“Capitão Falcão” abre o IndieLisboa 2015

DR Individeos

David Chan e Gonçalo Waddington no filme "Capitão Falcão", de João Leitão

David Chan e Gonçalo Waddington no filme “Capitão Falcão”, de João Leitão

O filme português “Capitão Falcão”, de João Leitão, que parodia o regime do Estado Novo em Portugal, inaugurará a 23 de abril o IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema Independente.

A comédia, protagonizada por Gonçalo Waddington, no papel de um super-herói fascista, ao serviço de António de Oliveira Salazar, será exibido na semana de estreia nacional, em todo o país.

O 12º IndieLisboa decorrerá de 23 de abril a 3 de maio, encerrando com “Force Majeure“, de Ruben Ostlund, sobre uma semana de férias de uma família sueca nos Alpes suíços.

A programação deste ano do IndieLisboa será apresentada na terça-feira, em Lisboa, sendo já conhecidos alguns dos filmes a exibir na capital.

A realizadora francesa Mia Hansen-Love estará em Lisboa para apresentar o filme “Eden”, a 25 de abril, “uma ode à música electrónica e ao amor”, escreve a organização.

Com seis filmes como realizadora, Mia Hansen-Love é a artista homenageada na secção “Herói Independente” do festival, repartindo atenções na mesma programação com o norte-americano Whit Stillman, que também estará em Lisboa.

A direção do IndieLisboa destaca ainda a exibição de “Concerning Violence“, documentário de Goran Olsson, sobre movimentos de independência de vários países africanos, incluindo alguns dos que estiveram colonizados por Portugal. Narrado por Lauryn Hill, trata-se de um documentário “imperdível sobre a história do racismo e do colonialismo europeu no continente africano”, e será exibido a 29 de abril, seguido de debate, na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa.

Este ano o IndieLisboa fez alterações no esquema de programação.

Criou a secção “Silvestre“, fundindo as anteriores secções “Observatório”, “Cinema Emergente” e “Pulsar do Mundo”, dedicadas a jovens realizadores e a consagrados, e criou a secção “Boca do Inferno“, destinada a filmes mais desafiantes.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.