Campeã europeia Itália relegada para o play-off de acesso ao Mundial 2022. Inglaterra e Suíça apuradas

Mark Marlow / EPA

O guarda-redes italiano Gianluigi Donnarumma

O guarda-redes italiano Gianluigi Donnarumma depois do empate com a Irlanda do Norte

Inglaterra, campeã em 1966, e Suíça garantiram, esta segunda-feira, o apuramento para o Mundial 2022, com Itália, atual campeã europeia, a ser relegada para o play-off.

Com a goleada sobre San Marino (10-0), Inglaterra, quarta classificada na última edição em 2018, garantiu a sétima presença consecutiva em Mundiais, terminando o Grupo D invicta, com oito vitórias e dois empates.

O conjunto dos ‘três leões’, que vai participar pela 16.ª vez num Mundial, somou 26 pontos, mais seis do que a Polónia, de Paulo Sousa, derrotada pela Hungria (2-1), mas que segue para o play-off.

A Suíça, que vai estar pela 12.ª vez em Mundiais, a quinta consecutiva, venceu a Bulgária, por 4-0, e garantiu assim a vitória no Grupo C, com 18 pontos, mais dois do que a atual campeã europeia Itália, que empatou na Irlanda do Norte (0-0).

Os transalpinos, quatro vezes campeões mundiais (1934, 1938, 1982 e 2006), só conseguiram quatro vitórias e quatro empates e vão agora ter de ultrapassar o play-off para evitar uma segunda ausência consecutiva em Mundiais.

Apesar de a sua equipa não se ter conseguido qualificar já para o Mundial, o selecionador italiano Roberto Mancini mantém-se confiante de que isso irá acontecer.

“Vamos vencer os play-offs, vamos ao Mundial e se calhar até o ganhamos, quem sabe. Estamos com muita dificuldade em fazer golos. É uma pena, deveríamos ter fechado o grupo mais cedo. Não marcámos dois penáltis nos jogos decisivos com a Suíça, agora temos de procurar o nosso melhor futebol outra vez”, disse o selecionador à imprensa italiana, citado pela Renascença.

Quais serão os adversários de Portugal?

Segundo explica a mesma rádio, os jogos desta segunda-feira não trouxeram grandes novidades sobre quem poderá Portugal enfrentar na primeira ronda do play-off, que irá acontecer em março do próximo ano. As dúvidas só se irão dissipar esta terça-feira com os jogos que faltam disputar.

Escócia, Macedónia do Norte, Turquia/Noruega/Países Baixos, Finlândia/Ucrânia, Áustria ou República Checa são os adversários possíveis para Portugal na primeira ronda.

A campeã europeia Itália junta-se à seleção portuguesa nos cabeças de série, o que significa que poderá ser adversária de Portugal apenas no jogo final do play-off. A estas equipas juntam-se Rússia, Suécia, País de Gales e Polónia.

No sorteio dos play-offs, marcado para o próximo dia 26 de novembro, as seleções vão ser divididas em três “caminhos” de quatro equipas e em cada qual serão jogadas meias-finais e final, com o vencedor de cada um a qualificar-se para a fase final: três, de 12 seleções.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.