PSD tem “obviamente” de apoiar um candidato presidencial. Rio à espera de Marcelo

Ricardo Castelo / Lusa

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio

Um partido como o PSD “tem obviamente” de apoiar um candidato na corrida presidencial a Belém, considerou Rui Rio, sem adiantar já um apoio à eventual recandidatura do atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

“Não é desculpável que um partido desta dimensão não tenha um candidato”, disse esta quarta-feira Rui Rio, que participava através de uma videoconferência na Assembleia da Distrital de Lisboa de evocação aos 46 anos do partido.

Tal como frisa a Rádio Renascença, Rui Rio não avança já de antemão um apoio a Marcelo Rebelo de Sousa, ao contrário do que fizeram os outros candidatos à liderança do PSD.

O líder laranja aguarda a decisão do atual chefe de Estado. “Vamos aguardar aquilo que vai ser a posição do atual Presidente da República e militante do PSD, Marcelo Rebelo de Sousa, aguardemos por aquilo que ele pretende fazer e como pretende fazer”, disse.

Na mesma intervenção, Rio definiu três dossiês-chave: as autárquicas, presidenciais e legislativas. No que respeita às autárquicas o PSD tem de estar “muito preocupado”, com o segundo “tem de ter alguma preocupação” e, com o terceiro, “não tem de se preocupar”.

Sobre a autárquicas, o líder do PSD deixou a mesma estratégia que tem definido: mesmo que o PSD não consiga ganhar câmaras, deve cimentar resultados para que conquistar vereadores que possam ser uma forte oposição.

Rui Rio reconhece ainda que o trabalho rumo às autárquicas de 2021 está “atrasado”. “Devíamos ter começado uma ação maior no terreno no início de 2019. A verdade é que para lá dos tumultos internos, tivemos eleições europeias, tivemos eleições legislativas, depois tivemos eleições diretas e a seguir o vírus. Isto prejudicou a nossa preparação”.

Quanto às legislativas, continuou, o PSD não se deve preocupar até porque estas eleições não vão acontecer tão cedo, uma vez que ninguém prevê eleições até agosto e que depois o Presidente não pode dissolver a Assembleia da República. “Podemos dedicarmo-nos à oposição saudável ao governo e ao PS, sem preocupação de saber que vai haver um ato eleitoral que degrada sempre muito o ambiente político”, considerou.

“Aquilo que nós temos de fazer é a construção da nossa credibilidade, é isto que nos pode abrir a porta, no futuro, a ser uma alternativa para os portugueses”, rematou.

A sessão, que durou mais de uma hora, contou, com cerca de 400 pessoas a assistir, segundo informação avançada pela RR.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Libertados nos EUA os primeiros mosquitos geneticamente modificados

Foi a primeira vez que mosquitos geneticamente modificados foram libertados nos Estados Unidos. O objetivo é suprimir populações de mosquitos transmissores de doenças. De acordo com o site Live Science, a empresa de biotecnologia Oxitec lançou …

Descobertos os restos de nove Neandertais numa gruta em Itália

Os restos de nove Neandertais foram descobertos na Gruta de Guattari, em San Felice Circeo, na costa entre Roma e Nápoles, onde já tinham sido encontrados vestígios da presença Neandertal, anunciou este sábado o ministro …

Leis draconianas na Malásia. Fahmi Reza foi detido por insultar a rainha com playlist no Spotify

A sátira desempenha um importante papel na sociedade. Na Malásia, as leis draconianas estão a reacender o debate em torno da liberdade de expressão. Fahmi Reza, um artista gráfico e ativista social malaio, foi detido no …

António Barreto

Portugal vai ter "um problema de cor de pele" (por muitos anos e com conflitos)

O sociólogo António Barreto considera que Portugal vai "ter um problema" de "cor de pele" e "por muitos anos". Uma ideia defendida numa entrevista onde se reporta para "o que se passa em toda a …

Um laboratório vivo. Há residentes "superimunes" à covid-19 numa pequena cidade italiana

A pequena cidade de Vo, no norte de Itália, tornou-se um dos primeiros locais com um surto de covid-19 da Europa em fevereiro de 2020. Agora, os cientistas descobriram que a cidade abriga um número …

Portugal com duas mortes e 406 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje duas mortes atribuídas à covid-19, 406 novos casos de infeção pelo coronavírus e nova descida no número de internamentos em enfermaria e em cuidados intensivos, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

Portugal "tem nível de rendimentos baixíssimo". Muitos municípios que perdem população desde o final II Guerra

Portugal tem municípios que perdem população desde o final da II Guerra Mundial e dificilmente fenómenos como o teletrabalho irão alterar esta paisagem, na opinião do geógrafo Álvaro Domingues, da Universidade do Porto. Em entrevista à …

Gestora em teletrabalho esqueceu-se da filha no carro. Bebé encontrada sem vida sete horas depois

Maria Pilar, uma bebé de dois anos, morreu esta sexta-feira, depois de ter ficado esquecida dentro do carro durante cerca de sete horas. A menina de dois anos esteve cerca de sete horas dentro do carro, …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Cimeira Social cheia de boas intenções deixa factura de um milhão de euros (e "erro" na comida da PSP)

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia comprometeram-se, na Cimeira Social do Porto, a "trabalhar em prol de uma Europa social". Mas o evento deixa uma polémica com as refeições distribuídas aos …

Alfredo Casimiro contrata Banco Nomura para vender 50,1% da Groundforce

O principal acionista da Groundforce anunciou este sábado, em comunicado, ter contratado o banco Nomura para assessorar a venda da participação de 50,1% da Pasogal na empresa de handling Groundforce, e pediu "especial atenção" ao …