Campanha anticorrupção na China atingiu mais de 100 gestores públicos

SFT HQ / Flickr

Campanha de uma organização de direitos humanos pela detenção de Zhou Yongkang, 72 anos, ex-membro do Comité Permanente do Politburo do Partido Comunista Chinês

Campanha de uma organização de direitos humanos pela detenção de Zhou Yongkang, 72 anos, ex-membro do Comité Permanente do Politburo do Partido Comunista Chinês

Mais de uma centena de executivos de empresas estatais chinesas, o setor económico oficialmente dominante do país, foram investigados por suspeitas de corrupção desde o início do ano passado, disse hoje a imprensa oficial.

Quase metade dos 115 suspeitos trabalhava na área da energia, engenharia, manufatura e construção, indicou o China Daily, citando a Comissão Central de Controlo e Disciplina do Partido Comunista Chinês (PCC).

Os restantes estavam ligados às telecomunicações, transportes, finança, media, minas, bebidas e tabaco.

Um dos mais proeminentes executivos investigados, em abril passado, foi Wang Tianpu, presidente da maior refinaria petrolífera da Asia, a China Petroleum & Chemical Corporation (Sinopec).

Wang Tianpu, 53 anos, dirigia a Sinopec desde 2005.

A campanha anticorrupção em curso na China, lançada depois de o atual Presidente chinês, Xi Jinping, ter assumido a chefia do PCC, em novembro de 2012, é considerada a mais drástica e persistente da última década.

Dezenas de quadros dirigentes com a categoria de vice-ministro ou superior, entre os quais um antigo chefe da Segurança Zhou Yongkang, foram detidos.

Ex-membro do Comité Permanente do Politburo, a cúpula do poder, Zhou Yongkang é o mais alto líder chinês preso por corrupção desde a fundação da República Popular da China, em 1949.

Jiang Jiemin, ex-presidente da SASAC, o organismo que coordena as cerca de 120 grandes empresas estatais diretamente tuteladas pelo Governo chinês, está também preso.

Mais de trinta oficiais superiores das Forças Armadas, entre os quais um ex-vice-presidente da Comissão Militar Central, Xu Caihuo, entretanto falecido, foram igualmente afastados por corrupção.

O combate à corrupção é assumido pela liderança chinesa como “uma luta de vida ou de morte” para a credibilidade do PCC e a sua permanência no poder.

Trata-se também de uma das principais fontes de insatisfação popular, a par da poluição e das crescentes desigualdades sociais.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Segunda vítima mortal nos protestos de Hong Kong. Xi Jinping condena manifestações

O quarto dia consecutivo de protestos ficou marcado pela morte de um homem de 70 anos. Esta é a segunda vítima mortal desde o início das manifestações em Hong Kong. De acordo com a imprensa internacional, …

Governo prepara dois novos escalões de IRS para a classe média

O primeiro-ministro afirmou esta quinta-feira que o objetivo do Governo no próximo Orçamento é dar “um primeiro passo” para conferir uma maior progressividade no IRS e diminuir o peso deste imposto sobre os vencimentos da …

Dois procuradores do caso Tancos vão sair do DCIAP

Os procuradores Vítor Magalhães e João Valente, da equipa que investigou o caso Tancos, vão sair do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) no âmbito do movimento de magistrados do Ministério Público (MP), …

Cerca de 40% dos hospitais têm ruturas diárias de medicamentos

Os preços "excessivamente baixos dos medicamentos genéricos" são a causa mais importante identificada pelos hospitais para as ruturas de fornecimento. Quase 40% dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) indicam ter diariamente ruturas no fornecimento …

Secretário de Estado: despenalizações como a que absolveu o Benfica vão terminar. "Será inapelável"

João Paulo Rebelo assegurou que a entrada em vigor da lei de combate à violência no desporto evitará situações como a que levou à recente anulação do castigo imposto ao Benfica. O secretário de Estado da …

Morales quis dialogar. Presidente interina da Bolívia mandou-o calar-se

O ex-Presidente Evo Morales ofereceu-se para regressar à Bolívia para "ajudar a pacificar o país, não para ser candidato", mas Jeanine Añez, que assumiu a presidência interina do país, respondeu que Morales não pode participar …

Cientistas reconstruiram a cara mutilada de uma guerreira Viking

Um esqueleto encontrado num cemitério Viking em Solør, na Noruega, tinha sido identificado como sendo de uma mulher há vários anos, mas os especialistas não tinham a certeza se tinha sido verdadeiramente uma guerreira. Agora, a …

Banco de Portugal vai pagar ao Estado valor recorde em dividendos em 2020

O Banco de Portugal deverá pagar ao Estado cerca de 550 milhões de euros em dividendos em 2020. Este é o montante que está em cima da mesa, mas ainda é prematuro calcular o valor. A remuneração …

Governo aprova salário mínimo de 635 euros para 2020

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira o aumento do salário mínimo para 635 euros a partir de janeiro de 2020, medida que o Governo estima que poderá abranger 720 mil trabalhadores, foi anunciado. Em conferência …

A Igreja Católica medieval moldou a sociedade ocidental (e deu à luz europeus "estranhos")

As pessoas do Ocidente são psicologicamente diferentes de todas as outras pessoas do mundo. Estudos globais descobriram que os europeus ocidentais e os seus descendentes tendem a ser mais individualistas, menos conformistas e confiam mais …