Campanha anticorrupção na China atingiu mais de 100 gestores públicos

SFT HQ / Flickr

Campanha de uma organização de direitos humanos pela detenção de Zhou Yongkang, 72 anos, ex-membro do Comité Permanente do Politburo do Partido Comunista Chinês

Campanha de uma organização de direitos humanos pela detenção de Zhou Yongkang, 72 anos, ex-membro do Comité Permanente do Politburo do Partido Comunista Chinês

Mais de uma centena de executivos de empresas estatais chinesas, o setor económico oficialmente dominante do país, foram investigados por suspeitas de corrupção desde o início do ano passado, disse hoje a imprensa oficial.

Quase metade dos 115 suspeitos trabalhava na área da energia, engenharia, manufatura e construção, indicou o China Daily, citando a Comissão Central de Controlo e Disciplina do Partido Comunista Chinês (PCC).

Os restantes estavam ligados às telecomunicações, transportes, finança, media, minas, bebidas e tabaco.

Um dos mais proeminentes executivos investigados, em abril passado, foi Wang Tianpu, presidente da maior refinaria petrolífera da Asia, a China Petroleum & Chemical Corporation (Sinopec).

Wang Tianpu, 53 anos, dirigia a Sinopec desde 2005.

A campanha anticorrupção em curso na China, lançada depois de o atual Presidente chinês, Xi Jinping, ter assumido a chefia do PCC, em novembro de 2012, é considerada a mais drástica e persistente da última década.

Dezenas de quadros dirigentes com a categoria de vice-ministro ou superior, entre os quais um antigo chefe da Segurança Zhou Yongkang, foram detidos.

Ex-membro do Comité Permanente do Politburo, a cúpula do poder, Zhou Yongkang é o mais alto líder chinês preso por corrupção desde a fundação da República Popular da China, em 1949.

Jiang Jiemin, ex-presidente da SASAC, o organismo que coordena as cerca de 120 grandes empresas estatais diretamente tuteladas pelo Governo chinês, está também preso.

Mais de trinta oficiais superiores das Forças Armadas, entre os quais um ex-vice-presidente da Comissão Militar Central, Xu Caihuo, entretanto falecido, foram igualmente afastados por corrupção.

O combate à corrupção é assumido pela liderança chinesa como “uma luta de vida ou de morte” para a credibilidade do PCC e a sua permanência no poder.

Trata-se também de uma das principais fontes de insatisfação popular, a par da poluição e das crescentes desigualdades sociais.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Parasitas": O Melhor Filme dos Óscares chega à televisão

Parasitas vai passar na televisão esta sexta-feira (3), às 21h30, no canal TVCine Top. A produção de Bong Joon-ho angariou, nesta última award season, inúmeras nomeações, tendo sido Palma de Ouro no Festival de Cinema …

Países entram numa "guerra secreta" por ventiladores, admite agente da Mossad

Muitos países estão a utilizar os seus serviços de informações para a compra de material de saúde encomendado por outros, sobretudo ventiladores, para enfrentar a crise do novo coronavírus, disse um agente da Mossad, encarregado …

Pessoas que espalham ódio na Internet tendem a ser psicopatas

Os utilizadores da Internet que publicam comentários de ódio sobre outras pessoas tendem a ter traços psicopáticos. Por outro lado, os cientistas não encontraram uma correlação entre essa prática e narcisismo ou maquiavelismo. Estes utilizadores são …

Polícia britânica tingiu de negro uma lagoa azul para afastar visitantes

A Polícia britânica decidiu tingir de negro uma lagoa azul muito procurada na região de Derbyshire, visando assim afastar os visitantes e fazer com que estes cumpram o isolamento social exigido pelas autoridades para travar …

A maior cascata do Equador desapareceu repentinamente

A maior cascata do Equador, com cerca de 150 metros, desapareceu repentinamente por causa de uma dolina. Investigadores ainda não sabem se esta apareceu por causas naturais ou humanas. Em fevereiro, a cascata de San Rafael, …

Aprovada descida de 3% na eletricidade no mercado regulado

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aprovou uma descida do preço da tarifa aplicada no mercado regulado de cinco euros por megawatt/hora (MWh). Contas feitas, trata-se de uma redução de aproximadamente 3% no total …

Turquemenistão proibiu o uso da palavra "coronavírus"

Enquanto o mundo luta para conter a propagação da pandemia de covid-19, no Turquemenistão os cidadãos podem ser presos só por dizerem a palavra "coronavírus". De acordo com a rádio NPR, que cita a organização não …

EDP oferece desconto de 20% a profissionais e organizações de saúde

Face à pandemia de covid-19, a EDP vai oferecer um desconto de 20% na fatura da eletricidade a profissionais e organizações de saúde, anunciou esta quarta-feira a empresa liderada por António Mexia em comunicado. “A …

Bill Gates deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia

Num artigo publicado no jornal norte-americano Washington Post, o fundador da Microsoft, Bill Gates, deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia de covid-19, que já fez 43 mil mortes em todo o …

Comissão de Trabalhadores da TAP pede nacionalização da companhia

A Comissão de Trabalhadores (CT) da TAP reforçou esta quarta-feira o apelo para que a transportadora “se torne 100% pública”, depois de a empresa ter anunciado o lay-off da maioria dos trabalhadores, segundo um comunicado. No …