Arqueólogos descobrem caixa de jóias com 6.500 anos de uma mulher riquíssima

Museu Ţării Crişurilor

Uma equipa de arqueólogos descobriu, na Roménia, um tesouro que continha vários anéis de ouro que uma mulher usava no cabelo há 6.500 anos.

Além dos 169 anéis, os investigadores encontraram 800 contas de madrepérola e uma pulseira de cobre ornamentada.

O diretor do Museu Ţării Crişurilor, Gabriel Moisa, diz que as jóias foram encontradas dentro da sepultura de uma mulher “extremamente rica”.

“É uma descoberta fenomenal. Tal tesouro já não existe na Europa Central e Oriental. É algo muito estranho, porque o ouro acabara de ser descoberto, no Eneolítico. Parece que era o túmulo de uma mulher, extremamente rica. Não sabemos quem ela era, aqui em Sîntandrei. Faremos outra apresentação do tesouro, quando estiver tudo pronto”, disse Gabriel Moisa à agência de notícias romena AGERPRES.

Parte dos anéis de ouro e das contas foram expostas numa vitrine durante a conferência de imprensa.

“Queremos descobrir a que tipo de cultura a pessoa pertencia e também se os anéis eram feitos de ouro do arquipélago da Transilvânia”, acrescentou Moisa.

Os arqueólogos sabem que se tratava dos restos mortais de uma mulher, não só pelo tamanho do esqueleto, mas também porque não foi enterrada com armas.

“O tesouro é uma descoberta sensacional para a época, considerando que todas as peças de ouro da Bacia dos Cárpatos somam a cerca de 150 peças. Aqui estão mais de 160 em apenas um inventário”, realçou Călin Ghemiş, arqueólogo principal do projeto.

O esqueleto, escreve a ScienceAlert, mostra que a mulher era alta e bem alimentada. As boas condições dos dentes mostram ainda que era de um elevado estrato social.

As ossadas foram agora enviadas para um laboratório no Países Baixos para realizar uma datação por carbono e testes de ADN.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.