“Caos total” no fim do Porto-Sporting (e até Varandas e Baía andaram às turras)

5

Estela Silva / Lusa

FC Porto - Sporting

Confusão no finasl do FC Porto-Sporting (2-2) de 11 de Fevereiro de 2022.

FC Porto e Sporting empataram a 2-2, na jornada 22 do campeonato, no Estádio do Dragão, mas o jogo ficou marcado por confrontos após o apito final. Agressões, empurrões e insultos que levaram a 4 cartões vermelhos e até dirigentes dos dois clubes quase chegaram a vias de facto.

“Caos total em Portugal”. É assim que as cenas lamentáveis que ocorreram no clássico FC Porto-Sporting ecoam lá fora, com o jornal espanhol Marca a salientar que o jogo terminou com uma “monumental batalha e quatro expulsões”.

Outros jornais dão eco à “luta” entre jogadores das duas equipas depois de um jogo que foi “quentinho”, com vários casos e polémicas de arbitragem.

Após o apito final do árbitro João Pinheiro, os jogadores das duas equipas envolveram-se em empurrões e quatro acabaram expulsos, dois de cada equipa – os dragões Marchesín e Pepe e os leões Tabata e Palhinha.

Os treinadores das duas equipas, Sérgio Conceição e Rúben Amorim, acabaram por ser dos mais calmos no meio da confusão, despedindo-se mesmo com um abraço.

Varandas atirou-se a Pinto da Costa

No fim do jogo, o presidente do Sporting, Frederico Varandas, fez questão de ir à sala de imprensa do Estádio do Dragão para criticar o FC Porto e, em especial, Pinto da Costa.

“O que vimos foi do pior que o futebol português tem. Ficaram bem demonstrados os 40 anos de Pinto de Costa como presidente“, salientou Varandas.

O líder dos leões também sublinhou que, no final do jogo, “elementos da organização do evento com coletes azuis, invadiram o campo e agrediram jogadores” do Sporting.

“Todos assobiam para o lado depois de mais um espectáculo decadente de um país que quer ser da União Europeia e de primeiro mundo”, notou ainda, apelando aos “oficiais da GNR” que “relatem tudo o que viram”.

Varandas fez, assim, as vezes de Ruben Amorim após o fim do clássico, uma vez que o treinador do Sporting só falou na flash-interview depois do jogo, não comparecendo na habitual conferência de imprensa.

Baía foi pedir explicações a Varandas

As declarações de Varandas não caíram bem no seio do FC Porto e Vítor Baía, vice-presidente do clube, terá pedido satisfações ao líder do Sporting na zona do parque de acesso ao autocarro do clube de Alvalade.

Baía e Varandas terão trocado palavras acesas e a polícia terá mesmo sido obrigada a intervir, segundo revela o jornal A Bola.

A situação é ilustrada num vídeo partilhado nas redes sociais, onde é possível confirmar a confusão, com vários funcionários e até jogadores a tentarem acalmar os ânimos entre Varandas e Baía.

Conceição pediu “respeito” por Pinto da Costa

Na sala de imprensa, Sérgio Conceição também mostrou o seu desagrado por causa das palavras de Varandas.

O treinador do FC Porto começou por assumir que “as cenas no final são lamentáveis, vergonhosas”. “Mas mais lamentável ainda foi o que assisti aqui nesta conferência, antes da minha vinda aqui”, salientou, referindo-se às palavras do presidente do Sporting.

Há que respeitar o FC Porto, há que respeitar um presidente que tem 40 anos de liderança, que ganhou não só em Portugal como na Europa, é o presidente mais titulado do mundo e a pessoa, além do dirigente, merece respeito”, defendeu Sérgio Conceição.

O técnico ainda notou que acredita que Pinto da Costa é “o melhor dirigente do mundo”, realçando que, mesmo noutros países, dão “valor” ao presidente do FC Porto.

Sérgio Conceição também negou que tenha havido qualquer confronto entre si e Hugo Viana, dirigente do Sporting, no túnel de acesso aos balneários, como chegou a noticiar a CNN Portugal.

“Eu estava a separar os meus jogadores e o Hugo a separar os dele. Sabia que no meio desta confusão há sempre expulsões e não valia a pena”, explicou Sérgio Conceição.

“Havia muita confusão e muita gente, não é bonito para ninguém. Eu estava [a sanar os ânimos] como estavam algumas pessoas do Sporting e FC Porto… Vi o Hugo Viana a tentar arrefecer os ânimos. Sei que nestas situações há sempre probabilidade de expulsões”, concluiu.

Entretanto, nas redes sociais do FC Porto, continuam os ataques a Varandas, nomeadamente com a farpa de que “Pinto da Costa está quase a fazer 40 anos de presidente e sem nunca precisar de se aproveitar de uma invasão de um centro de treinos“.

ZAP // Lusa

5 Comments

  1. Infelizmente, como portista, revejo-me a cem por cento nas palavras de Ruben Amorim. Falou do jogo, sem ir buscar a expulsão do Coates para se justificar (e tinha razão para fazê-lo), admitiu sem problemas que o Sporting também teve culpa no que se passou.
    E principalmente, disse uma frase que eu espero que seja ouvida: que se observe com atenção as imagens disponíveis, e castigue-se toda a agente que deve ser castigada. E eu concordo, doa a quem doer, e irá doer mais ao FCP de certeza, mas o que se passou foi mau demais, e deve ser punido exemplarmente, para garantir que nunca mais se repete.
    E depois vem o Varandas manchar tudo isto, com declarações tão vergonhosas como o que se passou no final do jogo. Mas relativamente ao Varandas, só tenho uma questão:
    Ele chamou bandido ao Pinto da Costa, foi posto em tribunal, e nunca mais saiu nenhuma decisão?
    O André Ventura chamou bandidos às pessoas que estavam na foto com o PR, e foi condenado em três meses. Porque demora tanto tempo este processo?

  2. Segundo a doutrina da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, a atividade de desporto tem a ver com “Arte e Humanidade” de cada pessoa. Todas as atividades humanas relacionada com práticas de “artes marciais”, Desporto físico, treino “de tiro desportivo ou militar”, jogos com Bola, à pintura, à música, à dança, representam a área das Artes e Humanidades. Por exemplo, na indústria do futebol profissional a figura do “Treinador” é um elemento crítico de sucesso da equipa. O Treinador profissional de futebol, mais do que treinar e selecionar a equipa, é um professor, é um psicólogo, é um estratégia e é um educador/disciplinados. Por exemplo, o Benfica na Liga dos Campeões Europeus para aumentar as possibilidades de sucesso tem que mudar de treinador. O Treinador do Benfica Veríssimo não tem capacidades, conhecimento e habilidades para ultrapassar o Ajax. Então o Treinador é fundamental ou não para uma Equipa de Sucesso?

  3. Ainda há pouco tempo o Sérgio Conceição afirmou que o Porto tem que ser campeão, este jogo parece ter ido ao encontro das suas afirmações, estas últimas décadas têm de facto trazido algo de estranho ao vermos apenas dois clubes a repartir o bolo entre ambos, muitos casos têm vindo a público, passam pelos tribunais, mas parece tudo ficar sempre na mesma, por que será, alguém saberá a razão! Tal como na economia, e a continuarmos por este caminho, parece-me que o futebol por cá estará cada vez mais acomodado na cauda europeia.

    • Divertidos e patéticos os sportinguistas. Desde que me lembro, depois de João Rocha (1986), apenas um presidente do SCP afrontou Pinto da Costas: Dias da Cunha, foi corrido. Durante todo o resto do tempo SCP e FCP viveram em permanente aliança contra o inimigo comum, o SLB. Nessa aliança havia sempre dois vencedores, bastava que o SLB perdesse para o SCP também ganhar. . Daí que seja divertida a afirmação que o SCP foi excluído da alternância por “forças estranhas”, uma curiosa forma de se explicar a auto-exclusão, sportinguista..
      Surrealista é o facto de os sportinguistas ainda não terem percebido que esta comédia, o FCP, ao chegar-se ao SLB cilindrou,o SCP, fazendo do SCP um “grande” de trazer por casa. Curiosamente,foi sempre a minha opinião: a auto-exclusão sportinguista é principal r razão para a brutal emergência do FCP, nos últimos 40 anos.. Mais, o SCP nada fez para lutar contra a bipolarização pelo contrário, foi um auxiliar, ativo desse objectivo portista..
      Como benfiquista e desportista, não tenho clubes inimigos, só rivais, odeio hegemonias, razão porque sou um apaixonado pelo futebol inglês, onde não existem alianças de clubes com forças semelhantes. Uma aliança exige inteligência, reconhecimento da necessidade da mesma, e saber o momento de a deixar, de outra forma não passa de um encostar ao mais forte dos parceiros. Tem sido este o ganho do SCP, um escadote portista mais ou menos permanente.
      Nada me incomoda que o SCP entre na “guerra” dos títulos, muito pelo contrário, tenho a convicção que o haveria um significativa mudança na bizarria terceiro-mundista que é o futebol português, a começar pelo arrivismo dos dirigentes, Duvido, devo ser apenas só quem vê que o futebol nacional está em retrocesso, os clubes mais que empobrecidos, os grandes a recrutarem cada vez mais no mercado interno.
      Como benfiquista olho o que se passa no clube mais curioso que preocupado, o tempo do clube dos sócios , com veleidades de competir na Europa é uma utopia se consideráramos a atual estrutura financeira e organizativa, o clube terá que conseguir investidores externos, quer seja em parceria ou cedência de propriedade, precisa de meios financeiros e outros de origem externa. Textor foi lapidar, nenhum clube pode evoluir, manter e aumentar a capacidade competitiva tendo que vender os seus melhores jogadores para poder sobreviver.E sem fundos, próprios ou participados, resta a estagnação e o empobrecimento crescente.

    • Nada que me surpreenda: servi-me desta nota como pretexto para fazer uma abordagem diferente, racional, do estado futebol português. Nenhuma preocupação em encontrar “santos ou pecadores”, só o que entendo como as causas. Nada de surpreendente, não foi publicado, talvez por ser domingo, dia mais ou menos inútil.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.