Campolide autoriza estacionamento pago em cima do passeio

Michael Coghlan / Flickr

A Câmara Municipal de Lisboa e a Junta de Freguesia de Campolide esclarecem que a medida é temporária, enquanto é construído um parque de estacionamento.

Em quatro ruas da freguesia de Campolide, em Lisboa, e permitido estacionar no passeio. Os lugares, que são pagos, foram marcados pela EMEL, a empresa que gere o estacionamento na capital, com o aval da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal.

André Couto, presidente da Junta de Freguesia de Campolide, adianta que a medida é provisória e que foi pedida pelos próprios moradores de modo a fazer face aos problemas de estacionamento que ameaçam agravar-se nos próximos tempos, devido às obras que vão cortar lugares de parqueamento.

“Esta solução saiu de uma reunião participativa entre a população, a EMEL, a Junta e a Câmara Municipal. A alternativa era cortar metade dos lugares de estacionamento, a população pediu que fosse encontrada outra solução”, acrescenta, citado pelo Diário de Notícias.

O autarca socialista diz ainda que estão em curso duas obras que vão retirar lugares de estacionamento aos moradores: a requalificação de várias ruas e a construção de um parque estacionamento em altura na rua General Taborda.

Por outro lado, justifica, o “cenário anterior eram os carros a ocupar o passeio todo”, pelo que a colocação dos pilaretes “protege a circulação pedonal”, uma vez que “acaba por delimitar melhor o espaço de cada um, as pessoas não têm que ir para a estrada”.

“Compreendemos que possa haver alguma preocupação, também achamos que esta não é a solução ideal, é a solução possível“, argumenta o presidente da junta.

A Câmara de Lisboa corrobora a natureza provisória desta medida. Fonte oficial acrescenta ainda que a EMEL “vai criar um parque de estacionamento na Rua Ator Taborda, com mais 60 lugares exclusivos para residentes, sendo esta situação permitida apenas enquanto esse parque não estiver concluído”.

Tal como refere André Couto, a Câmara Municipal afirma que a situação de estacionamento era mais grave anteriormente, antes da entrada da EMEL na freguesia. “A introdução temporária dos pilaretes a delimitar o espaço para peões foi feita com recurso a medições, garantindo sempre um mínimo de 90 centímetros, para permitir a passagem de cadeiras de rodas“, acrescenta a mesma fonte.

Ao mesmo jornal, a EMEL respondeu que a criação destes lugares de estacionamento em cima do passeio foi “solicitada pela Junta de Freguesia de Campolide e devidamente autorizada pela Câmara Municipal de Lisboa”, com o “intuito de resolver a pressão do estacionamento na zona”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Flamengo chega a acordo com o Inter por Gabigol

Flamengo e Inter de Milão já chegaram a acordo para a transferência definitiva de Gabigol, jogador que esteve durante a última temporada na equipa brasileira por empréstimo. Segundo o portal brasileiro Globo Esporte, os dirigentes do …

Espanha quer "assaltar" o lugar de Centeno no Eurogrupo

Nadia Calviño, a número dois do Governo Espanhol, assume-se como favorita para assumir a presidência do Eurogrupo, caso o ministro das Finanças português, Mário Centeno, decida não entrar na corrida. A notícia é avançada esta terça-feira …

Dívidas de hospital de Lisboa travam compra de dois medicamentos para cancro

As dívidas do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, que inclui os hospitais de Santa Maria e Pulido Valente, levaram o Tribunal de Contas (TdC) a chumbar a compra de dois medicamentos para um cancro …

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões da Sonangol para uma empresa de Isabel dos Santos

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões das contas da petrolífera estatal Sonangol no private banking do Eurobic, em Lisboa, para uma empresa de Isabel dos Santos, avança o Correio da Manhã esta terça-feira. …

Livro de John Bolton pode prolongar julgamento de Donald Trump

  Ao segundo dia de defesa dos advogados da Casa Branca no julgamento do impeachment de Donald Trump, caiu uma "bomba" no Senado. O livro escrito por John Bolton, ex-conselheiro de segurança nacional do Presidente dos …

Afinal, Bruno Fernandes pode rumar ao Barcelona (e fazer escala no Valência)

Afinal, o futuro do internacional português Bruno Fernandes pode passar por Espanha e não por Inglaterra, onde foi dado como quase certo. O negócio envolve dois emblemas espanhóis e o avançado ex-Benfica Rodrigo Moreno. De …

Coronavírus já matou 106 pessoas na China. E já chegou à Alemanha

A China elevou para 106 o número de mortos causados pelo coronavírus e o número de infetados já chegou aos quatro mil. Esta segunda-feira, confirmou-se um caso na Alemanha, sendo agora o segundo país da …

Iniciativa Liberal quer privatizar CGD, TAP e RTP

O Iniciativa Liberal quer privatizar a Caixa Geral de Depósitos, a TAP e a RTP. Esta segunda-feira, no Parlamento, o deputado único João Cotrim Figueiredo defendeu ainda a redução do IVA na eletricidade para uma …

PSD convidou BE e PCP para negociar. Teme-se uma "perigosa" coligação negativa no IVA da luz

O PSD está disponível para "conversar" com a esquerda parlamentar para negociar uma solução que permita baixar o IVA da eletricidade. A garantia foi dada por um dos coordenadores do processo orçamental do PSD, Duarte Pacheco, …

Cientistas fazem múmia de 3.000 anos "falar" (e já a podemos ouvir)

Uma equipa de cientistas recriou o som da voz de um antigo padre egípcio com a ajuda de uma múmia com três mil anos e usando uma combinação de tomografias computadorizadas, impressão 3D e uma laringe …