Os cães estão em guerra com os fungos (e esta pode estender-se aos humanos)

O fungo Aspergillus fumigatus é facilmente encontrado na cavidade nasal de algumas espécies de cães, e este pode ser potencialmente perigoso para os animais e também para os humanos que os rodeiam.

Segundo o Phys, o fungo que alguns cães carregam no nariz desenvolve-se dentro do mesmo, mas as mudanças genéticas indicam que o fungo acaba por se adaptar ao animal.

Os investigadores da Universidade de Utrecht obtiveram novas conclusões numa pesquisa sobre infeções naturais em cães. O estudo foi publicado a 12 de novembro na Nature Biofilms and Microbiomes.

O Aspergillus fumigatus causa uma inflamação da cavidade nasal em cães, que pode  espalhar-se para a cavidade frontal. Os fungos formam um biofilme na superfície do epitélio, que pode levar a uma reação inflamatória grave e às vezes crónica, podendo até crescer no cérebro se o cão não for tratado a tempo.

Descobrimos que o cão e o fungo estão a lutar por nutrientes. O fungo suprime o sistema imunológico do cão”, refere Hans de Cock, um dos autores do estudo.

O investigador explica que a equipa analisou que “fungo se adapta geneticamente ao hospedeiro durante o crescimento, o que permite que o fungo sobreviva melhor nas cavidades do cão”.

Esta é a primeira vez que os cientistas estudaram este tipo de fungo em infeções naturais em cães, por isso nenhum animal esteve envolvido na experiência. A pesquisa foi feita com cães que foram levados ao veterinário com uma infeção, sendo que remover o fungo era uma parte padrão do tratamento. Este método permitiu que a equipa estudasse a grande variação genética e descobrisse a adaptação do fungo.

“Com as análises de expressão genética, ganhamos uma visão sobre as defesas do cão e o comportamento do fungo, tanto ao nível de expressão genética, como na evolução do paciente”, afirma De Cock. “Esta pesquisa mostra que o estudo das infeções naturais é uma alternativa às experiências com animais de laboratório”.

Estudos anteriores mostraram que certas raças de cães são mais suscetíveis a esse fungo – incluindo os labradores retriever e os golden retriever, devido à sua predisposição genética. O estudo oferece agora alternativas para melhorar o tratamento do fungo em cães.

Contudo, este fungo também causa problemas graves nos humanos, e a equipa deixa um alerta. “Este é um dos quatro fungos responsáveis ​​por 1,5 milhão de mortes entre pessoas em todo o mundo. Por isso, queremos descobrir o máximo de informação possível sobre eles”, concluem.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Para além do barulho constante, de transformarem passeios e jardins em latrinas, e de atacar pessoas, esta é só mais uma das utilidades dos cães, a de espalharem parasitas e todo o tipo de doenças. Para quando o fim desta praga nas cidades?

  2. Estrumadura nunca vi comentário mais correcto, cada vez os bairros actuais parecem mais canís é uma vergonha e os proprietários dos apartamentos têm de gramar com os animais dos outros a ladrar e ganir. Estava na altura de se acabar com os animais a incomodar quem quer descansar e trabalhar em casa.

RESPONDER

Pedro Nuno Santos quer receitas da rodovia a ajudar a financiar a ferrovia

Há dois anos, o ministro defendia a possível separação da REFER das Estradas de Portugal. Agora, volta atrás e quer que as receitas de rodovia ajudem a financiar a ferrovia. O Ministro das Infraestruturas e da …

A China está a construir 110 novos silos nucleares. Estados Unidos estão preocupados

Na segunda-feira, a Federação de Cientistas Americanos (FAS) publicou um relatório no qual denuncia a existência de um campo de instalações nucleares perto da cidade de Hami, na província chinesa de Xinjiang. Estarão a ser …

Inglaterra desconfinou totalmente. Então, porque estão os novos casos a descer?

O fim das restrições a 19 de Julho fez soar alarmes por toda a Europa sobre o possível aumento exponencial de casos. Na verdade, o número de novos casos tem vindo a descer e a …

Siza Vieira admite possibilidade de "alargar" funcionamento das atividades económicas

O ministro de Estado e da Economia disse que o Conselho de Ministros desta quinta-feira vai analisar "todas as medidas restritivas" atualmente em vigor e terá a possibilidade de "alargar" o funcionamento das atividades económicas. "Eu …

Relatório do Novo Banco. Centeno, Costa e Ramalho ficam mal na fotografia

A versão final do relatório do Novo Banco apontou mais responsabilidades a Mário Centeno e António Costa, visto estarem ambos no governo durante a venda. A tese do Banco de Portugal sobre as injecções de …

OE. PSD fecha a porta a negociações, mas socialistas preferem mantê-la aberta

Rio remete a posição do PSD para declarações de António Costa em que o primeiro-ministro admitiu a intenção de se demitir caso o Orçamento só seja aprovado com votos dos sociais-democratas. Já José Luís Carneiro, …

FC Porto empata com a Roma em jogo manchado por conflito entre jogadores

O FC Porto empatou hoje 1-1 com os italianos da Roma, treinados pelo português José Mourinho, em jogo de preparação para a próxima temporada, disputado no Estádio Municipal da Bela Vista, em Lagoa. A equipa italiana, …

Benfica abre investigação para averiguar eventuais conflitos de interesses de Vieira

O SL Benfica vai abrir uma investigação interna para averiguar eventuais conflitos de interesses durante a presidência de Luís Filipe Vieira. O clube diz que não pode afirmar nem excluir a "eventual existência no passado de …

Estados Unidos e Rússia em diálogo discreto em Genebra para estabilizar relações

Delegações dos Estados Unidos e da Rússia continuaram esta quarta-feira, em Genebra, o diálogo iniciado na mesma cidade pelos respetivos presidentes, Joe Biden e Vladimir Putin, em junho, para discutir a estabilidade estratégica entre as …

Primeira medalha para Portugal nos Jogos Olímpicos

Jorge Fonseca conseguiu a medalha de bronze no judo. Cãibras condicionaram o acesso do português à final. "Quero ser o maior desportista nacional de todos os tempos", comentou. Portugal entrou para a lista de países com …