Café pode provocar cancro no pulmão

Beber café tem sido associado a uma série de benefícios, como uma vida útil mais longa e uma diminuição do risco de doenças como depressão, ataques cardíacos e certos tipos de cancro.

Porém, segundo um novo estudo, o consumo de duas ou mais chávenas de café ou chá por dia pode aumentar o risco de desenvolver cancro no pulmão.

Os autores deste trabalho fizeram uma avaliação de 17 estudos diferentes realizados nos Estados Unidos e na Ásia, nos quais o consumo das duas bebidas estava relacionado ao cancro do pulmão. Os estudos analisados foram baseadas em pessoas que não fumavam e em fumadores diagnosticados com a doença.

Como o consumo de café e chá está intimamente relacionado aos hábitos dos fumadores, estudos anteriores podem ter produzido resultados inconsistentes, diz o novo estudo, realizada por uma equipa internacional de cientistas apresentada na conferência anual da Associação Americana para Pesquisa do Cancro.

O principal autor desta nova análise, Jingjing Zhu, da Universidade de Vanderbilt (EUA), indicou que nas investigações anteriores não foi distinguido o que causou o desenvolvimento do cancro de pulmão.

A avaliação descobriu que pessoas que não fumavam, mas bebiam duas ou mais chávenas de café por dia, tinham 41% mais probabilidade de desenvolver a doença, em comparação com aquelas que não bebiam a bebida.

Da mesma forma, não-fumadores que consumiram duas ou mais chávenas de chá por dia tinham 37% mais probabilidades de desenvolver cancro do pulmão do que aqueles que não bebiam chá.

O risco foi semelhante para todas as idades e raças e para todos os tipos de café. De faxto, o café descafeinado foi associado 15% mais propenso a causar a doença do que o café com cafeína.

Nesse sentido, os autores do novo trabalho sugerem que a cafeína não é o gatilho para o cancro de pulmão, mas há algo no processo de torrefação de café que impulsiona a ligação entre beber e o risco de sofrer da doença.

Outras conclusões sobre o café apresentados na reunião foram mais reconfortantes: beber café não foi associado a um aumento do risco de glioma ou cancro colo-retal em homens e mulheres nem foi associado com cancro de bexiga ou carcinoma de células renais em fumadores do sexo masculino.

Descobriu-se que o café está associado a um menor risco de cancro de mama em mulheres na pós-menopausa e chá com menor risco de glioma em mulheres. Em homens e mulheres, o café descafeinado foi associado a um menor risco de cancro colo-retal.

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Este tipo de estudos parece-me coisa de quem não tem nada que fazer.
    E se fossem fazer um trabalho sério em vez de estarem a aterrorizar as pessoas, não era mais útil?
    Eu fiz um estudo que prova que o ser humano, ao nascer, tem 100% de probabilidades de um dia nascer, grande estudo…

  2. Um estudo a tentar desviar as atenções daquilo que realmente provoca uma série de doenças, não só o cancro: o TABACO.
    As tabaqueiras tem realmente um enorme poder e não olham a nada no que toca a defender os LUCROS

  3. Bem de facto estes estudos são uma coisa que nem lembra ao diabo.
    Certamente quem fez este estudo, no preciso momento em que o estava a realizar, aumentou em 100% a probabilidade de desenvolver estupidez crónica do que outros que assim não procederam.
    O vinho, cerveja, água, sumos, peixe, carnes, ovos, quinoa, tofu, arroz integral, pão integral, dieta mediterrânea, vegetariano, vegan, paleolítica … enfim tudo o que por aí há. Se bem esmiuçado aumentam a probabilidade de cancro em 100%.
    Comer e beber de tudo o que gostamos, sem excessos com moderação e principalmente aprender a observar o nosso organismo, penso o mais acertado e sensato.

  4. Deviam fazer estudos para relacionar o cancro do pulmão com o uso de perfumes. Isso sim seria útil. Hoje em dia não há ninguém que não use perfumes sintéticos, desde o sabonete para as mãos, ao detergente para lavar a louça, o chão, ao próprio perfume de marca que é pulverizado para cima do corpo, tudo contém fragrâncias feitas com cocktails de químicos que são bastante prejudicias à saúde. É impossível não serem cancerígenos. Mas toda a gente usa e não pensa nisso. Já sem falar na porcaria dos ambientadores. Cheirinho é que é bom. Agora o café e o chá é que provocam cancro do pulmão? Estes cientistas devem ser pagos para publicar estudos parvos para nos desviar a atenção do que realmente faz mal.

    • A Maria tem toda a razão! As pessoas têm a mania de que “se cheira bem é pq tá limpo e então está tudo bem”… Errado. Perfumes ambientadores e outros cheirinhos são de facto carregados de quimicos para o efeito. Basta pesquisar para achar varios estudos cientificos que o comprovam e caso ainda estejam em duvida usem um medidor de VOCH (quimicos organicos volateis) numa sala onde alguem acabou de por perfume. E para quem pos o perfume, estão a levar com os quimicos mesmo por debaixo do nariz… pior ainda se for de “qualidade” e durar muito tempo: mais tempo de exposição quimica. Haja pulmão.

RESPONDER

Beethoven deixou a 10.ª sinfonia inacabada (e a IA vai completá-la)

Um dos maiores dilemas da história da música é a obra inacabada de Ludwig van Beethoven (1770-1827), a "10ª sinfonia", com muitos músicos a esforçar-se para finalizá-la, utilizando alguns dos fragmentos disponíveis, mas sem sucesso. Desta …

Orcas bebé têm maior probabilidade de sobreviver se viverem com a avó

Crias de orca que vivam com a avó têm uma maior probabilidade de sobreviver quando comparadas às outras orcas. A experiência destas espécimes mais velhas é essencial para o grupo. Tal como nos humanos, as avós …

A "capital mundial das pessoas feias" mora na Itália

Piobbico, na Itália, é uma cidade medieval repleta de grandes edifícios de pedra cercados por florestas exuberantes. No entanto, a cidade é conhecida pela feiura dos seus habitantes. Esta cidade, com cerca de 2.000 habitantes, alberga …

Jovem norte-americano despistou-se e caiu ao rio. Siri chamou os bombeiros

Um jovem norte-americano estava a caminho da universidade quando perdeu o controlo do carro, que derrapou sobre gelo, e foi parar ao rio Winnebago. Como não conseguiu encontrar o seu telemóvel, recorreu à Siri para …

Basta uma máscara impressa para enganar os sistemas de reconhecimento facial

Especialistas da empresa de inteligência artificial Kneron testaram sistemas em três continentes e vários falharam. O reconhecimento facial é, cada vez mais, um método de controlo e de segurança encarado como credível e, inclusivamente, usado …

Pandit olha para as vacas como família e quer produzir "leite ético" para vegans

Um agricultor nos Estados Unidos quer produzir "leite ético" para vegans, mantendo como prioridade o bem-estar e a saúde das vacas. Ultimamente, o consumo de leite tem sido posto cada vez mais em causa. Não só …

Jogadores do Arsenal doam um dia de salário para ações solidárias

Os futebolistas e a equipa técnica do Arsenal vão doar um dia de salário para ações solidárias de Natal. Os elementos técnicos também entraram na iniciativa, que prevê, ainda, a doação da receita do próximo …

Turismo, indústria e energia fazem do Norte região que mais cresceu em 2018

O Norte foi a região portuguesa que mais cresceu em 2018, com um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,9%, impulsionado pelo turismo, indústria e energia, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística …

Um milhão de assinaturas contra sátira de Natal da Porta dos Fundos

A petição online contra o filme “Especial de Natal: A Primeira Tentação de Cristo”, uma sátira da produtora brasileira Porta dos Fundos, exibido na Netflix, conta com mais de um milhão de assinaturas. Lançada na semana …

Sondagem: 81% dos brasileiros defende continuidade da operação Lava Jato

Uma sondagem aponta que 81% dos brasileiros consideram que a investigação levada a cabo pela Lava Jato, maior operação contra a corrupção no país, ainda não cumpriu o seu objetivo e que deve continuar. A sondagem, …