O café mais caro do mundo vende-se na California. Custa 66 euros

Um café na California, nos EUA, prepara o que apresenta como o café mais caro do mundo. Chama-se Elida Natural Geisha 803 e custa 75 dólares (66 euros) por chávena.

A rede Klatch Coffee Roasters, que possui filiais no sul do estado e em San Francisco, conseguiu adquirir 4,5 quilos deste café panamense dos 45 quilos que estavam à venda no concurso de café Best of Panama e tornou-se o único local na América do Norte que o oferece.

O Elida Geisha Coffee é produzido nas plantações da The Lamastus Family, uma empresa familiar no Panamá que colhe esses grãos desde 1918.

A maior parte dessa variedade, que bateu recorde mundial quando foram vendidas 450 gramas por 803 dólares (718 euros), foi para o Japão, China e Taiwan. O preço por grama paga pelos grãos orgânicos no leilão, onde a oferta limitada provocou uma guerra de lances, foi refletida no seu nome e esse é o significado do número 803, disse à AP Bo Thiara, co-proprietário do café Klatch em San Francisco.

Thiara explicou que os 4,5 quilos de Elida Natural Geisha 803 equivalem a 80 chávenas. O objetivo da venda deste café exclusivo, segundo os proprietários da Klatch Coffee Roasters, é informar os seus clientes sobre este produto de qualidade.

Alguns amantes de café puderam provar amostras grátis na quarta-feira na filial de San Francisco, onde havia cartazes a anunciar “o café mais caro do mundo”.

Uma das sortudas foi Lauren Svensson, uma moradora da cidade, que considerou o café “muito diferente” de qualquer outro que já tinha experimentado, mas “incrivelmente bom”. “Fiquei surpreendida que pudesse haver uma chávena de café que custasse 75 dólares”, disse.

O seu amigo Charlie Sinhaseni também ficou satisfeito com a amostra grátis que provou. “Quando vi pela primeira vez pensei que seria hiperpretensioso, e pensaria em todas as diferentes classificações de sabor para o café, mas estava muito ocupada a aproveitar a bebida”, referiu.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Empresas espanholas dominam obras públicas na ferrovia

As empresas espanholas dominam as obras públicas na ferrovia em Portugal, ascendendo a sua quota a 70%, avança o Expresso na sua edição deste sábado. Para presidente da Associação de Empresas de Construção e Obras …

Cada vez mais mulheres denunciam abusos médicos durante o parto

Um número crescente de mulheres tem vindo a denunciar casos de abuso durante o trabalho de parto. No entanto, pouco está a ser feito para mudar isto. Durante o parto, as mulheres ficam numa posição vulnerável …

Já podemos explorar "Melckmeyd", naufrágio holandês do século XVII

Nas profundezas do Oceano Atlântico, perto da costa da Islândia, encontram-se os destroços de um navio holandês que afundou há 360 anos, no qual agora podemos "mergulhar" graças a uma experiência de realidade virtual. Quando a …

Os furacões podem provocar atividade sísmica tal como um terramoto

Uma equipa de cientistas descobriu um novo fenómeno geofísico no qual furacões ou fortes tempestades podem produzir vibrações no fundo do oceano tão fortes quanto um terramoto de magnitude 3.5. "As tempestades, furacões ou ciclones extratropicais …

Quem anda mais devagar pode envelhecer mais rapidamente

A velocidade a que caminham as pessoas aos 45 anos pode ser um indicador de como é que o cérebro e o corpo envelhecem, revela um novo estudo levado a cabo por uma equipa de …

Sporting apresentou participação disciplinar à FPF contra o Alverca

O Sporting participou ao Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) contra a utilização de Luan pelo Alverca no jogo da Taça de Portugal, confirmou à agência Lusa fonte ligada ao processo. Em causa, …

Há um país europeu que está a "importar" padres da Índia

O clero irlandês está a ficar cada vez mais envelhecido e as novas gerações parecem menosprezar a profissão. Por isso, a Igreja procura soluções no exterior. Há dois anos, o padre Francis Xavier Kochuveettil aterrou no …

Fábio Silva fez história na goleada frente ao Coimbrões

Fábio Silva, o jovem avançado do FC Porto, fez este sábado história no jogo frente ao Coimbrões: tornou-se o mais jovem de sempre a marcar pelos dragões. No jogo deste sábado para a Taça da …

Relação com o PS "nunca foi fácil", diz Catarina Martins

O Bloco de Esquerda assumiu este sábado que a relação com o PS “nunca foi fácil” e recusou que a perda de votos e a falta de um acordo de maioria parlamentar possam ser encarados …

Pedro Rodrigues, ex-líder da JSD, quer liderar a bancada do PSD

O antigo líder da JSD Pedro Rodrigues quer liderar a bancada parlamentar do PSD durante a próxima legislatura, avança o Expresso este sábado, dando conta que o deputado eleito por Lisboa já está a recolher …