Canadá quer acabar com a venda de armas à Arábia Saudita

Michael Reynolds / EPA

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau

O Canadá está procurar cancelar um contrato de venda de armas à Arábia Saudita, disse o primeiro-ministro canadiano, que tem sido alvo de críticas da oposição e de ativistas de direitos humanos.

Até agora, Justin Trudeau tinha afirmado ser “extremamente difícil” cancelar o contrato de 9,9 mil milhões de euros, assinado pelo Governo anterior, “sem ter que pagar penalizações exorbitantes”.

“Nós herdámos um contrato assinado por Stephen Harper, ex-primeiro-ministro, para a exportação de veículos blindados ligeiros para a Arábia Saudita”, explicou Justin Trudeau, no domingo, numa entrevista à cadeia de televisão CTV.

“Estamos a estudar as licenças de exportação para ver se é possível deixar de exportar esses veículos para a Arábia Saudita”, acrescentou, sem mais explicações.

No final de outubro, Trudeau afirmou que as multas financeiras excederiam mil milhões de dólares canadianos. Este contrato, concluído em 2014, envolve a venda de 928 veículos blindados, reduzidos para 742 no início do ano. Esta é a maior venda de armas da história do país.

Em 2017, Otava expressou preocupação sobre o possível uso destes veículos blindados em operações de aplicação da lei no leste da Arábia Saudita e no Iémen.

Em outubro, a chanceler alemã, Angela Merkel, disse que o seu país não permitia, no atual momento, a exportação de armas para a Arábia Saudita, dadas as dúvidas relativas ao homicídio do jornalista Jamal Khashoggi.

“O assassínio de um jornalista é absolutamente inaceitável e é por isso que o Canadá está a exigir respostas a essa pergunta desde o começo”, acrescentou Trudeau.

As relações entre o Canadá e o reino da Arábia Saudita estão em crise nos últimos meses. Em agosto, Riade anunciou a expulsão do embaixador canadiano, chamou o representante diplomático do reino em Otava e congelou qualquer nova atividade comercial ou de investimento com o Canadá, depois da denúncia de Otava sobre a prisão de ativistas sauditas de direitos humanos.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Confinamento ao fim de semana é pouco eficaz, diz estudo

Um novo estudo avaliou as medidas aplicadas em Portugal contra a covid-19, e chegou à conclusão que o impacto da inibição de circulação entre concelhos não é assim tão eficaz. Pelo contrário, optar pelo ensino …

Ação liderada por Ana Gomes reclama indemnização de 400 milhões à Mastercard

Uma associação de defesa de consumidores liderada por Ana Gomes, candidata à Presidência da República, entregou no Tribunal da Concorrência uma ação popular que visa indemnizar todos os consumidores portugueses por práticas lesivas da Mastercard, …

Prémio para profissionais de saúde. Dias de isolamento e doença também contam para receber compensação

O prémio de desempenho para profissionais de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que trabalharam no combate à covid-19 na primeira vaga da pandemia foi publicado esta sexta-feira em Diário da República. "O diploma vem …

Injeção no Novo Banco sem Retificativo? Especialistas levantam dúvidas

O Governo diz conseguir fazer a injeção no Novo Banco sem recurso a um Orçamento Retificativo no próximo ano, mas especialistas em finanças públicas consultados pelo ECO duvidam. Tanto António Costa como João Leão dizem que …

Tudo pronto para Marcelo anunciar recandidatura. Mas recolha de assinaturas está a ser dificultada

Marcelo Rebelo de Sousa já tem o discurso escrito e o local escolhido, mas é improvável que o anúncio da recandidatura avance esta semana. De acordo com o Público, Marcelo Rebelo de Sousa está preparado para …

Biden vai pedir aos norte-americanos 100 dias com máscara (e convida Fauci para a sua equipa)

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou esta quinta-feira que vai pedir aos americanos para usarem máscaras faciais durante 100 dias para ajudar a reduzir a disseminação de covid-19 no país. "Vou pedir às …

PSD ataca o Congresso, PCP as Festas Nicolinas. Tudo pelo cumprimento das regras anticovid

Esta quinta-feira, o PSD e o PCP trocaram farpas sobre o cumprimento das regras impostas pela pandemia no Congresso dos comunistas e nas Festas Nicolinas de Guimarães. João Oliveira, líder parlamentar do PCP, defendeu a opção …

"Um péssimo orçamento". Teodora Cardoso arrasa OE2021 e realça "os estragos" que provoca

A antiga presidente do Conselho das Finanças Públicas, Teodora Cardoso, critica duramente o Orçamento de Estado para 2021 (OE2021) aprovado no Parlamento, considerando que é "péssimo" e apontando "os riscos" que acarreta. "Este é, a todos …

Vacina da Moderna confere imunidade de pelo menos três meses

Um novo estudo publicado esta quinta- feira, mostra que a vacina da Moderna contra a covid-19, que recentemente demonstrou ter 94 por cento de eficácia, faz com que o sistema imunológico humano produza anticorpos que …

Ljubomir Stanisic acusado de corromper polícia com garrafas para furar confinamento

O chef Ljubomir Stanisic, um dos empresários da restauração que esteve em greve de fome durante sete dias, está a ser acusado pelo Ministério Público (MP) de ter corrompido um agente da PSP para poder …