Cantoras da maior banda do mundo atacadas com um serrote por um fã

Georges Seguin / Wikimedia

As AKB48 ao vivo em Paris na Japan Expo 2009

As AKB48 ao vivo em Paris na Japan Expo 2009

Duas cantoras do famoso grupo pop feminino japonês AKB48 foram feridas após serem atacadas por um fã com um serrote.

Rina Kawaei, de 19 anos, e Anna Iriyama, de 18 anos, encontravam-se este domingo com admiradores após um espetáculo na cidade de Takizawa, no norte do Japão, quando um homem surgiu do meio da multidão e golpeou-as com um serrote.

As cantoras sofreram cortes nas mãos e nas cabeças, informou o jornal japonês Kyodo News. Um funcionário do staff da banda também foi ferido numa mão.

A polícia prendeu o suspeito do ataque, identificado como Satoru Umeta, de 24 anos.

Em entrevista a jornalistas, o empresário das AKB48 afirmou que a cirurgia das duas cantoras foi um sucesso e acrescentou que deixariam o hospital já esta segunda-feira.

Um show da banda agendado para a noite desta segunda-feira, além de outros eventos com fãs, foram cancelados.

Georges Seguin / Wikimedia

Rena Matsui e Minami Minegishi, das AKB48, numa conferência de imprensa na Japan Expo 2009 em Paris

Rena Matsui e Minami Minegishi, das AKB48, numa conferência de imprensa na Japan Expo 2009 em Paris

A notícia do ataque foi manchete nos principais jornais japoneses.

A maior banda do Mundo

Fundada em 2005, a banda de j-pop AKB48 é extremamente popular no Japão e em outros países asiáticos.

AKB refere-se a Akihabara, o distrito tecnológico de Tóquio, onde o grupo nasceu. A banda faz shows praticamente todos os dias.

48 é o número original das integrantes do grupo, que já aumentou desde a sua fundação.

No site oficial do AKB48, o total de membros chega a 140 nomes, todas mulheres. Segundo o Guinness Book of Records, o grupo detém o recorde mundial de maior banda pop do mundo em número de membros.

Todos os anos, centenas de milhares de fãs escolhem novas integrantes para o grupo.

O evento, que reúne mais de 200 candidatas, ganha cobertura extensa da imprensa japonesa.

As regras da banda

Uma vez na banda, as cantoras são obrigadas a seguir regras rígidas impostas pela equipa de empresários. Por exemplo, não namorar.

O grupo ganhou notoriedade nos jornais de todo o mundo o ano passado quando Minami Minegishi, uma das cantoras originais da banda, foi apanhada em flagrante a passar a noite com o namorado, violando as regras da banda.

Minegishi rapou a cabeça e pediu desculpas aos fãs num vídeo publicado online, e suplicou que a deixassem ficar na banda.

O incidente abriu um debate no Japão sobre o direito dos seus ídolos pop a ter uma vida normal.

 

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

EUA ponderam bloquear o TikTok e outras redes sociais chinesas

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, admitiu esta semana que os Estados Unidos estudam a possibilidade de bloquear a rede social de vídeos TikTok, bem como outras plataformas do género chinesas. Em entrevista à emissora …

Salgado acusa Banco de Portugal de "deslealdade" e "desonestidade"

Na contestação à coima aplicada pelo supervisor por violação de normas de prevenção de branqueamento de capitais, a defesa de Ricardo Salgado acusou o Banco de Portugal de ter sido “desleal e desonesto” na forma …

No Reino Unido, só 22% das pessoas que testaram positivo relataram ter sintomas

Um novo estudo acaba de revelar que, no Reino Unido, apenas 22% dos casos positivos tinha sintomas da covid-19 no dia em que fizeram o teste. Um estudo do Office for National Statistics (ONS) britânico, divulgado …

Administração Trump notifica formalmente o Congresso sobre saída da OMS

O Governo norte-americano informou esta terça-feira o Congresso sobre a sua saída forma da Organização Mundial da Saúde (OMS). A Administração Trump já notificou formalmente o Congresso norte-americano de que os Estados Unidos vão sair da …

“Não vou ser infetado e propagar a covid-19”. Burundi anuncia triagem maciça da população

O Governo do Burundi começou esta segunda-feira uma campanha de triagem maciça da covid-19, decisão que demonstra uma alteração das políticas implementadas pelo novo Presidente do país no sentido de combater mais assertivamente a propagação …

Despedida de Centeno e estreia de Leão. Eurogrupo elege presidente na quinta-feira

A eleição para a presidência do Eurogrupo, na quinta-feira, será a última reunião presidida por Mário Centeno e a estreia europeia de João Leão como ministro das Finanças. A eleição para a presidência do Eurogrupo é …

Governo está a preparar um programa específico de apoio ao Algarve

O Algarve terá um programa específico de apoio, que já está a ser preparado pelo Governo, avançou o ministro da Economia esta terça-feira. O ministro da Economia disse, esta terça-feira, que o Governo está a preparar …

OMS admite transmissão pelo ar e pede que se evitem espaços fechados

Depois do alerta de 239 especialistas, a Organização Mundial de Saúde diz que há novas provas de que o novo coronavírus se transmite pelo ar. A Organização Mundial de Saúde (OMS) admitiu, esta terça-feira, haver novas …

Lufthansa vai cortar mil empregos administrativos (e reduzir novas aeronaves a metade)

Esta terça-feira, a Lufthansa anunciou novas medidas do seu plano de reestruturação que incluem uma redução de mil postos de trabalho nos serviços administrativos. A companhia aérea alemã Lufthansa anunciou, esta terça-feira, que irá reduzir o …

Bloco deixa recado ao PS: voto do Suplementar não estará garantido para o OE2021

Depois de o PCP ter rompido o espírito de acordos à esquerda, foi a vez de o Bloco de Esquerda deixar avisos para 2021. Em entrevista ao portal esquerda.net, divulgada esta terça-feira, Mariana Mortágua deixa claro …