Câmara da Nazaré em risco de não conseguir assegurar salários e serviços

*starrynight1/ Flickr

-

A Câmara da Nazaré está em risco de não conseguir pagar vencimentos nem assegurar serviços públicos e o presidente já alertou o Governo para a necessidade de desbloquear urgentemente um apoio extraordinário para pagar dívidas.

“Basta acontecer uma retenção de verbas para que o risco de não conseguir pagar salários aos funcionários seja muito grande”, disse à agência Lusa Walter Chicharro (PS), presidente da câmara da Nazaré, um dos municípios mais endividados do país.

O município, conquistado ao PSD nas últimas autárquicas, tem uma dívida superior a 40 milhões de euros a que o executivo não consegue fazer face por não ter recebido qualquer fatia dos 20,5 milhões de euros candidatados ao PAEL (Programa de Apoio à Economia Local).

O processo, enviado a 18 de novembro de 2013, “continua preso à espera do visto prévio do Tribunal de Contas”, o que, segundo Walter Chicharro, tem levado a que o município não consiga “cumprir com os maiores credores”.

Num ofício enviado ao primeiro-ministro, ministra das Finanças e ao secretário de Estado da Administração local, o autarca alerta para o facto de a dívida de curto prazo ser “asfixiante”, com várias penhoras e injunções à autarquia.

Entre os credores estão a Caixa Geral de Aposentações, ADSE, Segurança Social e vários empreiteiros de obras, como os centros escolares, os recifes naturais e o teleférico.

À Aguas do Oeste (responsável pelo abastecimento de água), a câmara deve mais de cinco milhões de euros e à ValorSul (responsável pelo tratamento de resíduos) mais de 1,3 milhões.

“Qualquer uma destas empresas pode, a qualquer altura, recusar-se a prestar estes serviços públicos e essenciais devido ao assinalável acumular de dívida”, teme o presidente.

Não menos grave diz ser o risco de ter que “devolver verbas do QREN [Quadro de Referência Estratégica Nacional] por não conseguir concluir a execução financeira ”em projetos como os centros escolares ou os recifes, cujas verbas estão retidas até que sejam regularizadas as dívidas aos empreiteiros.

Daí o apelo de Walter Chicharro ao Governo para “viabilizar uma solução célere” que possibilite liquidar três milhões de euros do Serviço da Dívida, assegurar cinco milhões de euros para regularizar os projetos com financiamento externo e outros oito milhões para dívidas a empresas públicas e privadas.

Em resposta, relatou o presidente, o secretário de Estado da Administração Local, António Leitão Amaro, “mostrou compreensão e apontou um caminho dizendo claramente que o FAM (Fundo de Apoio Municipal) deverá ser promulgado brevemente e que, no dia seguinte, a Nazaré se poderá candidatar a um adiantamento de curto prazo, para pagar vencimentos e assegurar serviços públicos”.

A câmara está já “a fazer o levantamento exato da dívida que pode ser incluída neste apoio para avançar logo com o processo”, que possibilitará saldar dívidas e, nos casos em que já correm processos em tribunal, “negociar o pagamento imediato mediante algumas contrapartidas”, acrescentou.

Mas, até lá, a câmara “depende da boa vontade dos fornecedores para funcionar”, ressalva o autarca, que tem reduzido custos e tentado receber valores em dívida, mas ainda assim pouco reduziu na dívida a terceiros.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Teegarden B e C. Descobertos mais dois planetas que podem albergar vida

Cientistas de vários países identificaram mais dois planetas que consideram poder albergar vida, com climas temperados, semelhantes à Terra e que podem conter água líquida à superfície. A equipa da universidade alemã de Göttingen utilizou vários …

Ministério Público abre investigação a Juan Guaidó por corrupção

O Ministério Público da Venezuela anunciou a abertura de uma investigação penal contra Juan Guaidó por suspeita de corrupção relacionada com fundos para assistência a cidadãos venezuelanos na Colômbia. O anúncio foi pelo procurador-geral designado pela …

Cientistas descobrem no veneno de escorpião antibiótico contra tuberculose

Químicos no veneno podem combater estirpes resistentes da tuberculose e a bactéria causadora da pneumonia e septicemia. Veneno pode ainda travar o crescimento de células cancerígenas. Cientistas descobriram no veneno de escorpião antibióticos contra a tuberculose …

Câmara de Lisboa já cobrou 17 mil euros por trotinetas mal-estacionadas

A Polícia Municipal de Lisboa cobrou 17.145 euros em coimas por trotinetas mal-estacionadas, entre fevereiro e o início de junho, tendo removido 1.820 veículos do centro da cidade nos últimos cinco meses. "A verificação das infrações …

Berardo mostra-se "incrédulo com falta de memória" de Constâncio

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP) disse, esta terça-feira, que Joe Berardo mentiu no Parlamento sobre alegadas reuniões entre ambos. O empresário, por sua vez, mostra-se "incrédulo com a sua falta de memória". "Tudo isso é …

Marcelo diz que foi "sensato" não incluir pergunta sobre origem étnico-racial no Censos 2021

O Presidente da República considerou que foi uma decisão sensata não incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos, face ao debate gerado, embora a ideia fosse boa. "Acho que foi uma …

Esfinge gigante de Ramsés II vê a luz do dia ao fim de quase 100 anos

https://vimeo.com/343091742 Uma enorme esfinge do faraó egípcio Ramsés II viu finalmente a luz do dia, no passado dia 12 de junho, depois de ter sido recolocada através de um sistema monumental que a fez "flutuar" pelo …

Vai baixar o custo das chamadas para números começados por 707 e 708

A Anacom anunciou uma descida de 48% no preço máximo das chamadas de telemóvel para números começados por 707 e 708, e de 10% para telefone fixo. A decisão da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) de baixar os …

PSG abre a porta a Neymar (e o Barcelona não a fecha)

Depois de o eventual regresso de Neymar ao Barcelona ecoar na imprensa desportiva, o presidente do Paris Saint Germain, Nasser Al-Khelaifi quebrou o silêncio sobre o jogador brasileiro. Em entrevista à France Football, o presidente …

“Explosão suspeita” entre China e Coreia do Norte causou um sismo

Os serviços sismológicos chineses registaram um sismo de 1,3 graus de magnitude na escala de Richter às 19h38 locais (12h38 em Lisboa), na cidade chinesa de Hunchun, causado por uma “explosão suspeita”, disseram as autoridades …