Café pode provocar cancro no pulmão

Beber café tem sido associado a uma série de benefícios, como uma vida útil mais longa e uma diminuição do risco de doenças como depressão, ataques cardíacos e certos tipos de cancro.

Porém, segundo um novo estudo, o consumo de duas ou mais chávenas de café ou chá por dia pode aumentar o risco de desenvolver cancro no pulmão.

Os autores deste trabalho fizeram uma avaliação de 17 estudos diferentes realizados nos Estados Unidos e na Ásia, nos quais o consumo das duas bebidas estava relacionado ao cancro do pulmão. Os estudos analisados foram baseadas em pessoas que não fumavam e em fumadores diagnosticados com a doença.

Como o consumo de café e chá está intimamente relacionado aos hábitos dos fumadores, estudos anteriores podem ter produzido resultados inconsistentes, diz o novo estudo, realizada por uma equipa internacional de cientistas apresentada na conferência anual da Associação Americana para Pesquisa do Cancro.

O principal autor desta nova análise, Jingjing Zhu, da Universidade de Vanderbilt (EUA), indicou que nas investigações anteriores não foi distinguido o que causou o desenvolvimento do cancro de pulmão.

A avaliação descobriu que pessoas que não fumavam, mas bebiam duas ou mais chávenas de café por dia, tinham 41% mais probabilidade de desenvolver a doença, em comparação com aquelas que não bebiam a bebida.

Da mesma forma, não-fumadores que consumiram duas ou mais chávenas de chá por dia tinham 37% mais probabilidades de desenvolver cancro do pulmão do que aqueles que não bebiam chá.

O risco foi semelhante para todas as idades e raças e para todos os tipos de café. De faxto, o café descafeinado foi associado 15% mais propenso a causar a doença do que o café com cafeína.

Nesse sentido, os autores do novo trabalho sugerem que a cafeína não é o gatilho para o cancro de pulmão, mas há algo no processo de torrefação de café que impulsiona a ligação entre beber e o risco de sofrer da doença.

Outras conclusões sobre o café apresentados na reunião foram mais reconfortantes: beber café não foi associado a um aumento do risco de glioma ou cancro colo-retal em homens e mulheres nem foi associado com cancro de bexiga ou carcinoma de células renais em fumadores do sexo masculino.

Descobriu-se que o café está associado a um menor risco de cancro de mama em mulheres na pós-menopausa e chá com menor risco de glioma em mulheres. Em homens e mulheres, o café descafeinado foi associado a um menor risco de cancro colo-retal.

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Este tipo de estudos parece-me coisa de quem não tem nada que fazer.
    E se fossem fazer um trabalho sério em vez de estarem a aterrorizar as pessoas, não era mais útil?
    Eu fiz um estudo que prova que o ser humano, ao nascer, tem 100% de probabilidades de um dia nascer, grande estudo…

  2. Um estudo a tentar desviar as atenções daquilo que realmente provoca uma série de doenças, não só o cancro: o TABACO.
    As tabaqueiras tem realmente um enorme poder e não olham a nada no que toca a defender os LUCROS

  3. Bem de facto estes estudos são uma coisa que nem lembra ao diabo.
    Certamente quem fez este estudo, no preciso momento em que o estava a realizar, aumentou em 100% a probabilidade de desenvolver estupidez crónica do que outros que assim não procederam.
    O vinho, cerveja, água, sumos, peixe, carnes, ovos, quinoa, tofu, arroz integral, pão integral, dieta mediterrânea, vegetariano, vegan, paleolítica … enfim tudo o que por aí há. Se bem esmiuçado aumentam a probabilidade de cancro em 100%.
    Comer e beber de tudo o que gostamos, sem excessos com moderação e principalmente aprender a observar o nosso organismo, penso o mais acertado e sensato.

  4. Deviam fazer estudos para relacionar o cancro do pulmão com o uso de perfumes. Isso sim seria útil. Hoje em dia não há ninguém que não use perfumes sintéticos, desde o sabonete para as mãos, ao detergente para lavar a louça, o chão, ao próprio perfume de marca que é pulverizado para cima do corpo, tudo contém fragrâncias feitas com cocktails de químicos que são bastante prejudicias à saúde. É impossível não serem cancerígenos. Mas toda a gente usa e não pensa nisso. Já sem falar na porcaria dos ambientadores. Cheirinho é que é bom. Agora o café e o chá é que provocam cancro do pulmão? Estes cientistas devem ser pagos para publicar estudos parvos para nos desviar a atenção do que realmente faz mal.

    • A Maria tem toda a razão! As pessoas têm a mania de que “se cheira bem é pq tá limpo e então está tudo bem”… Errado. Perfumes ambientadores e outros cheirinhos são de facto carregados de quimicos para o efeito. Basta pesquisar para achar varios estudos cientificos que o comprovam e caso ainda estejam em duvida usem um medidor de VOCH (quimicos organicos volateis) numa sala onde alguem acabou de por perfume. E para quem pos o perfume, estão a levar com os quimicos mesmo por debaixo do nariz… pior ainda se for de “qualidade” e durar muito tempo: mais tempo de exposição quimica. Haja pulmão.

RESPONDER

Da gripezinha ao "problema mundial". Bolsonaro fala com Trump e anuncia mais medidas

Jair Bolsonaro mudou de tom. Esta quarta-feira, o Presidente brasileiro anunciou um novo pacote financeiro de apoio a medidas para "manutenção de empregos", uma das suas maiores preocupações diante da pandemia de covid-19. O Presidente brasileiro, …

Bale não abdica de salário milionário e quer ficar em Madrid

Bale vai rejeitar todas as propostas que receber para sair do Real Madrid no final da temporada. O jogador não aceita uma redução do seu salário de 19 milhões de euros anuais. Gareth Bale não tem …

"Abuso da força é recorrente". Imprensa ucraniana levanta suspeitas sobre o SEF no aeroporto de Lisboa

A imprensa ucraniana tem estado a dar grande destaque à morte de Igor Homenyuk nas instalações do aeroporto de Lisboa. Em causa está a morte de um cidadão ucraniano que desembarcou no aeroporto de Lisboa, com …

Benfica pagou 34,2 milhões em comissões a intermediários. Sporting gastou metade

Entre os clubes portugueses, o Benfica foi quem mais gastou em comissões a intermediários. O FC Porto gastou 23,7 milhões de euros e o Sporting CP desembolsou 15,9 milhões. O SL Benfica foi o clube português …

EUA atingem recorde diário de 884 mortes. Quarentena chega aos campos de refugiados

Os Estados Unidos são, atualmente, o país do mundo com o maior número de casos de infeções pelo novo coronavírus: mais de 210 mil infetados. Os Estados Unidos registaram, esta quarta-feira, um novo recorde diário de …

UEFA decide: Ligas europeias têm até 3 de agosto para terminarem

As principais ligas europeias de futebol têm até ao dia 3 de agosto para encerrar a atual época, tendo a UEFA deixado nas mãos de cada federação a decisão de retomar ou dar por terminados …

Bloco Central (e direita) adiam discussão de iniciativas sobre a covid-19

Esta quarta-feira, ficou decidido que o Parlamento só irá discutir e votar esta quinta-feira os três diplomas do Governo no âmbito do combate ao novo coronavírus, ficando assim adiadas todas as propostas dos outros partidos, …

Parlamento aprova renovação do estado de emergência. IL votou contra

O decreto do Presidente da República que prolonga o estado de emergência até ao final do dia 17 de abril foi aprovado, esta quinta-feira, no Parlamento. De acordo com a rádio TSF, a renovação do estado …

Mesmo à porta fechada, PSG-Dortmund foi foco de contágio de coronavírus em Paris

O encontro da Liga dos Campeões entre PSG e Dortmund foi jogado à porta fechada, mas milhares de adeptos reuniram-se à porta do estádio. Este foi um grande foco de contágio de coronavírus em Paris. O …

Espanha pode estar a pagar os cortes da crise de 2008 (e arrisca atingir 25 mil mortes daqui a 15 dias)

O novo centro do coronavírus na Europa é Espanha, onde o número de mortes já ultrapassa as 9 mil. O país arrisca atingir as 25 mil mortes daqui a 15 dias se a tendência de …