/

O campo magnético de Marte palpita misteriosamente (mas só durante a noite)

A sonda Mars InSight da NASA observou pulsos noturnos misteriosos no campo magnético do Planeta Vermelho que podem durar até duas horas.

De acordo com o National Geographic, a equipa da sonda InSight divulgou diversos resultados novos na reunião da European Planetary Science Congress and the American Astronomical Society. Os resultados incluem medidas do campo magnético de Marte e nova evidências de água líquida debaixo da superfície marciana.

O InSight foi lançado e pousou em 2018 com três instrumentos científicos planetários, bem como instrumentos auxiliares como o magnetómetro, o primeiro usado em Marte. Uma equipa liderada por Christopher Russell, da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, analisou dados do magnetómetro, descobrindo que a área de pouso do InSight possui um forte campo magnético, que correntes elétricas viajam através da porção ionizada da atmosfera do planeta e que, ocasionalmente, o campo magnético pulsa à noite.

Estes pulsos podem durar até duas horas e são mais fortes na direção norte, de acordo com o resumo da conferência, citado pelo Gizmodo. Os pulsos em si não são estranhos, de acordo com o relatório da NatGeo, mas o facto de apenas acontecerem perto da meia-noite é. Os cientistas ainda não têm uma explicação para os pulsos, mas esperam usar estas medidas para entender as diferenças entre os campos magnéticos da Terra e Marte.

Quanto às evidências de água em Marte, os cientistas usaram o magnetómetro para encontrar uma região profunda e condutora abaixo da superfície marciana, de acordo com a NatGeo. Porém, ainda são necessários mais estudos antes da identificação conclusiva dessa região e nenhum desses dados foi ainda analisado por pares.

O InSight está a recolher dados há menos de um ano e acabou de acordar da conjunção solar, por isso ainda há muito mais para a sonda descobrir e aprender.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.