Canadiano absolvido de violação porque a mulher abusada é “demasiado combativa”

JSM / APAV

Um juiz canadiano absolveu um homem acusado de violação e assalto sexual de duas mulheres com o argumento de que uma das alegadas vítimas era uma pessoa combativa e a outra tinha uma noção de tempo diferente da do acusado.

Explicando que “o consentimento pode ser dado sem se dizer uma palavra”, o juiz notou que uma das mulheres se mostrou bastante combativa no tribunal, e que portanto também o teria sido se estivesse a ser atacada pelo homem. Portanto, não era credível que se tivesse sentido demasiado intimidada para dizer ‘não’, noticiou o Expresso.

Uma ideia rejeitada por uma defensora dos direitos das mulheres, Julie Lalonde, citada pelo Guardian. “A ideia de que, se ficamos agitados quando estamos a ser contra-interrogados num tribunal, então devemos ser assertivos 24 horas sobre 7, é um mito realmente danoso para espalhar no mundo”.

Noutro dos casos, o juiz pôs em dúvida o relato da mulher alegadamente sujeita a violação anal. “Curiosamente, ninguém parece ter ouvido os seus gritos”, disse. Também achou estranho ela falar num incidente que durou 10 minutos, contra os 40 referidos pelo acusado, referiu o Expresso.

Notando o impacto do trauma sobre a capacidade humana de recordar eventos de forma linear, Julie Lalonde explicou que a precisão aparente com que o acusado recordava os mesmos eventos poderia justamente ser mais um argumento a favor da vítima.

Noutro processo que o homem vai enfrentar proximamente por agressões sexuais, num tribunal diferente, o resultado poderá ser diverso. Para já, as conclusões do juiz suscitaram reações em muita gente, nas redes sociais e não só.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estrela foi banquete de um buraco negro e criou um fenómeno raríssimo

O resultado do encontro entre um buraco negro e uma estrela azarada deu origem a um fenómeno raríssimo detetado por astrónomos. Ao medirem a radiação X enquanto a estrela era devorada, perceberam que estavam perante um …

Um carro movido a energia solar? Bom. Um carro-casa movido a energia solar para fazer 3 mil km? Melhor ainda

Projeto foi desenvolvido por estudantes universitários holandeses, cujo trabalho em veículos movidos a energia solar é já conhecido. O Stella Vita será testado numa viagem de longo curso pelo sul de Espanha já este mês, …

Há uma rua no Texas onde todas as casas foram impressas em 3D

Esta é a primeira comunidade de casas impressas em 3D nos EUA que está pronta a receber habitantes. A construção torna as habitações mais resistentes ao fogo e a inundações. Chama-se East 17th Street e fica …

A filha de Picasso doou nove obras do artista espanhol a França

A família de Pablo Picasso doou nove obras do artista ao Estado francês, que serão agora integradas no Museu Picasso, em Paris. Maya, a filha de Pablo Picasso, doou nove obras do artista como parte de …

Dormir bem? Depois da pandemia, não

O novo coronavírus criou uma "nação" de pessoas com insónias. Trabalhar menos horas pode ajudar. Insónias. Já eram um problema para muita gente até ao início de 2020 mas a pandemia que mudou o mundo também …

"Não posso ficar sentado a ver-nos voltar a 1972". Médico desafia a lei no Texas e admite que já fez um aborto

Um médico texano escreveu uma coluna de opinião no Washington Post a admitir que já fez um aborto no estado, depois da lei que proíbe interromper as gravidezes após seis semanas ter entrado em vigor. Em …

A cidade mais segura do mundo foi revelada (e é europeia)

Copenhaga foi eleita a cidade mais segura do mundo em 2021 pelo Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit. Quando se trata de escolher o destino a visitar, a segurança é um dos aspetos …

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …