Os cães estão em guerra com os fungos (e esta pode estender-se aos humanos)

O fungo Aspergillus fumigatus é facilmente encontrado na cavidade nasal de algumas espécies de cães, e este pode ser potencialmente perigoso para os animais e também para os humanos que os rodeiam.

Segundo o Phys, o fungo que alguns cães carregam no nariz desenvolve-se dentro do mesmo, mas as mudanças genéticas indicam que o fungo acaba por se adaptar ao animal.

Os investigadores da Universidade de Utrecht obtiveram novas conclusões numa pesquisa sobre infeções naturais em cães. O estudo foi publicado a 12 de novembro na Nature Biofilms and Microbiomes.

O Aspergillus fumigatus causa uma inflamação da cavidade nasal em cães, que pode  espalhar-se para a cavidade frontal. Os fungos formam um biofilme na superfície do epitélio, que pode levar a uma reação inflamatória grave e às vezes crónica, podendo até crescer no cérebro se o cão não for tratado a tempo.

Descobrimos que o cão e o fungo estão a lutar por nutrientes. O fungo suprime o sistema imunológico do cão”, refere Hans de Cock, um dos autores do estudo.

O investigador explica que a equipa analisou que “fungo se adapta geneticamente ao hospedeiro durante o crescimento, o que permite que o fungo sobreviva melhor nas cavidades do cão”.

Esta é a primeira vez que os cientistas estudaram este tipo de fungo em infeções naturais em cães, por isso nenhum animal esteve envolvido na experiência. A pesquisa foi feita com cães que foram levados ao veterinário com uma infeção, sendo que remover o fungo era uma parte padrão do tratamento. Este método permitiu que a equipa estudasse a grande variação genética e descobrisse a adaptação do fungo.

“Com as análises de expressão genética, ganhamos uma visão sobre as defesas do cão e o comportamento do fungo, tanto ao nível de expressão genética, como na evolução do paciente”, afirma De Cock. “Esta pesquisa mostra que o estudo das infeções naturais é uma alternativa às experiências com animais de laboratório”.

Estudos anteriores mostraram que certas raças de cães são mais suscetíveis a esse fungo – incluindo os labradores retriever e os golden retriever, devido à sua predisposição genética. O estudo oferece agora alternativas para melhorar o tratamento do fungo em cães.

Contudo, este fungo também causa problemas graves nos humanos, e a equipa deixa um alerta. “Este é um dos quatro fungos responsáveis ​​por 1,5 milhão de mortes entre pessoas em todo o mundo. Por isso, queremos descobrir o máximo de informação possível sobre eles”, concluem.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Para além do barulho constante, de transformarem passeios e jardins em latrinas, e de atacar pessoas, esta é só mais uma das utilidades dos cães, a de espalharem parasitas e todo o tipo de doenças. Para quando o fim desta praga nas cidades?

  2. Estrumadura nunca vi comentário mais correcto, cada vez os bairros actuais parecem mais canís é uma vergonha e os proprietários dos apartamentos têm de gramar com os animais dos outros a ladrar e ganir. Estava na altura de se acabar com os animais a incomodar quem quer descansar e trabalhar em casa.

RESPONDER

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …