/

Campanha de Costa tentou comprar “posts favoráveis” no blogue Pipoca Mais Doce

A campanha de António Costa terá tentado comprar posts favoráveis ao futuro primeiro-ministro em vários blogues de lifestyle durante as primárias do PS, no verão de 2014.

A notícia é adiantada pelo Observador, que afirma que Ana Garcia Martins – a autora do blogue “A Pipoca Mais Doce” e outros bloggers foram contactados para escrever textos positivos sobre Costa que, na altura, disputava com António José Seguro a nomeação como candidato socialista para primeiro-ministro.

A Portugal Telecom (PT) confirmou ao jornal que o Sapo – a plataforma onde estão alojados os blogues – fez realmente essa proposta a vários bloggers, mas destaca que teve apenas o papel de intermediário. Por questões de sigilo profissional, a empresa não revelou qual a “agência de meios” que fez o pedido em nome da campanha de António Costa.

“O Sapo faz a gestão comercial de alguns blogues nacionais, sendo apenas responsável pelo encaminhamento dos pedidos que chegam via anunciantes e agências de meios”, explicou fonte oficial da PT, sublinhando que a plataforma “não tem qualquer responsabilidade na tomada de decisão do que é solicitado”.

No entanto, os dois responsáveis pela comunicação na campanha de Costa, Maria Rui e Duarte Moral, não adiantam qualquer informação sobre o assunto.

“Digam-nos quem foi a pessoa que falou em nome da campanha para podermos responder”, afirmaram ao Observador.

Já Ana Garcia Martins, a autora do blogue “A Pipoca Mais Doce”, confirmou ao jornal que foi contactada, mas não aceitou o convite porque “não fazia sentido”.

“Nessa altura, o Sapo contactou-me a mim e a outros bloggers para que fizéssemos um post favorável a António Costa. Contactaram-me da mesma forma que me contactam quando há uma marca interessada, mas neste caso disseram que a campanha de António Costa estava interessada”, adiantou.

“É diferente dar opinião sobre um produto ou uma marca, ou estar a pronunciar-me sobre um partido, uma campanha ou uma pessoa“, destacou a blogger, sublinhando que não recusou “por ser António Costa”, porque “recusaria qualquer outro”.

Outra fonte do Sapo confirmou ao Observador que a empresa foi contactada a pedido da equipa do então candidato a secretário-geral do PS para fazer a proposta aos bloggers “no sentido de fazerem post a favor de António Costa”.

“Achámos que esse contacto devia ser feito diretamente com os bloggers, mas aceitámos fazer a ponte e sondar os nossos bloggers” destacou a fonte, explicando ainda que “o grande interesse era mesmo A Pipoca Mais Doce, pelo público a que chegava”.

De acordo com o Observador, se o pedido de publicações favoráveis fosse feito em eleições legislativas seria ilegal. O artigo 72.º da Lei Eleitoral da Assembleia da República, referente a “publicidade comercial”, estabelece que “a partir da publicação do decreto que marque a data das eleições é proibida a propaganda política feita direta ou indiretamente através dos meios de publicidade comercial”.

Apesar de as primárias do PS não seguirem estas regras, este tipo de atividades pode ser investigado porque os gastos foram englobados nas contas anuais do ano de 2014 do PS, passando a estar sob o controlo da Entidade das Contas, que funciona junto do Tribunal Constitucional.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.