Câmara de Cascais disposta a dar casa de férias ao rei Juan Carlos

MartinPutz / wikimedia

Casa de Santa Maria com o Farol Santa Marta ao fundo em Cascais.

Casa de Santa Maria com o Farol Santa Marta ao fundo em Cascais.

O presidente da Câmara de Cascais admitiu que o município está disponível para colaborar com a casa real espanhola na compra ou cedência da Casa de Santa Maria para residência do rei emérito D. Juan Carlos.

A autarquia foi abordada “por pessoas próximas do rei emérito sobre a possibilidade” da utilização da Casa de Santa Maria, propriedade municipal, ao “nível da perspetiva cultural, da perspetiva do registo histórico, relacionado com os condes de Barcelona”, afirmou à Lusa Carlos Carreiras (PSD).

Segundo o autarca, que falava à margem da assinatura da aquisição pelo município do antigo hospital de Cascais, “houve a manifestação de vontade de aquisição”, mas a colaboração também pode passar pela cedência da Casa de Santa Maria para uma utilização de âmbito cultural.

O jornal espanhol ABC avançou, a 3 de outubro, que o município de Cascais tinha “oferecido a Don Juan Carlos uma residência de Verão na costa portuguesa” e que o rei emérito “ainda não tinha aceitado”.

Os condes de Barcelona, pais de Juan Carlos, “tiveram quatro locais de residência no concelho de Cascais”, principalmente no Estoril, mas para além das quatro propriedades privadas, “há uma relação histórica” do rei emérito também com a Casa de Santa Maria, o único património “que é municipal”, explicou o autarca.

“Seria para nós uma grande oportunidade de podermos reforçar esta nossa relação, não só com a família real espanhola, mas muito especialmente também no cumprimento da importância que tiveram os condes de Barcelona na história de Espanha, na história portuguesa e, naquilo que nos diz respeito, também na história do município”, frisou.

Apesar de considerar que a questão “está do lado de Espanha”, Carlos Carreiras notou que a opção da casa real pode passar quer pelos quatro imóveis privados, quer pela Casa de Santa Maria, projetada pelo arquiteto Raul Lino e que foi propriedade da família Espírito Santo, que apoiou os condes de Barcelona durante o seu exílio no Estoril.

O imóvel, que serviu de ponto de encontro das famílias reais europeias refugiadas desde o período da II Guerra Mundial, acabou por ser adquirido pelo município e funciona como espaço para exposições e eventos.

O presidente da autarquia vincou o interesse do município em reforçar a relação cultural e histórica com Espanha, uma das principais origens de turistas que visitam a vila, salientando a ligação já existente com a Fundação Duques de Soria.

“A última coisa que queremos é, de facto, não respeitar o que para nós representa esta relação que é também emocional, sentimental, para além de uma relação histórica com a casa real espanhola”, sublinhou Carlos Carreiras, que disse não querer adiantar mais pormenores para não prejudicar o processo com as autoridades espanholas.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. A estar correcta a notícia, é de perguntar se “dar” tem mesmo o sentido de oferecer gratuitamente. E se tem, é de perguntar também se em Portugal não haverá ninguém com mais legitimidade do que o rei Dom Juan para receber tal prenda.
    É que enquanto se procura ser magnânimo para com a realeza estrangeira, despreza-se a grandeza de portugueses que, voluntariamente ou obrigados, se entregaram à Pátria, defendendo como puderam e souberam, nos fins-do-mundo africanos, aquilo que lhes disseram que era Portugal.
    Mas esses, salvo os que carregam estrelas, passam ao lado do poder snobe, não existem, mesmo que lá por Cascais, ou em qualquer outro lugar cosmopolita, possa ainda haver vestígios deles, sobrevivendo à sombra do desamparo, em alguma soleira de porta condescendente…

RESPONDER

Depois da polémica, Hank Azaria deixa de dar voz a Apu dos "Simpsons"

O ator que dá voz à personagem indiana Apu Nahasapeemapetilon, da série "Os Simpsons", anunciou que vai deixar de o fazer, depois de vários anos de polémica. Segundo a BBC, Hank Azaria anunciou, este fim-de-semana, que …

"Parasite" vence prémio principal do Sindicato dos Atores dos EUA

O filme do realizador sul-coreano Bong Joon-ho venceu, no domingo, o prémio mais importante do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos (SAG), tornando-se o primeiro filme em língua estrangeira a receber tal distinção. A comédia negra …

Cientistas criam método inovador para tratamento de lesões agudas da pele

Investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) de Coimbra desenvolveram um método “inovador e sensível à luz”, que poderá ser útil no tratamento de lesões agudas da pele. Um grupo de investigadores do CNC …

Elon Musk quer enviar 10 mil pessoas a Marte até 2050

O CEO da Space X, Elon Musk, quer construir cem naves por ano e levar pelo menos dez mil pessoas a Marte até 2050, embora os protótipos das naves espaciais Starship ainda estejam sujeitos a …

Como será um iPhone daqui a um milhão de anos? Artista mostra o impacto de lixo eletrónico

https://vimeo.com/386000590 A exposição The World After Us: Imaging techno-aestethic futures tem instalações onde se pode ver a natureza a tomar conta de telemóveis, computadores, tablets e outros dispositivos, mostrando que dificilmente se desintegrarão nos próximos anos. Os …

Marca japonesa acusada de apropriação cultural por perucas de modelos

A marca japonesa Comme Des Garçons foi acusada de apropriação cultural devido às perucas usadas pelos seus modelos caucasianos num desfile na Paris Fashion Week, em França. De acordo com a BBC, as perucas com tranças …

Índia suspende a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop

As autoridades estatais do estado indiano de Maharashtra decidiram suspender a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop, que iria ligar as movimentadas cidades de Bombaim e Pune. O Governo local decidiu não avançar para …

Regina Duarte inicia "período de testes" na Secretaria da Cultura do Brasil

A atriz brasileira afirmou, esta segunda-feira, que iniciou um "período de testes" na Secretaria Especial da Cultura, pasta que foi convidada a liderar após a exoneração de um governante que parafraseou um discurso nazi. "Nós vamos …

Malásia devolve 150 contentores ilegais de lixo a países desenvolvidos

As autoridades da Malásia anunciaram, esta segunda-feira, que devolveram 150 contentores ilegais de lixo para os seus países de origem e afirmaram que não se querem tornar num "aterro sanitário" dos países desenvolvidos. Os países da …

Vietname contorna Huawei ao desenvolver tecnologia própria para o 5G

O maior grupo de telecomunicações do Vietname vai implementar este ano o 5G com recurso à sua própria tecnologia, contornando os chineses da Huawei, num sinal das implicações geopolíticas da rede de quinta geração. A empresa …