Recuperadas câmaras perdidas por exploradores no glaciar de Yukon há 85 anos

Uma expedição recuperou câmaras perdidas por dois famosos exploradores no glaciar de Yukon, no Canadá, há 85 anos. Até restos de um bife T-bone encontraram.

Em 1937, os famosos exploradores Bradford Washburn e Robert Bates visitaram o deserto de Yukon, no noroeste do Canadá, para escalar o Monte Lucania. Os problemas começaram logo desde início.

O glaciar Walsh, onde a sua expedição ia começar, ficou coberto de lama e cheio de fendas devido ao mau tempo que se fez sentir, detalhou Washburn na revista científica The Alpine Journal.

As más condições impossibilitaram um voo para sair do glaciar, obrigando os exploradores a caminhar mais de 160 quilómetros até porto seguro. A dura jornada obrigou a que descartassem algum do peso extra que carregavam, escreve o The New York Times.

Entre o material deixado para trás estavam câmaras fotográficas, que Washburn planeava ir buscar de volta um ano depois, mas acabou por nunca o fazer.

Esta quinta-feira, uma expedição recuperou as câmaras de Washburn, 85 anos depois. As câmaras foram encontradas quase 20 quilómetros para lá do sítio que foram inicialmente deixadas, detalham os exploradores num comunicado divulgado esta quinta-feira.

“Aquele momento em que vimos o equipamento que era indiscutivelmente deles [foi] tão surreal e válido em tantos sentidos”, disse o esquiador profissional Griffin Post, à revista PEOPLE. “Houve tanto ceticismo nos últimos 18 meses”.

Post soube das câmaras pela primeira vez enquanto lia Escape from Lucania, de David Roberts, um livro de 2002 que detalhava a expedição de Washburn e Bates em 1937.

A tarefa de recuperar as câmaras, 85 anos depois, foi tudo menos fácil. Para tal, recrutaram Dorota Medrzycka, uma glaciologista que fez estimativas sobre onde Washburn e Bates abandonaram os seus equipamentos. Ainda assim, as suas duas primeiras expedições não tiveram sucesso.

Medrzycka viria a salvar as ambições da equipa, após observar anomalias no gelo que sugeriam que dois “surtos” tinham feito com que o glaciar Walsh se movesse mais rapidamente do que tinha previsto anteriormente.

A glaciologista fez os ajustes necessários nas suas estimativas e, por fim, levou Post e companhia ao material de Washburn e Bates. Por muito pouco, no entanto. Post disse à revista PEOPLE que encontraram as câmaras apenas uma hora antes de um helicóptero chegar para os levar de volta.

Segundo o The New York Times, a equipa de expedição encontrou várias câmaras de Washburn, incluindo uma câmara de obturador aéreo Fairchild F-8, duas câmaras cinematográficas com película, um modelo de câmara DeVry “Lunchbox” e uma Bell & Howell Eyemo 71.

Além das câmaras, encontraram ainda equipamento de escalada, barracas e utensílios de cozinha e restos de comida, incluindo parte de um bife T-bone.

“Em primeiro lugar, era tão improvável encontrar o material depois de 85 anos”, disse Post ao jornal norte-americano. “Sim, é improvável que parte das películas sejam recuperáveis – mas talvez sejam”.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.