Câmara readmitiu funcionário que desviou 61 mil euros da autarquia

18

Município de Montalegre / Facebook

O presidente da Câmara de Montalegre, Orlando Alves

A Câmara Municipal de Montalegre, em Vila Real, readmitiu um funcionário que desviou mais de 60 mil euros dos cofres da autarquia, segundo concluiu o inquérito que lhe foi aberto.

O caso é contado pelo jornal Público que refere que o ex-presidente da comissão política concelhia do PS de Montalegre, Pedro Madeiras, desviou, entre entre 2015 e 2016, mais de 61 mil euros da Câmara para as suas contas bancárias pessoais.

Pedro Madeira trabalhava como técnico superior na autarquia, com acesso à aplicação informática de contabilidade, apoderando-se de dinheiro relativo a prémios de seguros da autarquia, segundo refere o Público.

Terá ainda desviado 46 mil euros da Segurança Social e “cinco mil euros que a Câmara de Montalegre tinha atribuído à Associação Recreativa Cultural do Outeiro para aquisição de um imóvel para expandir as instalações”, frisa a mesma fonte.

O funcionário foi suspenso preventivamente de funções durante três meses, no seguimento do processo disciplinar de que foi alvo. Mas após esse período, foi de novo reintegrado na autarquia, embora em funções diferentes das que desempenhava.

Entretanto, ainda decorre o inquérito no âmbito da queixa-crime que foi apresentada contra ele no Ministério Público.

No processo interno aberto a Pedro Madeiras, o advogado da Câmara, que entretanto saiu de funções, considera que o comportamento do funcionário “tem de ser qualificado como culposo” e propõe o despedimento como sanção, segundo cita o Público.

Mas, em reunião do executivo, apenas um vereador dos sete eleitos votou a favor do despedimento.

O presidente da Câmara de Montalegre, Orlando Alves, do PS, pediu entretanto um parecer a um escritório de advogados do Porto sobre o eventual despedimento, não recorrendo ao advogado que a autarquia contratou por 36 mil euros por ano para a prestação de serviços jurídicos.

ZAP //

18 Comments

  1. 3000 euros por mês para a avença ao advogado para serviços jurídicos?
    Nao custava menos contratá-lo como funcionário público? (não ganham 3000 euros/mês)

    E o inquérito ainda está a decorrer??? O que é que demora tanto???

    • Ponham a mão nisto. Isto é uma cambada de ladrões xuxas. Se o Presidente readmitiu o gatuno, por favor ponham este larápio presidente no olho da rua. Por isso é que os falados aviões vieram carregados com emigrantes para votarem neste gatuno presidente. A justiça que ponha a mão nisto, imediatamente.

  2. Ponham a mão nisto. Isto é uma cambada de ladrões xuxas. Se o Presidente readmitiu o gatuno, por favor ponham este larápio presidente no olho da rua. Por isso é que os falados aviões vieram carregados com emigrantes para votarem neste gatuno presidente. A justiça que ponha a mão nisto, imediatamente.

  3. Os meio de comunicação estão todos comprometidos. Senão o escândalo que é esta situação nesta camara, poderia ser multiplicado milhares de vezes entre situações de decisões de presidentes, assessores, chefias e alguns técnicos em f publicas em toda a administração central, local, regional e empresas publicas. Milhares de milhões de euros dos nossos impostos que todos os anos são absorvidos por este sistema e alimentam uma pseudo elite de dirigentes, vogais e funcionários públicos que nunca trabalharam a sério na vida.

  4. Acho muito bem… READMITIDO JÁ. Na minha empresa o tribunal de trabalho não me deixou despedir um trabalhador que ROUBOU, e foi filmado a fazê-lo, 1.730 euros e simulou um assalto…… Estou aqui com o LADRÃO e não posso fazer nada…… Mas já me estou a habituar a isto, roubado por todo o lado……

      • Se te referes à minha origem, sou português, não vim da Mongolia. Quanto ao parvalhão, não vejas nos outros o que vês em ti. Se te referes à minha personalidade, desculpa, mas sou ateu e a gaja que mais me dá tesão é a tua.

  5. uma pinga de água comparado com o que Luís Filipe Menezes e Marco António Costa roubaram na câmara de Gaia e eles continuam a roubar sem que os incomodem.

  6. Pela minha parte acho muito bem que seja readmitido, este pelo menos já tem provas dadas em limpeza e assim ficará muito mais barato ao município um só a limpar do que uma cambada deles!.

  7. Isto é mau demais para pensar que vivemos num país de jeito e na plenitude da democracia!! Só dá para rir das “asneiras” que se vai vendo neste país e o mais grave é que é à descarada e no meio disto tudo ainda se safa!..só dá para rir, infelizmente…

  8. Então o Prof Marcelo (agora PR) diz que está tudo na maior. Este show do frio….Não era melhor criarem condições para que estes sem abrigo não necessitassem…não era mais barato alojarem por uns dias os desgraçados dos sem abrigo no Sheraton ou outros hotéis…claro não se fazia propaganda do regime; esta e outras cenas faz lembrar o tempo do SNI e daquelas exposições itenerantes de armas capturadas aos turras, fotos de pretos esfomeados, palhotas a arder, ….
    Foi operado correu bem, sorte para ele, há outros milhares de portugueses à espera de tratamento, não têm.
    Está a ser morto o Rio Tejo, em prol de uns mafiosos/financeiros mas, está tudo bem. Lembrem a economia que se desenvolve no e nas margens do Tejo; se for aniquilado houve durante uns tempos uns “correios das manhã” altamente financiados que até melhoraram o volume de exportações/crescimento económico.
    Temos umas gloriosas forças armadas que não são capazes de repatriar as cinzas daqueles que morreram para que agora tenhamos muitos generais e outros que tais mas, que estão de peito feito para as missões internacionais -será por amor à Pátria que a maioria estes nunca souberam o que é? será por amor às ajudas de custo? será para serem mostrados nas televisões a despedirem-se com beijos e abraços quando vão ou quando chegam de missões de 2 a 3 meses? sim porque furtarem em Tancos material de pequeno valor,como disse um patrício da Beira Alta, e que recuperaram junto com outro que os audazes armazenistas quiseram devolver (será que foi por escárnio e mal dizer)……..
    Pobre país de pouca gente nobre, entregue a uma corge de porcos que o que querem é aboberarem-se á beira de qualquer maceirão.
    Isto de pequenos furtos de milhares de €s, de raríssimas e outras aldrabices já está entranhado na mente de cada um; podemos revoltar-nos mas reclamamos à suprema justiça de quais rangeis…

  9. Não é novidade nenhuma.
    Façam inspeções a sério nas Câmaras Municipais do país todo e vão revelar uma realidade arrepiante!
    Talvez por isso é que não há inspetores suficientes, nem sanções dissuasoras aplicadas.
    Tudo boa gente…o Zé paga!

  10. Antes tinha-se algum cuidado com os compadrios, hoje são completamente descarados
    É sacar à tripa forra, quem mais saca é quem mais se safa.
    Bandidagem do pior, enfim…, é o Portugal que temos com este governo e este PR a dizer que está tudo na maior, mas provavelmente estão todos com o rabo preso, será?, talvez….

  11. claro que ninguém ia despedir o homem, provavelmente até foram eles que lhe pediram para redistribuir a massa. Levantar sigilo bancário já e verificar rendimentos desta gente.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.