Quer perder mais gordura enquanto faz exercício? Beba um café forte meia hora antes

Beber um café forte meia hora antes de realizar um exercício aeróbico aumenta significativamente a taxa de gordura queimada, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Granada (UGR), em Espanha.

A equipa do Departamento de Fisiologia da UGR demonstrou que a ingestão de cafeína – cerca de 3 mg/kg, o equivalente a um café forte – meia hora antes da realização de exercícios aeróbicos aumenta significativamente os níveis de gordura queimados.

De acordo com a nova investigação, cujos resultados foram recentemente publicados na revista científica Journal of the International Society of Sports Nutrition, os efeitos da cafeína são mais notórios na “queima” de gordura quando o exercício físico é realizado à tarde, comparativamente com a mesma atividade levada a cabo pela manhã.



“Os resultados do nosso estudo mostraram que a ingestão aguda de cafeína 30 minutos antes de realizar um exercício aeróbico aumentou a oxidação máxima de gordura durante o treino, independentemente da hora do dia”, explica o líder do estudo, Francisco J. Amaro, citado em comunicado publicado no site da Universidade de Granada.

A equipa observou ainda uma variação na oxidação ao longo dos vários períodos do dia, sendo os valores mais elevados no período da tarde comparativamente à manhã e iguais relativamente a períodos de jejum.

Os cientistas reconhecem que a investigação contou com uma amostra pequena – 15 homens com 32 anos de média de idade – e, por isso, é importante não generalizar os resultados. Ainda assim, a equipa defende que os resultados são claros o suficiente para sugerir a existência de algum tipo de relação.

“No geral, os resultados sugerem que uma combinação de ingestão aguda de cafeína e exercícios em intensidade moderada à tarde oferecem o melhor cenário para indivíduos que procuram aumentar a oxidação da gordura corporal durante o exercício aeróbico”.

O exercício aeróbico, recorde-se, é aquele em que oxigénio estimula o funcionamento do sistema cardiorrespiratório e vascular, sendo utilizado para processar energia para os músculos. Nadar, saltar à corda, correr e dançar são alguns destes tipos de exercício.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

ADSE recua e volta a comparticipar atos prescritos pelo SNS

A Associação Nacional de Beneficiários (Associação 30 de Julho) revelou que a ADSE recuou, perante uma reclamação da entidade, e vai voltar a comparticipar atos prescritos pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS). “Na sequência da reclamação …

O maior sistema de cavernas do mundo é (ainda) mais extenso do que se pensava

O maior sistema de cavernas do mundo estabeleceu um novo recorde depois de uma equipa de topógrafos conseguir mapear mais 13 quilómetros das passagens no Parque Nacional de Mammoth Cave, em Kentucky, nos Estados Unidos. As …

"Por trás lá vem a facada". Costa critica "duplicidade" da postura do Governo da Madeira

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu que as autonomias precisam de “solidariedade e confiança mútua”, assente na verdade, criticando a “duplicidade” da postura do Governo da Madeira no relacionamento com a República. “As autonomias exigem …

Estrela foi banquete de um buraco negro e criou um fenómeno raríssimo

O resultado do encontro entre um buraco negro e uma estrela azarada deu origem a um fenómeno raríssimo detetado por astrónomos. Ao medirem a radiação X enquanto a estrela era devorada, perceberam que estavam perante um …

Um carro movido a energia solar? Bom. Um carro-casa movido a energia solar para fazer 3 mil km? Melhor ainda

Projeto foi desenvolvido por estudantes universitários holandeses, cujo trabalho em veículos movidos a energia solar é já conhecido. O Stella Vita será testado numa viagem de longo curso pelo sul de Espanha já este mês, …

Há uma rua no Texas onde todas as casas foram impressas em 3D

Esta é a primeira comunidade de casas impressas em 3D nos EUA que está pronta a receber habitantes. A construção torna as habitações mais resistentes ao fogo e a inundações. Chama-se East 17th Street e fica …

A filha de Picasso doou nove obras do artista espanhol a França

A família de Pablo Picasso doou nove obras do artista ao Estado francês, que serão agora integradas no Museu Picasso, em Paris. Maya, a filha de Pablo Picasso, doou nove obras do artista como parte de …

Dormir bem? Depois da pandemia, não

O novo coronavírus criou uma "nação" de pessoas com insónias. Trabalhar menos horas pode ajudar. Insónias. Já eram um problema para muita gente até ao início de 2020 mas a pandemia que mudou o mundo também …

"Não posso ficar sentado a ver-nos voltar a 1972". Médico desafia a lei no Texas e admite que já fez um aborto

Um médico texano escreveu uma coluna de opinião no Washington Post a admitir que já fez um aborto no estado, depois da lei que proíbe interromper as gravidezes após seis semanas ter entrado em vigor. Em …

A cidade mais segura do mundo foi revelada (e é europeia)

Copenhaga foi eleita a cidade mais segura do mundo em 2021 pelo Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit. Quando se trata de escolher o destino a visitar, a segurança é um dos aspetos …