PSD tem “obviamente” de apoiar um candidato presidencial. Rio à espera de Marcelo

Ricardo Castelo / Lusa

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio

Um partido como o PSD “tem obviamente” de apoiar um candidato na corrida presidencial a Belém, considerou Rui Rio, sem adiantar já um apoio à eventual recandidatura do atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

“Não é desculpável que um partido desta dimensão não tenha um candidato”, disse esta quarta-feira Rui Rio, que participava através de uma videoconferência na Assembleia da Distrital de Lisboa de evocação aos 46 anos do partido.

Tal como frisa a Rádio Renascença, Rui Rio não avança já de antemão um apoio a Marcelo Rebelo de Sousa, ao contrário do que fizeram os outros candidatos à liderança do PSD.

O líder laranja aguarda a decisão do atual chefe de Estado. “Vamos aguardar aquilo que vai ser a posição do atual Presidente da República e militante do PSD, Marcelo Rebelo de Sousa, aguardemos por aquilo que ele pretende fazer e como pretende fazer”, disse.

Na mesma intervenção, Rio definiu três dossiês-chave: as autárquicas, presidenciais e legislativas. No que respeita às autárquicas o PSD tem de estar “muito preocupado”, com o segundo “tem de ter alguma preocupação” e, com o terceiro, “não tem de se preocupar”.

Sobre a autárquicas, o líder do PSD deixou a mesma estratégia que tem definido: mesmo que o PSD não consiga ganhar câmaras, deve cimentar resultados para que conquistar vereadores que possam ser uma forte oposição.

Rui Rio reconhece ainda que o trabalho rumo às autárquicas de 2021 está “atrasado”. “Devíamos ter começado uma ação maior no terreno no início de 2019. A verdade é que para lá dos tumultos internos, tivemos eleições europeias, tivemos eleições legislativas, depois tivemos eleições diretas e a seguir o vírus. Isto prejudicou a nossa preparação”.

Quanto às legislativas, continuou, o PSD não se deve preocupar até porque estas eleições não vão acontecer tão cedo, uma vez que ninguém prevê eleições até agosto e que depois o Presidente não pode dissolver a Assembleia da República. “Podemos dedicarmo-nos à oposição saudável ao governo e ao PS, sem preocupação de saber que vai haver um ato eleitoral que degrada sempre muito o ambiente político”, considerou.

“Aquilo que nós temos de fazer é a construção da nossa credibilidade, é isto que nos pode abrir a porta, no futuro, a ser uma alternativa para os portugueses”, rematou.

A sessão, que durou mais de uma hora, contou, com cerca de 400 pessoas a assistir, segundo informação avançada pela RR.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Moderna contradiz Trump. Não haverá vacina até às eleições

O diretor-executivo da farmacêutica Moderna Therapeutics, que está a desenvolver uma das mais avançadas vacinas para a covid-19, disse que esta não estará pronta até às eleições presidenciais dos Estados Unidos. Em declarações ao jornal Financial …

Brigadas dos lares arrancam com menos profissionais do que o previsto

As Brigadas de intervenção Rápida para os lares atingidos por surtos de covid-19 arrancam esta quinta-feira - mas há menos enfermeiros e cuidadores do que o previsto. Em declarações à Renascença, o presidente do Instituto da …

PS segue PSD e propõe voto antecipado para eleitores em confinamento

O Partido Socialista (PS) decidiu juntar-se ao Partido Social Democrata (PSD) na ideia de alargar o direito de voto antecipado aos eleitores que estejam em confinamento à data das próximas eleições presidenciais. De acordo com o …

Santos Silva assume "contactos" para reforço dos EUA da base das Lajes (e desdramatiza eventual crise política)

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, disse, em entrevista ao Público e à Renascença, que há "contactos" com os Estados Unidos para reforço norte-americano da base das Lajes e desdramatizou a aprovação do Orçamento …

3.800 euros por mês. Genebra aprova o primeiro salário mínimo (e é o mais alto do mundo)

Os habitantes de Genebra, na Suíça, aprovaram, este domingo, a proposta de um salário mínimo de 23 francos suíços por hora (equivalente a cerca de 21,30 euros) para todos os que trabalham na cidade. De acordo …

No day after do debate caótico, Biden pede regras rígidas e Trump queixa-se do moderador

O debate caótico entre Donald Trump e Joe Biden motivou críticas generalizadas que suscitam dúvidas sobre se será de manter os outros dois debates ou se, mantendo-os, será necessário alterar as regras. Um dia após a …

OE2021. Pontas soltas, alguns avanços e uma certeza: se houver entendimento, há acordo por escrito

Se houver entendimento em algumas matérias com o Bloco de Esquerda e o PCP, haverá um "compromisso escrito", adiantou Duarte Cordeiro, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares. Em entrevista ao podcast Política com Palavra, do PS, …

Covid-19. Hospitais da região de Lisboa pedem camas uns aos outros

Os hospitais da região de Lisboa e Vale do Tejo continuam a bater à porta uns dos outros a pedir camas para internar doentes com covid-19. Segundo a edição desta quinta-feira do jornal Público, os …

Vinícius perto do Tottenham de Mourinho

O avançado brasileiro deverá ser confirmado como reforço do Tottenham ainda esta quinta-feira, saindo do Benfica por empréstimo e com opção de compra que ronda os 40 milhões de euros. De acordo com o jornal Record, …

Navalny acusa Putin de estar por trás do seu envenenamento

O líder da oposição russa, que já deixou o hospital alemão onde estava a ser tratado, acusou o Presidente do país de ser a pessoa responsável pelo seu envenenamento. "Afirmo que Vladimir Putin está por trás …