O campo magnético de Marte palpita misteriosamente (mas só durante a noite)

A sonda Mars InSight da NASA observou pulsos noturnos misteriosos no campo magnético do Planeta Vermelho que podem durar até duas horas.

De acordo com o National Geographic, a equipa da sonda InSight divulgou diversos resultados novos na reunião da European Planetary Science Congress and the American Astronomical Society. Os resultados incluem medidas do campo magnético de Marte e nova evidências de água líquida debaixo da superfície marciana.

O InSight foi lançado e pousou em 2018 com três instrumentos científicos planetários, bem como instrumentos auxiliares como o magnetómetro, o primeiro usado em Marte. Uma equipa liderada por Christopher Russell, da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, analisou dados do magnetómetro, descobrindo que a área de pouso do InSight possui um forte campo magnético, que correntes elétricas viajam através da porção ionizada da atmosfera do planeta e que, ocasionalmente, o campo magnético pulsa à noite.

Estes pulsos podem durar até duas horas e são mais fortes na direção norte, de acordo com o resumo da conferência, citado pelo Gizmodo. Os pulsos em si não são estranhos, de acordo com o relatório da NatGeo, mas o facto de apenas acontecerem perto da meia-noite é. Os cientistas ainda não têm uma explicação para os pulsos, mas esperam usar estas medidas para entender as diferenças entre os campos magnéticos da Terra e Marte.

Quanto às evidências de água em Marte, os cientistas usaram o magnetómetro para encontrar uma região profunda e condutora abaixo da superfície marciana, de acordo com a NatGeo. Porém, ainda são necessários mais estudos antes da identificação conclusiva dessa região e nenhum desses dados foi ainda analisado por pares.

O InSight está a recolher dados há menos de um ano e acabou de acordar da conjunção solar, por isso ainda há muito mais para a sonda descobrir e aprender.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

PSD. Só 15,8% dos militantes poderiam votar se eleições diretas fossem hoje

A dois meses das eleições diretas no PSD, há hoje perto de 17.000 militantes com quotas em dia, que podem ser pagas até 22 de dezembro, de acordo com informação disponibilizada online pelo partido. Se as …

Hong Kong: Reforço policial, Parlamento suspenso e escolas fechadas

O Parlamento de Hong Kong foi suspenso, esta quarta-feira, e a segurança foi reforçada na cidade e nos campus universitários, com as escolas a fecharem num momento em que prosseguem os confrontos entre manifestantes e …

Debate quinzenal: Políticas de rendimento, Rio ao ataque com o lítio e a primeira vitória dos pequenos

Os debates quinzenais com o primeiro-ministro regressam esta quarta-feira. António Costa vai abrir o debate com uma intervenção sobre "políticas de rendimento", mas as atenções estão centradas na primeira vitória dos pequenos partidos. As políticas de …

Governo vai propor 635 euros para salário mínimo em 2020. Proposta não agrada patrões

Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, vai apresentar esta quarta-feira na Concertação Social a proposta de aumento para o salário mínimo nacional para 2020, com uma atualização de 35 euros. Esta quarta-feira, …

Novo alvo do Sporting consumia e traficava droga (e tentaram matá-lo seis vezes)

Michael, jogador de 23 anos do Goiás, é alvo do Sporting já neste mercado de transferências de inverno. O brasileiro teve uma adolescência marcada pelo consumo e tráfico de drogas. Aos 23 anos de idade, Michael …

O misterioso monstro Tully acabou de ficar ainda mais misterioso

Uma nova investigação desmente um anterior estudo que argumentava que Tully era um vertebrado. A verdadeira natureza desde "monstro" continua um mistério para a comunidade científica. De vez em quando, os cientistas descobrem fósseis que são …

Vítor Pereira condenado a oito meses de prisão com pena suspensa

O treinador português foi condenado, esta terça-feira, a oito meses de prisão com pena suspensa, na Grécia, por incitamento à violência. Vítor Pereira foi condenado pela justiça grega a oito meses de prisão, com pena suspensa, …

Hospital da Cruz Vermelha pode vir a ser vendido à Santa Casa da Misericórdia

A Cruz Vermelha Portuguesa quer vender o respetivo hospital, em Lisboa, e a Santa Casa da Misericórdia da capital está interessada na aquisição. A Cruz Vermelha acredita que a venda pode acontecer até ao final do …

Tribunal de recurso absolve Benfica de jogo à porta fechada

O Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa absolveu o Benfica das penas de disputar um jogo à porta fechada e do pagamento de uma multa de 56.250 euros, pelo seu relacionamento com grupos organizados de …

Senadora da oposição declara-se Presidente interina da Bolívia. Morales fala no “golpe mais matreiro e nefasto da história”

A senadora da oposição Jeanine Áñez assumiu esta terça-feira a Presidência interina da Bolívia, depois da renúncia de Evo Morales, numa sessão parlamentar que decorreu sem a presença de representares do Movimento para o Socialismo. Segundo …