O café tem um ingrediente que combate o envelhecimento corporal

A molécula natural trigonelina, presente no café e no corpo humano, pode ajudar a melhorar a saúde e a função muscular.

Um novo estudo internacional descobriu que uma molécula natural, escondida no café, pode combater o que o envelhecimento faz aos músculos dos seres humanos, noticia o SciTechDaily.

À medida que envelhecemos, aumenta a probabilidade de sofrermos de sarcopenia, uma doença caracterizada pela perda acelerada de massa muscular e força corporal, que impacta negativamente os idosos.

Pessoas com esta patologia tendem a ter complicações ao levantarem-se, andam muito debagar e podem perder peso repentinamento.

A longo prazo, a progressão da sarcopenia está relacionada a fraturas, internamento e até morte.

É por isso que é tão importante manter os músculos jovens e saudáveis à medida que a idade avança.

Focado nesse objetivo, o consórcio de investigação liderado pela Nestlé Research e pela Universidade Nacional de Singapura levou a cabo uma investigação que produziu uma conclusão bastante apelativa: a molécula natural trigonelina melhora a função muscular durante o envelhecimento.

A trigonelina está presente no café e no feno-grego, apesar de também estar presente no corpo humano. Contudo, em idosos com sarcopenia, os níveis desta molécula são mais baixos.

Mas o que faz, em concreto, a trigonelina do café ao corpo humano? No fundo, aumenta um cofator celular conhecido por dinucleotídeo de nicotinamida adenina ou NAD+, uma enzima que diminui naturalmente com a idade.

Neste trabalho, os cientistas concluíram que a administração de trigonelina em modelos pré-clínicos aumentou os níveis de NAD+, assim como a atividade mitocondrial (que se traduz em energia do corpo), e contribuiu para a manutenção da função muscular durante o envelhecimento.

Até agora, sabia-se que os níveis de NAD+ podiam ser melhorados através de diferentes precursores dietéticos, como o aminoácido essencial L-triptofano (L-Trp) e formas de vitamina B3, como ácido nicotínico (NA), nicotinamida (NAM), ribosídeo de nicotinamida ( NR) e mononucleotídeo de nicotinamida (NMN).

As descobertas deste estudo “expandem a compreensão atual do metabolismo de NAD+ com a descoberta da trigonelina como um novo precursor de NAD+ e aumentam o potencial para estabelecer intervenções com vitaminas produtoras de NAD+ para aplicações tanto na longevidade saudável quanto em doenças relacionadas com a idade”, concluiu o professor Vincenzo Sorrentino.

O artigo científico foi recentemente publicado na Nature.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.