Câmara de Oliveira de Azeméis pagou contas de concelhia do PSD, acusa Ministério Público

O Ministério Público (MP) deduziu esta quarta-feira acusação contra 68 arguidos no âmbito da operação “Ajuste Secreto”. Entre os acusados está o antigo autarca da Câmara de Oliveira de Azeméis Hermínio Loureiro, que é a figura central do processo e é acusado de 141 crimes.

Ao todo, são visados dez autarcas e ex-autarcas, bem como quatro clubes desportivos. São-lhes imputados crimes de corrupção passiva, corrupção ativa, peculato, abuso de poderes, tráfico de influências, falsificação de documentos, violação de segredo, participação económica em negócio e prevaricação.

Segundo a acusação dos procuradores do MP, citada pela agência Lusa, houve uso por parte de alguns arguidos, na Câmara de Oliveira de Azeméis, de montantes de fundos de maneio para pagarem os seus almoços e jantares e outros gastos pessoais, bem como as despesas com a sede concelhia de um partido político.

Esta quinta-feira o jornal Público avança com mais detalhes sobre o caso, dando conta de outros comportamentos impróprios que são imputados a Hermínio Loureiro.

Além do fundo de maneio da autarquia que terá sido utilizado para pagar as despesas do PSD, o diário elenca outras situações, como “disponibilizar antecipadamente a um candidato um exame que faz parte do processo de seleção para um lugar na função pública, traficar influências para arranjar um estágio para a filha de um amigo ou simular um contrato para pagar uma despesa com mais de cinco anos”, escreve o jornal.

Em causa estariam três fundos de maneio da câmara, que chegaram a ter um valor mensal de 2300 euros. Esta é a suspeita que mais imputações criminais rende a Hermínio Loureiro. São 60 crimes no total: 30 de peculato e 30 de falsificação de documento.

O Ministério Público sustenta que muitas das faturas – emitidas por empresários da restauração a pedido dos autarcas – que justificam a saída do dinheiro não tinham suporte real, escreve ainda o diário, sendo antes parte de um esquema para desviar verbas.

“Agindo sempre em conjugação de esforços e intenções, decidiram usar os montantes do fundo de maneio para benefício próprio, deles se apropriando, designadamente para o efeito de financiarem os seus almoços e jantares e outros gastos pessoais, bem como forma de financiar mensalmente, no valor de 300 euros, as despesas com a sede concelhia do PSD”, lê-se na acusação, a que o Público teve acesso.

O mesmo esquema terá continuado após a saída de Hermínio Loureiro, que é ainda vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol e do Comité Olímpico de Portugal. Segundo o Ministério Público, o antigo autarca mantinha poder e influência na autarquia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nicolas Bourbaki foi o maior matemático de sempre (mas nunca existiu)

Considerado como um dos maiores matemáticos de sempre, Nicolas Bourbaki não passava de um pseudónimo adotado por um grupo de grandes matemáticos, que revolucionou a matemática como a conhecemos. Nicolas Bourbaki está entre os maiores matemáticos …

No aquário do Tennessee, é uma enguia que acende as luzes da árvore de Natal

A enguia Miguel Wattson é a responsável pelo espírito natalício que se vive no Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos. O Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos, encontrou uma forma inusitada de celebrar esta época festiva: …

Há 34 anos, Diana dançou com Travolta. Agora, o seu vestido foi vendido por 261 mil euros

O vestido que a Princesa Diana usou para jantar na Casa Branca, em 1985, foi vendido por mais de 261 mil euros. O vestido azul que a Princesa Diana usou num jantar na Casa Branca, em …

Doentes crónicos com baixo nível de literacia em saúde recorrem mais às urgências

Os doentes crónicos e com um nível de literacia em saúde mais baixo utilizam mais vezes os serviços de urgência hospitalares e dos centros de saúde, bem como as consultas de medicina geral e familiar, …

Ártico viveu em 2019 o segundo ano mais quente em 119 anos

O Ártico viveu em 2019 o seu segundo ano mais quente desde 1900, de acordo com um relatório publicado na terça-feira, aumentando receios de degelo e aumento do nível da água. O Polo Norte está a …

Jardineiro encontra por acaso a obra mais procurada de Gustav Klimt. Estava no galeria onde foi roubada

Um funcionário da galeria de arte Ricci Oddi, na cidade italiana de Piacenza, encontrou por acaso a obra mais procurado do pintor austríaco Gustav Klimt. Estava na própria galeria, onde a obra terá sido roubada …

YouTube reforça políticas contra assédio online

O YouTube anunciou, esta quarta-feira, um conjunto de alterações às políticas que visam combater o assédio que existe na plataforma. O YouTube anunciou esta quarta-feira o reforço das suas políticas contra o assédio online, que preveem …

Deus bebé indiano vence caso em tribunal e reinvindica território sagrado

O Supremo Tribunal Indiano declarou Ram Lalla Virajman, um deus bebé, como o legítimo proprietário de Ayodhya, uma terra no norte da Índia considerada sagrada por muçulmanos e hindus. O tribunal decidiu que o Governo …

China usa comités partidários para manipular empresas estrangeiras

Em outubro, quando a Liga Norte-Americana de Basquetebol (NBA) tentou voltar atrás no apoio aos protestos em Hong Kong, foi criticada por se submeter ao regime autoritário da China. Mas são cada vez mais as …

Ângelo Rodrigues, Flamengo e Tinder. Os temas mais procurados pelos portugueses no Google

Ângelo Rodrigues, Flamengo, como saber onde votar, como funciona o Tinder e "Game of Thrones" estão entre os tópicos que os utilizadores portugueses do Google mais pesquisaram ao longo de 2019. Os dados são divulgados …