Uma espécie de porco selvagem, originalmente levado da Europa para o Canadá nos anos 80 e 90, está a causar estragos no país, depois de ter conseguido sair dos parques nacionais em Alberta.
De acordo com um especialista entrevistado pela Toronto Star, os porcos são “o grande mamífero invasor mais bem sucedido do planeta“, tendo até sobrevivido a décadas de invernos com temperaturas inferiores a 40 graus negativos.
Agora, a população de porcos expandiu-se até Saskatchewan e está a causar estragos, escreve o Complex.
“São naufrágios ecológicos”, disse Ryan Brook, professor assistente na Universidade de Saskatchewan.
“Eles causam esta onda de destruição. Entrámos numa área onde os porcos prosperam e uma coisa que realmente me impressionou foi o silêncio. Não se ouviam pássaros, não se ouviam insetos, não se ouviam rãs. Havia apenas silêncio”, continuou.
Sem predadores naturais para os manter sob controlo, os porcos selvagens têm vindo a alastrar-se na paisagem canadiana — crescem maiores e mais resistentes a cada geração, comendo tudo o que conseguirem apanhar, desde pequenos pássaros e veados bebés até larvas de insetos e todo o tipo de plantas. Isto provoca milhares de milhões de dólares em danos às plantações e criação de gado, e deixa um rasto de e.coli e salmonela por onde passam.
Estes animais, que são um cruzamento entre javalis selvagens e porcos domésticos, crescem por norma até 200 quilogramas e estão cobertos de pelagem preta e castanha. Além disso, são muito espertos e escapam às tentativas de exterminação.