Covid-19. Doentes oncológicos conseguem obter os mesmos anticorpos que a população em geral

As pessoas que têm cancro e ficam infetadas com o novo coronavírus produzem anticorpos numa taxa comparável ao resto da população, mas a sua capacidade de o fazer depende do tipo de cancro que têm e dos tratamentos que receberam, de acordo com um novo estudo.

As descobertas, publicadas na revista Nature Cancer, sugerem que os pacientes com cancro também deverão ter resposta positiva às vacinas contra a covid-19.

Astha Thakka, principal autor do estudo, refere que as “descobertas fornecem a garantia de que a maioria das pessoas com cancro são capazes de obter uma resposta de anticorpos semelhante à população em geral. As pessoas com histórico de cancro estão tão protegidas de reinfeção como aquelas sem histórico de doença. Também deverão responder bem às vacinas”.

O estudo envolveu 261 pacientes com cancro, sendo que 77% dos quais foram diagnosticados com tumores sólidos e 23% com tumores hematológicos, ou seja, no sangue.

A taxa geral de soroconversão – produção de anticorpos em resposta à infeção – foi de 92%. No entanto, quando os pacientes com tumores sólidos e sanguíneos foram comparados, os que tinham cancros sanguíneos tiveram uma taxa de soroconversão de apenas 81,7% – significativamente menor do que a taxa de soroconversão de 94,5% em doentes com tumores sólidos.

Segundo, Balazs Halmos, autor do estudo, esta situação tem uma explicação. “Os tratamentos comumente administrados a pacientes com cancro no sangue são conhecidos por suprimir o sistema imunológico, o que pode explicar a menor taxa de anticorpos desenvolvidos nesses pacientes e o aumento do risco de doença covid-19 grave”, frisa.

Neste sentido, é necessário “prestar uma atenção especial aos pacientes com cancro no sangue e pensar em estratégias para garantir que sejam tratados de forma adequada”, refere Sanjay Goel, médico oncologista em Montefiore.

Num artigo publicado no ano passado na Cancer Discovery, Halmos e a sua equipa descobriram que os pacientes com covid-19 e cancro no sangue tinham taxas de mortalidade mais altas em comparação com os pacientes que tinham tumores sólidos. Contudo, a mortalidade estava mais relacionada com a idade e comorbidades do que com a terapia ativa do cancro.

Todos os participantes do estudo testaram positivo à covid-19 através da realização de testes de PCR. Os doentes tinham uma idade média de 64 anos, diz a Eurekalert.

Ana Isabel Moura Ana Isabel Moura, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Neuralink divulga vídeo de macaco a jogar videojogo com a mente

A Neuralink, empresa de implantes cerebrais do empresário Elon Musk, divulgou na quinta-feira um vídeo que mostra a tecnologia a funcionar em macacos. No vídeo, um cientista da Neuralink explica a forma como a empresa implantou …

Obra de Paula Rego vai a leilão com estimativa de um milhão de libras

A obra “The Aunt (Nada)”, da pintora portuguesa Paula Rego, vai ser leiloada pela Phillips, em Londres, na quinta-feira, com uma estimativa de venda entre 800 mil e 1,2 milhões de libras (922 mil a …

Minerar bitcoin na China vai gerar mais emissões de carbono do que as de toda a República Checa

Um novo estudo estima que o processo de mineração de bitcoin na China poderá gerar em breve 130,50 milhões de toneladas de emissões de carbono por ano (mais do que a produção anual de toda …

Chelsea 0-1 FC Porto | Adeus com sentimento de injustiça

Difícil de lidar. O Porto mostrou capacidade para afastar o poderoso Chelsea nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, mas ficou a um golo de levar a eliminatória para prolongamento, acabando afastado. Após a derrota por 2-0 …

Suíça cria a moeda mais pequena do mundo com a imagem de Einstein

Com a famosa imagem de Albert Einstein a mostrar a língua, e com apenas 2,96 mm de diâmetro, é necessário o recurso a uma lupa para conseguir apreciar o objeto. Esta é a  moeda mais …

Citroën apresenta o seu novo topo de gama. O C5 X promete audácia e inovação

A Citroën apresentou o C5 X, uma carrinha sobrelevada ao estilo de crossover, que faz uma maior apologia da tecnologia, do conforto e de um desenho mais irreverente face aos rivais que se encontram no …

J-Lo, H.E.R. e Foo Fighters em concerto para financiar vacinas contra a covid-19

As cantoras Jennifer Lopez e H.E.R. são duas das participantes num espetáculo especial, que será transmitido a nível global, no próximo dia 8 de maio, com o objetivo de angariar fundos para as vacinas contra …

"Indecente e imoral". Paquistão em guerra aberta com o TikTok, a rede social mais popular do país

O TikTok é a rede social mais popular no Paquistão, mas a aplicação mostra um lado do país que não se alinha com a sua imagem conservadora. Em 2019, o TikTok tornou-se a segunda aplicação mais …

Joe Biden promete retirar todas as tropas do Afeganistão até 11 de setembro de 2021

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai propor a retirada de todas as tropas do Afeganistão até ao dia 11 de setembro de 2021, no vigésimo aniversário do ataque ao World Trade Center. Segundo o …

120 anos depois, IA ajuda a recriar pintura escondida sob obra-prima de Picasso

A Inteligência Artificial (IA) ajudou a recriar uma obra de arte que esteve escondida sob uma pintura de Pablo Picasso durante quase 120 anos. Uma misteriosa paisagem esconde-se debaixo da superfície visível de La Miséreuse Accroupie …