Cangalheira acusada de serrar cadáveres “à medida” do caixão

See Wah / Flickr

-

Uma cangalheira sul-africana que ordenou à sua equipa que serrasse as pernas de um cadáver, por este ser demasiado grande para caber num caixão, já compareceu em tribunal para responder à acusação de mutilação.

Ronel Mostert, que geria uma agência funerária em Grahamstown, compareceu na quarta-feira no tribunal daquela cidade do sul do país, depois de um dos seus empregados ter denunciado um segredo com três anos.

Mostert ordenou alegadamente aos seus subordinados “que arranjassem uma serra de mesa e cortassem as pernas” ao cadáver de um homem de 33 anos, porque era “demasiado alto para caber no caixão”, de acordo com documentos do tribunal, citados pela agência de notícias francesa AFP.

O funcionário da funerária que denunciou o caso, Siphamandla Dyasi, disse que o incidente o assombrava desde então e que, por isso, decidira confessar.

“Ainda oiço o som da serra de mesa na minha cabeça, não aguentava mais. Durante todos estes anos, tenho tido dificuldades em dormir”, declarou, num depoimento escrito, acrescentando que Mostert os ameaçou de despedimento se contassem a alguém o que acontecera.

Os restos mortais do homem foram exumados no âmbito da investigação policial e apresentavam marcas de queimaduras no ponto onde as pernas foram serradas.

A polícia indicou que surgiram mais acusações de mutilação de cadáveres na agência funerária de Mostert desde que este caso foi divulgado, no mês passado.

O processo foi adiado até 27 de junho para se proceder a mais investigações.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Mais seis mortes, 325 novos casos e 237 recuperados

Portugal regista esta quinta-fira mais seis mortes por covid-19, 325 novos casos de infeção e mais 237 pessoas dadas como recuperadas em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

"Filme fantástico". Novo livro revela cartas entre Kim Jong-un e Donald Trump

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, qualificou o seu relacionamento com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como um “filme fantástico”, segundo os editores de um livro a ser publicado, que revela a correspondência entre …

Grupo avisa Bruxelas que Portugal pode tornar-se ilha ferroviária na Europa

Um grupo de portugueses ligados ao setor ferroviário alertou a comissária europeia dos Transportes para a possibilidade de Portugal se tornar uma ilha ferroviária na Europa devido ao atraso em adotar "a bitola europeia" nas …

China encontra traços do coronavírus em asas de frango importadas do Brasil

Traços do novo coronavírus foram encontrados em asas de frango importadas do Brasil, na cidade de Shenzhen, no sul da China, noticiou, esta quinta-feira, um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). Os traços foram detetados …

Denúncia de Rui Pinto leva a congelamento de conta bancária da Doyen

Oito milhões de euros que estavam numa conta bancária do fundo de investimento Doyen foram congelados pelas autoridades portuguesas. Uma denúncia do whistleblower português Rui Pinto levou o fundo a ser investigado por suspeitas de fraude …

Preocupado com a Bielorrúsia, Macron ligou a Putin (e aproveitaram para falar da vacina russa)

O Presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou esta quarta-feira ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, "uma preocupação muito grande" quanto à situação na Bielorrússia após a reeleição do chefe de Estado autoritário bielorrusso, Alexander Lukashenko. Segundo indicou …

Obras do Hospital Militar de Belém custaram mais do triplo do valor estimado

As obras no Hospital Militar de Belém, em Lisboa, custaram mais do valor inicialmente estimado, avançou o Diário de Notícias esta quarta-feira. De acordo com o jornal, estava inicialmente previsto que a reabilitação de três …

Autópsia a Valentina revela descolamento do crânio

A autópsia a Valentina, a menina de 9 anos encontrada morta na serra D’el Rei, em Peniche, distrito de Leiria, em meados de maio, revela descolamento do crânio, avança esta quinta-feira o Correio da Manhã. …

Rio pede "coerência" na lotação do Avante e faz comparação com estádios

O líder do PSD pronunciou-se sobre a lotação da festa do Avante, lembrando que, se for reduzida para metade, isso é o mesmo que os estádios do FC Porto ou do Sporting estarem cheios. Na sua …

Juiz Carlos Alexandre desiste de queixa contra Rui Pinto

A proposta do Ministério Público (MP) para que o pirata informático não continuasse a ser investigado dependia da autorização do "super-juiz", avança o Correio da Manhã. De acordo com o Correio da Manhã, o juiz Carlos …