Cantoras da maior banda do mundo atacadas com um serrote por um fã

Georges Seguin / Wikimedia

As AKB48 ao vivo em Paris na Japan Expo 2009

As AKB48 ao vivo em Paris na Japan Expo 2009

Duas cantoras do famoso grupo pop feminino japonês AKB48 foram feridas após serem atacadas por um fã com um serrote.

Rina Kawaei, de 19 anos, e Anna Iriyama, de 18 anos, encontravam-se este domingo com admiradores após um espetáculo na cidade de Takizawa, no norte do Japão, quando um homem surgiu do meio da multidão e golpeou-as com um serrote.

As cantoras sofreram cortes nas mãos e nas cabeças, informou o jornal japonês Kyodo News. Um funcionário do staff da banda também foi ferido numa mão.

A polícia prendeu o suspeito do ataque, identificado como Satoru Umeta, de 24 anos.

Em entrevista a jornalistas, o empresário das AKB48 afirmou que a cirurgia das duas cantoras foi um sucesso e acrescentou que deixariam o hospital já esta segunda-feira.

Um show da banda agendado para a noite desta segunda-feira, além de outros eventos com fãs, foram cancelados.

Georges Seguin / Wikimedia

Rena Matsui e Minami Minegishi, das AKB48, numa conferência de imprensa na Japan Expo 2009 em Paris

Rena Matsui e Minami Minegishi, das AKB48, numa conferência de imprensa na Japan Expo 2009 em Paris

A notícia do ataque foi manchete nos principais jornais japoneses.

A maior banda do Mundo

Fundada em 2005, a banda de j-pop AKB48 é extremamente popular no Japão e em outros países asiáticos.

AKB refere-se a Akihabara, o distrito tecnológico de Tóquio, onde o grupo nasceu. A banda faz shows praticamente todos os dias.

48 é o número original das integrantes do grupo, que já aumentou desde a sua fundação.

No site oficial do AKB48, o total de membros chega a 140 nomes, todas mulheres. Segundo o Guinness Book of Records, o grupo detém o recorde mundial de maior banda pop do mundo em número de membros.

Todos os anos, centenas de milhares de fãs escolhem novas integrantes para o grupo.

O evento, que reúne mais de 200 candidatas, ganha cobertura extensa da imprensa japonesa.

As regras da banda

Uma vez na banda, as cantoras são obrigadas a seguir regras rígidas impostas pela equipa de empresários. Por exemplo, não namorar.

O grupo ganhou notoriedade nos jornais de todo o mundo o ano passado quando Minami Minegishi, uma das cantoras originais da banda, foi apanhada em flagrante a passar a noite com o namorado, violando as regras da banda.

Minegishi rapou a cabeça e pediu desculpas aos fãs num vídeo publicado online, e suplicou que a deixassem ficar na banda.

O incidente abriu um debate no Japão sobre o direito dos seus ídolos pop a ter uma vida normal.

 

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Ceni anunciado mas adeptos avisam: "Só será treinador se falar connosco antes"

Mudança de treinador no São Paulo: saiu Crespo e regressou a "lenda" do clube, Ceni. Mas há palavras que não se esquecem... Mais uma mudança de equipa técnica no Brasileirão. Desta vez no São Paulo, que …

No Japão, milhares de idosos morrem sozinhos. Agora, um sistema ajuda na deteção de cadáveres nas casas

Monitorização dos edifícios permite perceber se há movimento dos ocupantes dentro das casas. Desta forma, é mais fácil evitar que corpos em decomposição permanecem no local ao longo de muito tempo. O Japão é um dos …

"Nunca tive tanto medo na minha vida". Ruth estava a dormir quando meteorito lhe caiu na cama

A mulher ficou assustada com o incidente, mas acabou por sair ilesa. Agora, pretende recuperar dos danos causados e admite que quer conservar a pedra. Parece ficção, mas a história aconteceu na cidade de Golden, no …

Corrida ao peru de Natal. Britânicos temem não ter a iguaria na mesa - e a culpa é do Brexit

No Reino Unido, há falta de mão de obra na agricultura e a criação de perus está a ser uma das áreas mais afetadas. Procura da iguaria natalícia já aumentou. Na quinta "Flower Farm", no coração …

Paulo Rangel vai candidatar-se à liderança do PSD "independentemente de qualquer calendário"

O eurodeputado Paulo Rangel vai anunciar que se candidata à liderança do PSD numa intervenção no perante os conselheiros esta noite. Paulo Rangel quer candidatar-se à liderança do PSD, segundo avançaram o Observador e a TVI. …

México venceu, apesar de não deixarem os jogadores dormir

Adeptos de El Salvador acrescentaram um episódio à rivalidade com o México. Corona começou no banco mas entrou logo aos 20 minutos. O México continua o seu percurso vitorioso rumo à fase final do Mundial 2022. …

“Esqueceram-se de nós". Bombeiros fazem greve de dois dias em novembro devido ao OE

Os bombeiros profissionais marcaram greve para os dias 11 e 12 novembro para contestarem a proposta de Orçamento do Estado para 2022, que "se esqueceu completamente" da classe, anunciaram hoje a associação e o sindicato …

Professores deixam as salas de aula para se tornarem fabricantes de caixões low-cost

Quando a covid-19 obrigou ao encerramento das escolas no Uganda, Livingstone Musaala abriu mão do seu trabalho como professor de matemática para se dedicar à construção de caixões de valor acessível - numa altura em …

Casos de covid-19 entre os alunos mais novos não aumentaram no primeiro mês de aulas

Um mês depois do início do ano letivo, não se registou um aumento de casos de covid-19 entre os alunos mais novos. De acordo com o jornal Público, o regresso ao ensino presencial não se refletiu …

Imagem procurava mostrar que "Portugal e Espanha são mais fortes quando estão juntos", disse Vox a Ventura

O líder do Chega afirmou hoje que o Vox lhe transmitiu que, ao partilhar uma imagem da dinastia filipina onde mostra Portugal anexado por Espanha, pretendia mostrar que os dois países “são mais fortes quando …