Cantoras da maior banda do mundo atacadas com um serrote por um fã

Georges Seguin / Wikimedia

As AKB48 ao vivo em Paris na Japan Expo 2009

As AKB48 ao vivo em Paris na Japan Expo 2009

Duas cantoras do famoso grupo pop feminino japonês AKB48 foram feridas após serem atacadas por um fã com um serrote.

Rina Kawaei, de 19 anos, e Anna Iriyama, de 18 anos, encontravam-se este domingo com admiradores após um espetáculo na cidade de Takizawa, no norte do Japão, quando um homem surgiu do meio da multidão e golpeou-as com um serrote.

As cantoras sofreram cortes nas mãos e nas cabeças, informou o jornal japonês Kyodo News. Um funcionário do staff da banda também foi ferido numa mão.

A polícia prendeu o suspeito do ataque, identificado como Satoru Umeta, de 24 anos.

Em entrevista a jornalistas, o empresário das AKB48 afirmou que a cirurgia das duas cantoras foi um sucesso e acrescentou que deixariam o hospital já esta segunda-feira.

Um show da banda agendado para a noite desta segunda-feira, além de outros eventos com fãs, foram cancelados.

Georges Seguin / Wikimedia

Rena Matsui e Minami Minegishi, das AKB48, numa conferência de imprensa na Japan Expo 2009 em Paris

Rena Matsui e Minami Minegishi, das AKB48, numa conferência de imprensa na Japan Expo 2009 em Paris

A notícia do ataque foi manchete nos principais jornais japoneses.

A maior banda do Mundo

Fundada em 2005, a banda de j-pop AKB48 é extremamente popular no Japão e em outros países asiáticos.

AKB refere-se a Akihabara, o distrito tecnológico de Tóquio, onde o grupo nasceu. A banda faz shows praticamente todos os dias.

48 é o número original das integrantes do grupo, que já aumentou desde a sua fundação.

No site oficial do AKB48, o total de membros chega a 140 nomes, todas mulheres. Segundo o Guinness Book of Records, o grupo detém o recorde mundial de maior banda pop do mundo em número de membros.

Todos os anos, centenas de milhares de fãs escolhem novas integrantes para o grupo.

O evento, que reúne mais de 200 candidatas, ganha cobertura extensa da imprensa japonesa.

As regras da banda

Uma vez na banda, as cantoras são obrigadas a seguir regras rígidas impostas pela equipa de empresários. Por exemplo, não namorar.

O grupo ganhou notoriedade nos jornais de todo o mundo o ano passado quando Minami Minegishi, uma das cantoras originais da banda, foi apanhada em flagrante a passar a noite com o namorado, violando as regras da banda.

Minegishi rapou a cabeça e pediu desculpas aos fãs num vídeo publicado online, e suplicou que a deixassem ficar na banda.

O incidente abriu um debate no Japão sobre o direito dos seus ídolos pop a ter uma vida normal.

 

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Vacinação de crianças saudáveis está aberta à "livre escolha dos pais"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, salientou este sábado que as autoridades de saúde não proibiram a vacinação contra a covid-19 para crianças saudáveis, considerando que “esse espaço continua aberto à livre escolha …

Tal como nos humanos, a cafeína ajuda as abelhas a aumentar o foco e a eficácia

Um novo estudo indica que, tal como em muitos humanos, uma injeção de cafeína ajuda as abelhas a manterem-se mais concentradas e a realizarem o trabalho com mais eficiência. Uma equipa da Universidade de Greenwich percebeu …

Astrónomos detetam, claramente e pela primeira vez, um disco a formar satélites em torno de exoplaneta

Com o auxílio do ALMA, do qual o ESO é um parceiro, os astrónomos detetaram pela primeira vez de forma clara a presença de um disco em torno de um planeta fora do nosso Sistema …

E se a Terra parasse subitamente de girar?

O nosso planeta demora 23 horas e 56 minutos a completar uma volta em torno do seu eixo, movendo-se a cerca de 1.770 quilómetros por hora. Aprendemos estes pormenores sobre o planeta azul na escola, …

Sporting 2 - 1 Braga | Leão entra em 2021/22 a rugir

O Sporting parece querer manter a senda de sucesso da época passada e entrou em 2021/22 com o pé direito. Os “leões” bateram o Sporting de Braga por 2-1, num jogo que valeu, sobretudo, pela primeira …

Ensinar crianças a dizer palavrões? Uma cientista acha que é boa ideia

A auto-intitulada "cientista dos palavrões" acredita que ensinar as crianças a usá-los de forma eficiente ajuda os mais novos a perceber como este palavreado afecta outras pessoas. Já se sabia que dizer palavrões é um sinal …

Fósseis misteriosos podem ser uma das provas mais antigas de vida animal na Terra

Elizabeth Turner, cientista numa universidade do Canadá, poderá ter encontrado a prova mais antiga de vida animal na Terra. Uma cientista encontrou possíveis sinais de vida animal multicelular em restos de recifes microbianos de há 890 …

E se o mundo entrasse em colapso? Cientistas descobrem qual o país onde há maior probabilidade de sobreviver

Caso a civilização entre em colapso - uma possível consequência das alterações climáticas - os cientistas já descobriram qual o lugar do mundo onde há maior probabilidade de sobreviver: é na Nova Zelândia. Numa pesquisa, dois …

"Dança quem está na roda", responde Marcelo sobre ausência de Bolsonaro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse este sábado que "dança quem está na roda" quando questionado pelos jornalistas sobre a ausência do homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, da cerimónia de reinauguração do Museu …

Todos os anos, esta cidade italiana entrega sal ao Papa em mãos

O Sal de Cervia, também conhecido como "sal do Papa", é-lhe entregue todos os anos em mãos. A tradição sofreu algumas interrupções até ter sido recuperada pelo Bispo Mario Marini, que serviu no Pontificado de …