//

Canadá não quer estrangeiros “pouco qualificados temporários para sempre”

photoswebpm / Flickr

O primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper

O primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper

O primeiro-ministro canadiano, Stephen Harper, disse que durante a sua liderança governamental o Canadá não terá uma “classe permanente” de trabalhadores pouco qualificados que fiquem “para sempre” como temporários.

“Este país, enquanto eu for primeiro-ministro, não terá uma política em que tenhamos uma classe permanente pouco qualificada de pessoas que são denominadas de ‘temporárias’ mas que se encontram aqui há muito tempo sem os direitos à cidadania e à mobilidade”, afirmou Stephen Harper, em conferência de imprensa, na sexta-feira.

Em 2011, o Governo conservador estabeleceu o prazo de 01 de abril de 2015 para os trabalhadores estrangeiros temporários com poucas qualificações optarem entre tornarem-se residentes permanentes ou regressaram ao país de origem.

Segundo a comunicação social canadiana, até ao final do ano cerca de 70 mil trabalhadores estrangeiros temporários terão de abandonar o Canadá.

Numa conferência de imprensa, na companhia do Presidente filipino, que está a visitar o Canadá, Stephen Harper foi questionado sobre a situação dos trabalhadores estrangeiros temporários.

O governante mostrou-se “a favor da imigração” e saudou o acolhimento de um grande número de imigrantes das Filipinas ao longo dos anos.

O primeiro-ministro também salientou que Otava deve garantir que aqueles imigrantes não estão a preencher as vagas em que podem ser contratados canadianos.

“Estamos a certificar-nos que quando as pessoas chegam a este país para trabalhar, e para fazê-lo a longo prazo, têm a capacidade para se tornarem em cidadãos deste país”, declarou Stephen Harper.

Oficialmente, 429 mil portugueses e lusodescendentes no Canadá, mas calcula-se que existam cerca de 550 mil, residindo a maioria na província do Ontário. Estima-se que 60 a 70 por cento sejam de origem açoriana.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.