Califórnia poderá obrigar o café a ter um aviso: pode causar cancro

Se uma ação judicial, correntemente em avaliação por um tribunal da Califórnia, tiver desfecho favorável aos autores, os produtores e lojas de café poderão ser forçados a etiquetar os produtos com avisos de químicos potencialmente cancerígenos.

As lojas de café poderão até ter que pagar multas se não avisarem os clientes sobre os riscos dos produtos químicos presentes no café, na sequência de uma ação judicial atualmente em curso na Califórnia, EUA.

O grupo por trás da ação judicial – o Conselho para a Educação e Pesquisa sobre Tóxicos – quer penalizar as empresas que não avisem os clientes de que o café pode conter acrilamida, químico que, na Califórnia, está listado como “conhecido por causar cancro”.

A acrilamida é formada naturalmente quando plantas e grãos são cozinhados a altas temperaturas. É criado um processo conhecido como reação de Maillard, no qual as altas temperaturas transformam açucares e aminoácidos de formas que alteram o sabor e tendem a tornar a comida castanha. Quando as batatas, pão, biscoitos, ou café são aquecidos, forma-se acrilamida.

Não há no entanto nenhuma razão conclusiva para acreditar que o café ou outros ingredientes exponham os humanos a níveis perigosos de acrilamida, e não há forma (pelo menos que se conheça) de fazer café sem acrilamida, composto químico inicialmente descoberto por cientistas suecos em 2002.

Os dados sugerem que, em grandes quantidades, a acrilamida pode ser cancerígena em alguns animais. Estudos com animais mostraram que pôr acrilamida na água que bebem pode causar cancro em ratos. Mas as doses consumidas para este estudo eram de 1,000 a 100,000 vezes superior à quantidade ingerida pelas pessoas.

De acordo com funcionários da Autoridade Europeia para a Segurança na Comida, “é provável que esse composto tenha estado presente na comida desde que o ser humano começou a cozinhar”. A mesma autoridade relembra ainda que esta situação diz respeito a alimentos derivados de plantas ou grãos e não se aplica a carne ou peixe.

Este é também um dos muitos químicos produzidos no fumo de cigarro, apesar de em maiores quantidades do que no café ou torradas.

É importante relembrar que a dose de qualquer químico geralmente determina se é ou não prejudicial. A cafeína, também encontrada no café, pode ser fatal em altas doses – o que não significa que toda a cafeína por si só seja má.

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Boa pergunta! Esses por si só já são um grande cancro para o planeta, quanto mais para as pessoas LOL! (Monsatan é como lhe chamam os americanos. )

  1. A acrilamida nao foi descoberta em 2002. A acrilamida é um dos produtos secundarios da reação de Maillard (1912). A partir de 1950 a acrilamida passou a ser produzida industrialmente (poliacrilamida).
    Varios produtos tem acrilamida, torradas, batatas fritas e assadas, assados, cereais de pequeno almoço, etc…

RESPONDER

Marcelo pede tolerância zero contra o racismo (e pede “sentido nacional” a Governo e oposição)

O Presidente da República recomendou esta quinta-feira aos democratas “tolerância zero” e “sensatez” para combater o racismo, ao comentar as ameaças de que foram alvo três deputadas e outros sete ativistas. “Os democratas devem ser muito …

43% das escolas no mundo sem condições de higiene para reabertura segura

Mais de 40% das escolas no mundo não têm acesso a condições básicas de higiene, como água para lavar as mãos e sabão, aumentando os riscos de reabertura no contexto da pandemia de covid-19, alertam …

Mais seis mortes, 325 novos casos e 237 recuperados

Portugal regista esta quinta-fira mais seis mortes por covid-19, 325 novos casos de infeção e mais 237 pessoas dadas como recuperadas em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

"Filme fantástico". Novo livro revela cartas entre Kim Jong-un e Donald Trump

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, qualificou o seu relacionamento com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como um “filme fantástico”, segundo os editores de um livro a ser publicado, que revela a correspondência entre …

Grupo avisa Bruxelas que Portugal pode tornar-se ilha ferroviária na Europa

Um grupo de portugueses ligados ao setor ferroviário alertou a comissária europeia dos Transportes para a possibilidade de Portugal se tornar uma ilha ferroviária na Europa devido ao atraso em adotar "a bitola europeia" nas …

China encontra traços do coronavírus em asas de frango importadas do Brasil

Traços do novo coronavírus foram encontrados em asas de frango importadas do Brasil, na cidade de Shenzhen, no sul da China, noticiou, esta quinta-feira, um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). Os traços foram detetados …

Denúncia de Rui Pinto leva a congelamento de conta bancária da Doyen

Oito milhões de euros que estavam numa conta bancária do fundo de investimento Doyen foram congelados pelas autoridades portuguesas. Uma denúncia do whistleblower português Rui Pinto levou o fundo a ser investigado por suspeitas de fraude …

Preocupado com a Bielorrúsia, Macron ligou a Putin (e aproveitaram para falar da vacina russa)

O Presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou esta quarta-feira ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, "uma preocupação muito grande" quanto à situação na Bielorrússia após a reeleição do chefe de Estado autoritário bielorrusso, Alexander Lukashenko. Segundo indicou …

Obras do Hospital Militar de Belém custaram mais do triplo do valor estimado

As obras no Hospital Militar de Belém, em Lisboa, custaram mais do valor inicialmente estimado, avançou o Diário de Notícias esta quarta-feira. De acordo com o jornal, estava inicialmente previsto que a reabilitação de três …

Autópsia a Valentina revela descolamento do crânio

A autópsia a Valentina, a menina de 9 anos encontrada morta na serra D’el Rei, em Peniche, distrito de Leiria, em meados de maio, revela descolamento do crânio, avança esta quinta-feira o Correio da Manhã. …