Campolide autoriza estacionamento pago em cima do passeio

Michael Coghlan / Flickr

A Câmara Municipal de Lisboa e a Junta de Freguesia de Campolide esclarecem que a medida é temporária, enquanto é construído um parque de estacionamento.

Em quatro ruas da freguesia de Campolide, em Lisboa, e permitido estacionar no passeio. Os lugares, que são pagos, foram marcados pela EMEL, a empresa que gere o estacionamento na capital, com o aval da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal.

André Couto, presidente da Junta de Freguesia de Campolide, adianta que a medida é provisória e que foi pedida pelos próprios moradores de modo a fazer face aos problemas de estacionamento que ameaçam agravar-se nos próximos tempos, devido às obras que vão cortar lugares de parqueamento.

“Esta solução saiu de uma reunião participativa entre a população, a EMEL, a Junta e a Câmara Municipal. A alternativa era cortar metade dos lugares de estacionamento, a população pediu que fosse encontrada outra solução”, acrescenta, citado pelo Diário de Notícias.

O autarca socialista diz ainda que estão em curso duas obras que vão retirar lugares de estacionamento aos moradores: a requalificação de várias ruas e a construção de um parque estacionamento em altura na rua General Taborda.

Por outro lado, justifica, o “cenário anterior eram os carros a ocupar o passeio todo”, pelo que a colocação dos pilaretes “protege a circulação pedonal”, uma vez que “acaba por delimitar melhor o espaço de cada um, as pessoas não têm que ir para a estrada”.

“Compreendemos que possa haver alguma preocupação, também achamos que esta não é a solução ideal, é a solução possível“, argumenta o presidente da junta.

A Câmara de Lisboa corrobora a natureza provisória desta medida. Fonte oficial acrescenta ainda que a EMEL “vai criar um parque de estacionamento na Rua Ator Taborda, com mais 60 lugares exclusivos para residentes, sendo esta situação permitida apenas enquanto esse parque não estiver concluído”.

Tal como refere André Couto, a Câmara Municipal afirma que a situação de estacionamento era mais grave anteriormente, antes da entrada da EMEL na freguesia. “A introdução temporária dos pilaretes a delimitar o espaço para peões foi feita com recurso a medições, garantindo sempre um mínimo de 90 centímetros, para permitir a passagem de cadeiras de rodas“, acrescenta a mesma fonte.

Ao mesmo jornal, a EMEL respondeu que a criação destes lugares de estacionamento em cima do passeio foi “solicitada pela Junta de Freguesia de Campolide e devidamente autorizada pela Câmara Municipal de Lisboa”, com o “intuito de resolver a pressão do estacionamento na zona”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Azul anuncia venda de 6% da TAP ao Estado por 10 milhões de euros

A companhia aérea brasileira Azul, de David Neeleman, anunciou hoje a venda de 6% da TAP, no âmbito do acordo anunciado esta quinta-feira entre o Estado e os acionistas privados, que “garante a continuação” da …

NASA cria dispositivo que o avisa para não tocar no rosto (e pode ser reproduzido em casa)

A pensar na pandemia, a NASA desenvolveu o PULSE, um colar vibratório que nos alerta se formos tocar no rosto com as nossas mãos. A pandemia de covid-19 alastrou pelo mundo e, enquanto não chega um …

Há mais 11 mortes e 374 novos casos de infecção (300 são na Grande Lisboa)

Portugal regista hoje mais 11 mortos devido à doença covid-19 do que na quinta-feira e mais 374 infectados, dos quais 300 na Região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo o boletim da Direcção-Geral da …

Gestão da pandemia: PGR francesa vai abrir investigação judicial a PM e ministros

Em causa estão 90 queixas contra o anterior chefe do Governo Edouard Philippe, e os ministros Olivier Véran e Agnès Buzyn, tendo 53 delas sido examinadas e nove consideradas admissíveis para seguirem eventualmente para tribunal. O …

Benfica perto de garantir Taremi e Helton Leite para a próxima época

O SL Benfica está perto de assegurar as contratações do avançado do Rio Ave, Mehdi Taremi, e do guarda-redes do Boavista, Helton Leite, para a próxima temporada. Mehdi Taremi e Helton Leite deverão ser reforços do …

Operação Marquês. Ivo Rosa não marca data de início do julgamento

O juiz de instrução Ivo Rosa optou por não marcar data de início do julgamento dada a complexidade do processo da Operação Marquês. O anúncio foi feito no final do debate instrutório, esta sexta-feira. "É manifesta …

Bolsonaro veta obrigatoriedade do uso de máscaras em lojas e igrejas

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, vetou hoje parte de uma lei que estipulava o uso obrigatório de máscaras em órgãos públicos, lojas, indústrias, templos religiosos e locais fechados em que haja concentrações de pessoas. O …

Benfica insiste em Jorge Jesus e está disposto a esperar pelo treinador

Jorge Jesus continua a ser a principal ambição de Luís Filipe Vieira para o cargo de treinador do SL Benfica. Tanto que o presidente das 'águias' mostra-se disponível para esperar. Não é segredo para ninguém que …

Wigan declara falência devido à covid-19. Há sete anos venceu a Taça de Inglaterra

O Wigan Athletic declarou falência, esta quarta-feira, apenas um mês depois de um consórcio de Hong Kong ter assumido o clube. Em causa está o impacto económico que a pandemia de covid-19 teve nas contas …

China parece ter controlado segunda vaga de coronavírus em 21 dias, sem registar mortes

A China parece ter controlado a segunda vaga de covid-19 após um surto que começou num mercado de Pequim, em junho, e que levou a pelo menos 328 novos casos e ao encerramento parcial da …