Califórnia poderá obrigar o café a ter um aviso: pode causar cancro

Se uma ação judicial, correntemente em avaliação por um tribunal da Califórnia, tiver desfecho favorável aos autores, os produtores e lojas de café poderão ser forçados a etiquetar os produtos com avisos de químicos potencialmente cancerígenos.

As lojas de café poderão até ter que pagar multas se não avisarem os clientes sobre os riscos dos produtos químicos presentes no café, na sequência de uma ação judicial atualmente em curso na Califórnia, EUA.

O grupo por trás da ação judicial – o Conselho para a Educação e Pesquisa sobre Tóxicos – quer penalizar as empresas que não avisem os clientes de que o café pode conter acrilamida, químico que, na Califórnia, está listado como “conhecido por causar cancro”.

A acrilamida é formada naturalmente quando plantas e grãos são cozinhados a altas temperaturas. É criado um processo conhecido como reação de Maillard, no qual as altas temperaturas transformam açucares e aminoácidos de formas que alteram o sabor e tendem a tornar a comida castanha. Quando as batatas, pão, biscoitos, ou café são aquecidos, forma-se acrilamida.

Não há no entanto nenhuma razão conclusiva para acreditar que o café ou outros ingredientes exponham os humanos a níveis perigosos de acrilamida, e não há forma (pelo menos que se conheça) de fazer café sem acrilamida, composto químico inicialmente descoberto por cientistas suecos em 2002.

Os dados sugerem que, em grandes quantidades, a acrilamida pode ser cancerígena em alguns animais. Estudos com animais mostraram que pôr acrilamida na água que bebem pode causar cancro em ratos. Mas as doses consumidas para este estudo eram de 1,000 a 100,000 vezes superior à quantidade ingerida pelas pessoas.

De acordo com funcionários da Autoridade Europeia para a Segurança na Comida, “é provável que esse composto tenha estado presente na comida desde que o ser humano começou a cozinhar”. A mesma autoridade relembra ainda que esta situação diz respeito a alimentos derivados de plantas ou grãos e não se aplica a carne ou peixe.

Este é também um dos muitos químicos produzidos no fumo de cigarro, apesar de em maiores quantidades do que no café ou torradas.

É importante relembrar que a dose de qualquer químico geralmente determina se é ou não prejudicial. A cafeína, também encontrada no café, pode ser fatal em altas doses – o que não significa que toda a cafeína por si só seja má.

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Boa pergunta! Esses por si só já são um grande cancro para o planeta, quanto mais para as pessoas LOL! (Monsatan é como lhe chamam os americanos. )

  1. A acrilamida nao foi descoberta em 2002. A acrilamida é um dos produtos secundarios da reação de Maillard (1912). A partir de 1950 a acrilamida passou a ser produzida industrialmente (poliacrilamida).
    Varios produtos tem acrilamida, torradas, batatas fritas e assadas, assados, cereais de pequeno almoço, etc…

RESPONDER

Cientistas estão a atirar rochas vulcânicas para telhados (para provar que são perigosas)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Canterbury está a lançar rochas vulcânicas para telhados na Nova Zelândia na esperança de ajudar os habitantes de Auckland a entender os perigos vulcânicos. "Auckland localiza-se num campo vulcânico …

A cordilheira Kong nunca existiu, mas esteve nos mapas durante um século

A cordilheira Kong nunca existiu, mas esteve durante 100 anos em muito dos principais mapas do continente africano. Acabaria por ser um militar francês, que explorou o rio Níger, a acabar com este "fantasma da …

"Continua a pairar perigosamente". Relógio do Juízo final mantém-se a 100 segundos do Apocalipse

A Humanidade nunca esteve tão perto do Apocalipse, alertam os cientistas responsáveis pelo "Relógio do Juízo Final", que decidiram mantê-lo na mesma posição do ano passado, a 100 segundos da meia-noite. O relógio, que é uma …

A primeira bateria doméstica de hidrogénio armazena três vezes mais energia do que uma da Tesla

Para usar energia solar doméstica, é preciso gerar energia quando o Sol brilha e armazená-la quando não aparece. Para isto, as pessoas usam normalmente sistemas de bateria de lítio. Porém, a empresa australiana Lavo construiu …

Um oásis LGBTQ, Budapeste é posto à prova pelo populismo e pela pandemia

Budapeste é um oásis para a comunidade LGBTQ, mas a cena drag da capital húngara vê-se ameaçada pela pandemia de covid-19 e pelas políticas conservadoras e populistas de Viktor Orbán. Durante muitos anos, Budapeste desfrutou a …

Coreia do Sul "ressuscitou" voz de uma superestrela. Chovem preocupações éticas

Pela primeira vez em 25 anos, a distinta voz da superestrela sul-coreana Kim Kwang-seok será ouvida na televisão nacional. O famoso cantor folk morreu em 1996. De acordo com a CNN, a emissora nacional da Coreia …

Maioria dos países africanos só terá vacinação em massa a partir de 2023

A maioria dos países africanos só terá imunização em massa a partir de 2023, segundo previsão da The Economist Intelligence Unit, que admite que, com o evoluir da pandemia, muitos dos países mais frágeis possam …

Mulher que "morreu" com covid-19 aparece viva 10 dias após funeral

Uma mulher de 85 anos ficou infetada com covid-19 num lar na Galiza, em Espanha. A 13 de janeiro a família de Rogelia Blanco recebeu a informação do lar de que a mulher tinha falecido. …

Familiares de vítimas na China pressionadas a não falar com OMS

As autoridades chinesas estão a pressionar as famílias das primeiras vítimas da covid-19 para que não entrem em contacto com os investigadores da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Wuhan, segundo familiares dos falecidos. Mais de …

Falsas vacinas à venda na Internet são grande risco para a saúde

Embora milhões de pessoas tenham sido já vacinadas contra a covid-19 nos países ricos, proliferam as fraudes na Internet com fármacos falsos que representam um grande risco para a saúde, alertaram peritos das Nações Unidas. As …