“Não gastem energia”: calor a mais e eletricidade a menos no Japão

Kimimasa Mayama/EPA

Mãe e filho brincam com água, em Tóquio

Escassez de eletricidade no Japão. Temperaturas na capital não devem baixar dos 34 graus ao longo de toda esta semana.

As autoridades japonesas advertiram hoje para a escassez de eletricidade, quando o país regista temperaturas recordes e com a capital, Tóquio, a viver a mais curta estação das chuvas desde 1951.

“Pedimos que reduzam o consumo de energia ao início da noite”, numa altura em que as reservas de eletricidade se encontram em baixo na região metropolitana de Tóquio, declarou o secretário-geral adjunto do Governo nipónico, Yoshihiko Isozaki.

Ao mesmo tempo, o Governo japonês recomendou à população que se proteja do calor e evite insolações.

Temperaturas de 35ºC (Celsius) foram anunciadas durante o dia, na capital japonesa, onde os termómetros não deverão baixar dos 34ºC antes de domingo, de acordo com a Agência Meteorológica Japonesa (JMA).

A estação das chuvas deveria estar, neste altura, a decorrer em grande força na maior parte do território nipónico, mas a JMA já anunciou que terminou na segunda-feira na região de Kanto, onde se encontra Tóquio, no centro do país e em parte da ilha de Kyushu (sudoeste), estabelecendo também um recorde.

Esta foi uma das mais curtas estações das chuvas, que terminaram 22 dias antes do que é habitual, desde que o Japão começou a registar dados comparáveis em 1951.

No domingo, os termómetros subiram aos 40,2ºC na localidade de Isesaki, a uma centena de quilómetros a norte de Tóquio, na mais alta temperatura alguma vez registada no Japão, em junho.

“Logo a seguir à estação das chuvas, muitas pessoas não estão ainda habituadas ao calor, o que representa um risco mais elevado de insolação”, preveniu a JMA.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.