscaras de proteção e com o álcool-gel, a procura mundial por acrílico está a aumentar. Primeiro foram as máscaras e o desinfetante em gel, mas agora há um novo …

Real Madrid não volta ao Santiago Bernabéu até final da temporada

O Real Madrid vai disputar os restantes jogos da Liga espanhola de futebol na condição de visitado no estádio Alfredo di Stéfano, no centro de treinos merengue. Segundo a agência EFE, Florentino Pérez enviou uma carta …

Metade das empresas que aderiram ao teletrabalho tenciona mantê-lo

A pandemia veio mudar a forma como trabalhamos. Quase metade das empresas que aderiram ao teletrabalho tenciona manter a atividade, ou parte dela, em regime de trabalho remoto.  De acordo com um inquérito da CIP - …

"Muitos de vocês são fracos". Trump critica ação dos governadores durante protestos

O Presidente dos Estados Unidos ridicularizou alguns governadores estaduais por serem "fracos" e exigiu-lhes que tomem medidas duras contra os manifestantes, após mais uma noite de violência em diversas cidades. Donald Trump conversou com os governadores, …

O vírus "não desapareceu". DGS apela para responsabilidade dos adeptos de futebol

Graça Freitas apelou aos adeptos de futebol para que respeitem as regras da Direção-Geral da Saúde, sublinhando que não podem existir ajuntamentos junto aos estádios e concentrações de pessoas em cafés ou em outros locais. Durante …

PSD junta-se ao Bloco e PCP e pede apreciação parlamentar do decreto das PPP na Saúde

O PSD pediu a apreciação parlamentar do decreto-lei que regulamenta a criação de parcerias público-privadas (PPP) na Saúde. O maior partido da oposição junta-se assim ao Bloco de Esquerda e PCP, embora com motivos diferentes. Os sociais-democratas …

Reembolsos de IRS estão a ser "indevidamente retidos", denuncia Provedora de Justiça

Maria Lúcia Amaral escreveu ao secretário de Estado dos Assuntos Fiscais para pedir a correção de erros, lembrando que o reembolso é uma ajuda preciosa para muitas famílias, nomeadamente nesta altura. A Provedora de Justiça, Maria …

Rússia quer exportar antiviral que diz ser eficaz em 90% dos casos

O antiviral Afivavir mostrou ser eficaz no combate ao novo coronavírus em 90% dos casos, mas não estará à venda em farmácias. A Rússia planeia exportar para vários países do mundo um medicamento para a …