/

Diretor de hospital em Paris pede cancelamento do Natal e Passagem de Ano para evitar eventual terceira vaga

O diretor do Hospital Antony, na região de Paris, apela “sem hesitação” para que as celebrações do Natal e da Passagem de Ano sejam canceladas no país para evitar o aumento de novas infeções por covid-19 e uma eventual terceira vaga.

Citado pelo jornal britânico The Independent, o diretor hospitalar Juliet Lenglet alerta que está a ser equacionada a realização de uma festa para marcar o Natal e o 31 de dezembro, conhecida na França como “Saint-Sylvestre”.

No seu entender, a festa pode culminar num “aglomerado gigante e inter-gerações que pode dar origem a uma eventual terceira onda” de covid-19. “Eu diria, sem qualquer hesitação, que devemos cancelar o Natal e Saint-Sylvestre”.

França entrou no segundo confinamento desde que a vaga assolou a Europa, estando os cidadãos apenas autorizados a sair de casa para comprar bens essenciais, fazer exercício, trabalhar ou para consultas e/ou emergências médicas.

O Presidente francês, Emmanuel Macron, disse esperar que as restrições impostas possam reduzir as taxas de infeção para permitir que as pessoas se reúnam no Natal.

Também o Reino Unido adotou medidas semelhantes a pensar na celebrações de Natal.

A pandemia do novo coronavírus matou pelo menos 1.263.890 no mundo desde que a OMS relatou o início da doença no final de dezembro, segundo o levantamento feito pela AFP de fontes oficiais às 11:00 desta terça-feira.

Mais de 50.907.770 casos de contágio pelo SARS-CoV-2 foram oficialmente diagnosticados desde o início da epidemia, dos quais pelo menos 33.121.400 pessoas já foram consideradas curadas. Esse número de casos diagnosticados, no entanto, reflete apenas uma fração do número real de infeções.

Alguns países testam apenas os casos graves, outros priorizam o teste para rastreamento e muitos países pobres têm capacidade limitada de teste. Na segunda-feira, 6.867 novas mortes e 465.514 novos casos foram registados em todo o mundo.

Os países que registaram o maior número de novas mortes em seus últimos relatórios são a França com 548 novas mortes, Espanha (512) e os Estados Unidos (489).

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.