Califórnia poderá obrigar o café a ter um aviso: pode causar cancro

Se uma ação judicial, correntemente em avaliação por um tribunal da Califórnia, tiver desfecho favorável aos autores, os produtores e lojas de café poderão ser forçados a etiquetar os produtos com avisos de químicos potencialmente cancerígenos.

As lojas de café poderão até ter que pagar multas se não avisarem os clientes sobre os riscos dos produtos químicos presentes no café, na sequência de uma ação judicial atualmente em curso na Califórnia, EUA.

O grupo por trás da ação judicial – o Conselho para a Educação e Pesquisa sobre Tóxicos – quer penalizar as empresas que não avisem os clientes de que o café pode conter acrilamida, químico que, na Califórnia, está listado como “conhecido por causar cancro”.

A acrilamida é formada naturalmente quando plantas e grãos são cozinhados a altas temperaturas. É criado um processo conhecido como reação de Maillard, no qual as altas temperaturas transformam açucares e aminoácidos de formas que alteram o sabor e tendem a tornar a comida castanha. Quando as batatas, pão, biscoitos, ou café são aquecidos, forma-se acrilamida.

Não há no entanto nenhuma razão conclusiva para acreditar que o café ou outros ingredientes exponham os humanos a níveis perigosos de acrilamida, e não há forma (pelo menos que se conheça) de fazer café sem acrilamida, composto químico inicialmente descoberto por cientistas suecos em 2002.

Os dados sugerem que, em grandes quantidades, a acrilamida pode ser cancerígena em alguns animais. Estudos com animais mostraram que pôr acrilamida na água que bebem pode causar cancro em ratos. Mas as doses consumidas para este estudo eram de 1,000 a 100,000 vezes superior à quantidade ingerida pelas pessoas.

De acordo com funcionários da Autoridade Europeia para a Segurança na Comida, “é provável que esse composto tenha estado presente na comida desde que o ser humano começou a cozinhar”. A mesma autoridade relembra ainda que esta situação diz respeito a alimentos derivados de plantas ou grãos e não se aplica a carne ou peixe.

Este é também um dos muitos químicos produzidos no fumo de cigarro, apesar de em maiores quantidades do que no café ou torradas.

É importante relembrar que a dose de qualquer químico geralmente determina se é ou não prejudicial. A cafeína, também encontrada no café, pode ser fatal em altas doses – o que não significa que toda a cafeína por si só seja má.

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Boa pergunta! Esses por si só já são um grande cancro para o planeta, quanto mais para as pessoas LOL! (Monsatan é como lhe chamam os americanos. )

  1. A acrilamida nao foi descoberta em 2002. A acrilamida é um dos produtos secundarios da reação de Maillard (1912). A partir de 1950 a acrilamida passou a ser produzida industrialmente (poliacrilamida).
    Varios produtos tem acrilamida, torradas, batatas fritas e assadas, assados, cereais de pequeno almoço, etc…

RESPONDER

Explosão atinge autocarro de turistas perto da Pirâmides de Gizé

Uma explosão atingiu um autocarro de turistas perto das célebres pirâmides de Gizé, no Egito, provocando 17 feridos, entre naturais do Egito e da África do Sul, noticia a agência France-Presse. Um engenho explosivo detonou à …

Alerta de erupção vulcânica. Monte Hakone fechado a turistas

As autoridades japonesas activaram este domingo o alerta por possível erupção vulcânica no monte Hakone, e fecharam todos os acessos à popular paisagem natural, que é visitada anualmente por milhões de turistas. A Agência Meteorológica do …

Vírus gigantes nas águas da Índia podem resolver mistério evolutivo

Uma equipa liderada por cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia em Bombaim descobriu mais de 20 novos vírus nas águas da cidade, incluindo versões gigantes destes agentes biológicos que podem ajudar a desvendar questões importantes …

Sondagens dão maioria pró-UE no Parlamento Europeu (mas eurocéticos crescem)

As sondagens para o Parlamento Europeu apontam para uma maioria de partidos pró-União Europeia (UE), apesar de os partidos eurocéticos ganharem terreno em relação à composição que resultou das eleições de 2014. Entre os 751 assentos …

A ciência por detrás de um bom chocolate foi finalmente revelada

O melhor chocolate é uma mistura complexa de ciência e o truque não é novo: esta técnica de mistura tem mais de 140 anos. Uma equipa de cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, Reino Unido, …

Cristiano Ronaldo eleito o melhor da liga italiana

Cristiano Ronaldo foi o melhor jogador da Liga Italiana 2018/19. A distinção foi anunciada neste sábado, com a Série A a explicar que a escolha foi feita com base em cálculos dos sites Opta Sports, …

Europeias: PS quer fazer o mesmo na Europa, PSD lembra cataplana de Costa e BE pede para não ficar em casa

No dia em que ficou decidido quem seria o campeão nacional de futebol deste ano, a campanha eleitoral para as europeias abrandou, com os partidos a terminarem as iniciativas pelo final da tarde. O cabeça de …

Descobertas inscrições neolíticas com símbolos da realeza egípcia

Uma missão arqueológica do Ministério de Antiguidades de Egito descobriu perto da cidade de Assuão, no sul do país, as primeiras inscrições reais que remontam ao período neolítico. Este período começou há 12 mil anos e …

Já sabemos qual é o segredo para superar a inveja

De acordo com uma investigação recente, temos mais inveja da experiência de uma determinada pessoa antes de ter acontecido do que depois de já ter passado. O segredo está no tempo. Pesquisas anteriores mostraram que os …

Holanda é a vencedora da 64.ª edição da Eurovisão

A Holanda, que venceu pela última vez há 44 anos, foi o país que obteve maior pontuação (492 pontos), atribuída pelos espetadores de cada país e pelos júris nacionais dos 41 países que participaram na …