Os grãos de café atingiram o menor preço da última década (e isso não é uma boa notícia)

O consumo de café nos Estados Unidos (EUA) está a bater recordes – assim como o custo por chávena – mas o valor dos grãos está em queda. Um quilo de café custa atualmente menos de um dólar na Bolsa Intercontinental de Nova Iorque, o menor preço em mais de uma década.

Segundo informou o Wall Street Journal, citado pelo Vox, uma queda nos preços do café não alterará os hábitos dos consumidores, mas é uma notícia terrível para os produtores de café, especialmente para as pequenas empresas. Para algumas, a queda acentuada do preço tornou a indústria insustentável, muitas vezes com sérios custos humanos.

O artigo apontou dois fatores-chave por trás da queda nos preços: o aumento da produção global – principalmente no Brasil – e a desvalorização da moeda brasileira.

O café, especialmente a variedade arábica, é uma planta delicada que só prospera em ambientes específicos. Praticamente todo o café do mundo é cultivado em países relativamente próximos do equador, uma região conhecida como “Cinturão do Feijão”.

O Brasil é o líder mundial na produção de café, seguido pelo Vietname, pela Colômbia e pela Indonésia. Em 2018, produziu mais de 3 mil milhões de quilos, segundo dados da Organização Internacional do Café. O Vietname produziu apenas 1,7 mil milhões.

Apesar do seu domínio nessa indústria, a moeda brasileira está em queda livre desde 2016, devido a uma combinação de recessão económica e instabilidade política. Em junho de 2011, um dólar equivalia a aproximadamente 1,6 reais. Hoje, um dólar equivale a aproximadamente 3,8 reais.

Devido ao facto de o Brasil dominar a produção de café, o valor do real afeta os preços globais desse produto, o que significa que a desvalorização da moeda está a atingir os produtores a nível mundial, cujos grãos estão a ser vendidos a um preço mais baixo, explicou o Vox.

Se há cinco anos o preço do café estava em ascensão – devido à escassez provocada por uma seca no Brasil e por uma epidemia na América Central – atualmente a produção já se recuperou (em parte porque outros países aumentaram a criação deste produto, numa tentativa de combater o domínio do setor no Brasil), havendo agora um excesso de oferta.

O governo colombiano, por exemplo, criou iniciativas para incentivar os agricultores a cultivar mais café. Mas, ao invés de melhorar a sorte dos agricultores, esse esforço contribuiu para uma saturação do mercado.

Alguns agricultores são forçados a lidar com a queda dos preços cortando os gastos com fertilizantes, pesticidas e outras substâncias que protegem as plantações, deixando-as vulneráveis ​​a insetos e doenças e comprometendo as futuras safras.

Os pequenos agricultores com menos recursos são os que têm mais a perder, explicou David Brooks, diretor da Percol, uma empresa britânica de torrefação de café. Agora que os preços estão tão baixos, os produtores gastam mais dinheiro na colheita e na produção do que na Bolsa Intercontinental.

Den late ku / Flickr

“Se um bom ano para um produtor de café significa uma safra saudável que é vendida por uma ninharia, e um ano ruim significa que uma parte substancial da sua colheita é afetada por secas provocadas por mudança climática e doenças nas plantas, que hipóteses têm os pequenos agricultores?”, questionou o artigo do Vox.

Para as empresas pequenas, que têm menos capital do que os seus concorrentes maiores, esses dois fatores são basicamente uma sentença de morte, referiu.

Os produtores de café cujos meios de subsistência estão a ser destruídos por uma combinação de mudanças climáticas e uma queda acentuada no preço dos grãos estão a desistir das suas propriedades e, em muitos casos, a deixar os seus países.

“Os centro-americanos estão a imigrar para os EUA e os africanos estão a ir para a Europa porque os preços do café estão muito baixos”, disse Roberto Vélez, presidente da Federação Nacional dos Cultivadores de Café da Colômbia.

Os preços do café praticamente não se alteraram para o consumidor, especialmente nas pastelarias e padarias, onde outros fatores – leite, açúcar, custos da mão-de-obra e o aluguer – são levados em conta no preço por chávena.

Porém, caso esta tendência continue, é provável que alguns agricultores desistam completamente da indústria, concluiu o Vox.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pela primeira vez, uma astronauta corrige página da Wikipédia a partir do Espaço

Pela primeira vez na história da Humanidade, a astronauta norte-americana Christina H. Koch fez a edição de uma página da Wikipedia na Internet a partir da Estação Espacial Internacional (EEI), enquanto orbitava o planeta Terra. A …

Rover Mars 2020 vai procurar fósseis microscópicos

Cientistas do rover Mars 2020 da NASA descobriram o que poderá ser um dos melhores locais para procurar sinais de vida antiga na Cratera Jezero, onde o veículo vai pousar no dia 18 de fevereiro …

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …

Greta Thunberg no Parlamento entre final do mês e início de dezembro

A ativista sueca aceitou participar numa sessão na Assembleia da República, em Lisboa, promovida pela comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, que se realizará entre o final deste mês e início de …

Phineas Fisher. O "hacker fantoche" que está a pagar para piratearem bancos e petrolíferas

Phineas Fisher é um hackers mais infames do mundo e procura agora renovar esse estatuto ao oferecer 100 mil dólares a quem piratear instituições capitalistas, como bancos e empresas petrolíferas. O hacker ficou conhecido após ter …

Conselho Superior da Magistratura arquiva processo disciplinar a Carlos Alexandre

O Conselho Superior da Magistratura decidiu arquivar o processo disciplinar relativo ao juiz do Tribunal de Instrução Criminal por declarações sobre o sorteio da fase de instrução do processo Operação Marquês. "O plenário de hoje do …

Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como …

Ataque a Alcochete. Advogados pedem impugnação do auto de notícia da GNR

Uma discrepância nas datas de elaboração e de assinatura do auto de notícia que relata a invasão à academia do Sporting motivou, esta terça-feira, a apresentação de um requerimento de impugnação subscrito por vários advogados. No …

Japão diz que é seguro libertar água radioativa de Fukushima no Pacífico

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão afirmou esta segunda-feira que é seguro libertar água contaminada de Fukushima no Oceano Pacífico, de acordo com o jornal local Japan Today. A central nuclear, recorde-se, sofreu …

Dez autarcas e quatro clubes entre os 68 acusados na operação Ajuste Secreto

O Ministério Público da Feira deduziu acusação contra 68 arguidos, incluindo dez autarcas e ex-autarcas, quatro clubes desportivos e os seus respetivos presidentes, no âmbito da operação "Ajuste Secreto". Numa nota publicada no seu site oficial, …