/

Bancos lucram 5.5 milhões por dia. Comissão por fotocópias ajuda

2

José Sena Goulão/LUSA

Paulo Macedo durante a apresentação dos resultados da CGD

Banco público apresentou resultados do ano passado. Diminuiu o número de trabalhadores mas distribuir um dividendo recorde de 352 milhões de euros.

“E entra muito dólar, muita gente
Que dá lucro aos milhões”

A Caixa Geral de Depósitos apresentou nesta quinta-feira os seus resultados do ano passado.

O banco público reduziu o número de trabalhadores em 2022: tem agora 5837, menos 280 do que no ano anterior.

Mas registou um lucro de 843 milhões de euros em 2022. Os resultados líquidos subiram 44,5% face a 2021.

O que, em média, significa que a Caixa lucrou 2,3 milhões de euros por dia durante o ano passado, reforça o Correio da Manhã.

Esta subida está muito relacionada com o aumento de 44% na operação internacional – embora a actividade doméstica tenha representado 649 milhões de euros, enquanto a operação internacional foi de 193 milhões. Os depósitos aumentaram para 72,6 mil milhões na actividade doméstica.

A margem financeira subiu 43,8% para 1.408 milhões de euros. O rácio CET 1 aumentou para 18,7%.

A rentabilidade líquida dos capitais próprios passou de 7% para 9,8% e o banco público vai pagar ao Estado um dividendo recorde de 352 milhões de euros.

Vai ser um “dividendo fantástico”, de acordo com Paulo Macedo, o presidente executivo da Caixa, citado no Jornal de Negócios.

A Caixa Geral de Depósitos vai ainda entregar o edifício sede, em Lisboa, que poderá valer até 300 milhões de euros.

Em relação às comissões bancárias, subiram 8% e foram de 606 milhões de euros no ano passado.

Mas aqui há algo que pode ser revisto: “Há comissões que podem ser questionadas, por exemplo o valor da fotocópia. Nenhum banco quer tirar fotocópias para ganhar dinheiro. Pode ser discutido e revisto”.

Esta foi uma reacção às críticas da DECO Proteste, que apontou como “bizarra” a comissão de 6,38 euros por fotocópia na maioria dos bancos portugueses.

5.5 milhões por dia

Estes resultados juntam-se aos apresentados pelos outros grandes bancos portugueses – excepção para o Novobanco, que vai apresentar o relatório só na próxima quinta-feira.

O Eco indica que os resultados líquidos desses quatro bancos ultrapassaram os 2 mil milhões de euros no ano passado, entre os bancos que já partilharam as suas contas. É um lucro de 5.5 milhões de euros por dia.

É uma subida de 52% em relação a 2021. Só a subida das taxas de juro aumentou 30% a margem financeira dos maiores bancos.

A Caixa lidera com 843 milhões de euros, o Santander chegou aos 568 milhões, o BPI teve lucro de 365 milhões de euros e o BCP “ficou-se” pelos 207 milhões de euros.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

2 Comments

  1. A CGD dá lucro de milhões e sacrificar os Clientes – Comissões de manutenção, retira as cadernetas históricas,mas atuais que fazem muita e muita falta . Mas é um banco público que dá muito lucro e que devia ajudar e andar… .

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.