Café pode provocar cancro no pulmão

Beber café tem sido associado a uma série de benefícios, como uma vida útil mais longa e uma diminuição do risco de doenças como depressão, ataques cardíacos e certos tipos de cancro.

Porém, segundo um novo estudo, o consumo de duas ou mais chávenas de café ou chá por dia pode aumentar o risco de desenvolver cancro no pulmão.

Os autores deste trabalho fizeram uma avaliação de 17 estudos diferentes realizados nos Estados Unidos e na Ásia, nos quais o consumo das duas bebidas estava relacionado ao cancro do pulmão. Os estudos analisados foram baseadas em pessoas que não fumavam e em fumadores diagnosticados com a doença.

Como o consumo de café e chá está intimamente relacionado aos hábitos dos fumadores, estudos anteriores podem ter produzido resultados inconsistentes, diz o novo estudo, realizada por uma equipa internacional de cientistas apresentada na conferência anual da Associação Americana para Pesquisa do Cancro.

O principal autor desta nova análise, Jingjing Zhu, da Universidade de Vanderbilt (EUA), indicou que nas investigações anteriores não foi distinguido o que causou o desenvolvimento do cancro de pulmão.

A avaliação descobriu que pessoas que não fumavam, mas bebiam duas ou mais chávenas de café por dia, tinham 41% mais probabilidade de desenvolver a doença, em comparação com aquelas que não bebiam a bebida.

Da mesma forma, não-fumadores que consumiram duas ou mais chávenas de chá por dia tinham 37% mais probabilidades de desenvolver cancro do pulmão do que aqueles que não bebiam chá.

O risco foi semelhante para todas as idades e raças e para todos os tipos de café. De faxto, o café descafeinado foi associado 15% mais propenso a causar a doença do que o café com cafeína.

Nesse sentido, os autores do novo trabalho sugerem que a cafeína não é o gatilho para o cancro de pulmão, mas há algo no processo de torrefação de café que impulsiona a ligação entre beber e o risco de sofrer da doença.

Outras conclusões sobre o café apresentados na reunião foram mais reconfortantes: beber café não foi associado a um aumento do risco de glioma ou cancro colo-retal em homens e mulheres nem foi associado com cancro de bexiga ou carcinoma de células renais em fumadores do sexo masculino.

Descobriu-se que o café está associado a um menor risco de cancro de mama em mulheres na pós-menopausa e chá com menor risco de glioma em mulheres. Em homens e mulheres, o café descafeinado foi associado a um menor risco de cancro colo-retal.

ZAP // Live Science

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Este tipo de estudos parece-me coisa de quem não tem nada que fazer.
    E se fossem fazer um trabalho sério em vez de estarem a aterrorizar as pessoas, não era mais útil?
    Eu fiz um estudo que prova que o ser humano, ao nascer, tem 100% de probabilidades de um dia nascer, grande estudo…

  2. Um estudo a tentar desviar as atenções daquilo que realmente provoca uma série de doenças, não só o cancro: o TABACO.
    As tabaqueiras tem realmente um enorme poder e não olham a nada no que toca a defender os LUCROS

  3. Bem de facto estes estudos são uma coisa que nem lembra ao diabo.
    Certamente quem fez este estudo, no preciso momento em que o estava a realizar, aumentou em 100% a probabilidade de desenvolver estupidez crónica do que outros que assim não procederam.
    O vinho, cerveja, água, sumos, peixe, carnes, ovos, quinoa, tofu, arroz integral, pão integral, dieta mediterrânea, vegetariano, vegan, paleolítica … enfim tudo o que por aí há. Se bem esmiuçado aumentam a probabilidade de cancro em 100%.
    Comer e beber de tudo o que gostamos, sem excessos com moderação e principalmente aprender a observar o nosso organismo, penso o mais acertado e sensato.

  4. Deviam fazer estudos para relacionar o cancro do pulmão com o uso de perfumes. Isso sim seria útil. Hoje em dia não há ninguém que não use perfumes sintéticos, desde o sabonete para as mãos, ao detergente para lavar a louça, o chão, ao próprio perfume de marca que é pulverizado para cima do corpo, tudo contém fragrâncias feitas com cocktails de químicos que são bastante prejudicias à saúde. É impossível não serem cancerígenos. Mas toda a gente usa e não pensa nisso. Já sem falar na porcaria dos ambientadores. Cheirinho é que é bom. Agora o café e o chá é que provocam cancro do pulmão? Estes cientistas devem ser pagos para publicar estudos parvos para nos desviar a atenção do que realmente faz mal.

    • A Maria tem toda a razão! As pessoas têm a mania de que “se cheira bem é pq tá limpo e então está tudo bem”… Errado. Perfumes ambientadores e outros cheirinhos são de facto carregados de quimicos para o efeito. Basta pesquisar para achar varios estudos cientificos que o comprovam e caso ainda estejam em duvida usem um medidor de VOCH (quimicos organicos volateis) numa sala onde alguem acabou de por perfume. E para quem pos o perfume, estão a levar com os quimicos mesmo por debaixo do nariz… pior ainda se for de “qualidade” e durar muito tempo: mais tempo de exposição quimica. Haja pulmão.

RESPONDER

Tratamentos de radioterapia em risco no IPO de Lisboa

Tratamentos de radioterapia no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa estão em risco devido à falta de profissionais. O IPO de Lisboa conta com sete aceleradores lineares, aparelhos sofisticados que obrigam à presença física de …

Presidente de associação solidária acusado de violar e escravizar mulheres em situações precárias

O presidente da associação "Paz no Coração" está a ser acusado por 60 crimes sexuais. Atualmente, encontra-se em prisão preventiva. Alfredo Marques Carvalho, líder da associação, acolhia vítimas de violência doméstica, atiradas para a rua com …

Sócrates sai em defesa de Vieira. Em Portugal, "prende-se primeiro e pergunta-se depois"

Em Portugal, "prende-se primeiro e pergunta-se depois", considera o antigo primeiro-ministro José Sócrates, num artigo de opinião publicado esta segunda-feira no qual reage às detenções de Luís Filipe Vieira e Joe Berardo. "Tudo igual, tudo igual, …

Thomas Daley: o ouro para quem sofreu muito

Bullying na escola, morte do pai, homossexualidade, incapaz de caminhar. Thomas Daley venceu uma prova de saltos para a água, em Tóquio, ao lado do também britânico Matty Lee. Surpresa nos saltos para a água, nos …

Depois de uma época dourada, Portugal cai sete lugares no ranking da inovação

A economia nacional caiu sete posições, naquela que é a primeira inversão na trajetória ascendente desde 2014. Apesar do recuo, Portugal melhorou em 18 dos 32 indicadores. A notícia, avançada esta segunda-feira pelo jornal Público, dá …

Mortes de crianças com covid-19 disparam na Indonésia. No Reino Unido aumentam casos graves entre jovens

Médicos britânicos alertaram para o aumento do número de crianças e jovens infetados com covid-19 a dar entrada nos hospitais, apelando à vacinação para não "sofrerem desnecessariamente" com a evolução da doença. "Os doentes estão a …

Empresa portuguesa arrisca multa por enviar ilegalmente resíduos de plástico para a Roménia

Uma empresa portuguesa foi apanhada a enviar resíduos de plástico para a Roménia sem cumprir os requisitos necessários para o fazer. Segundo noticia o Público, a Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento …

Marcos Freitas e Fu Yu brilham no ténis de mesa, Yolanda Sequeira avança no surf

Do ténis de mesa ao surf, a armada portuguesa em Tóquio tem estado em destaque. Marcos Freitas, Fu Yu e Yolanda Sequeira progrediram nas suas respetivas competições. O português Marcos Freitas apurou-se hoje para os oitavos …

Um pouco por todo o mundo, protesta-se contra o "passaporte da escravidão" às vacinas

O fim-de-semana foi marcado por manifestações em Itália, na Grécia, na França, no Reino Unido e na Austrália contra as proibições a quem não tem certificados de vacinação ou testes PCR. Vários governos têm apertado as …

Benfica à procura de fazer cortes no ataque. Carlos Vinícius será o primeiro a cair

Carlos Vinícius continua a não fazer parte das contas de Jorge Jesus e deverá estar de saída. O Benfica quer reduzir o leque de avançados do clube. O Benfica continua a estudar o mercado à procura …