Campanha “Papel por Alimentos” do Banco Alimentar já permitiu angariar 500 milhões

A campanha ‘Papel por Alimentos” já recolheu mais de 5.000 toneladas de papel, num valor de 500 milhões de euros que foi convertido em bens alimentares, anunciou hoje a Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares.

O valor angariado desde o início da campanha, dezembro de 2011, permitiu comprar 203 mil litros de leite, 143 mil latas de salsichas, 142 mil latas de atum, 54 mil litros de óleo e 16 mil litros de azeite, refere a federação em comunicado.

A campanha, desenvolvida em parceria com uma empresa de recolha e recuperação de desperdícios, tem como objetivo incentivar a população a trocar papel usado por alimentos.

Por cada tonelada de papel recolhido é entregue o equivalente a 100 euros em alimentos de diversa natureza.

Para a presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares, Isabel Jonet, “o sucesso desta campanha mede-se pela sua grande capacidade de mostrar que um produto que parece não ter qualquer valor e que vai quase sempre para o lixo depois de utilizado, pode ser convertido em alimentos”.

Segundo o Banco Alimentar, a campanha integra-se “num ideal mais vasto de sensibilização para a importância do papel de cada pessoa na sociedade e para a possibilidade de recuperar e reutilizar coisas que parecem não ter valor”.

Pretende envolver as instituições que diariamente se abastecem nos Bancos Alimentares e os voluntários que colaboram, mas também todas as pessoas e entidades que se queiram associar, nomeadamente a administração pública e local.

Esta campanha tem permitido incentivar o voluntariado, porque todo o papel recolhido tem de ser depositado pelos doadores nas instalações do Banco Alimentar Contra Fome da sua região, explica a federação.

A campanha tem também “uma ambição de mudança de mentalidades e atitudes”.

Para o efeito, foram produzidos toalhetes de refeição, através dos quais se pretende difundir a ideia de que é possível ser solidário se se tiver atenção à possibilidade de doar ou reciclar bens que, à primeira vista, parecem não ter valor, neste caso o papel já utilizado.

Para chegar aos mais jovens, foram colocados toalhetes de refeição com esta mensagem em cantinas de universidades e escolas.

O Banco Alimentar Contra a Fome apoia diariamente 2.221 instituições de solidariedade social em território nacional, que, por sua vez, ajudam 378 mil pessoas.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.