Só com uma semana de treino, cães farejadores detetam coronavírus com taxa de sucesso de 94%

Estudos em todo o mundo estão a explorar a possibilidade de treinar cães para conseguirem detetar sinais do novo coronavírus. Na Universidade de Hanover, na Alemanha, uma equipa descobriu que, com pouco treino, cães farejadores conseguiam identificar amostras positivas com alto grau de precisão.

A incrível sensibilidade dos narizes dos cães tem feito com que sejam usados para todo o tipo de fins, incluindo a deteção de cancro, malária e dispositivos explosivos.

Ao expor os animais a amostras numa sala e ensinando-os a distinguir entre os que estão infetados e os que não estão, a esperança é que os cães possam tornar-se uma poderosa ferramenta de triagem em espaços públicos para ajudar a travar a propagação da pandemia de covid-19.

Os cientistas da Universidade de Hanover, na Alemanha, estavam a investigar essa possibilidade com oito cães farejadores especializados.

De acordo com o New Atlas, a equipa passou uma semana a treinar os animais para distinfir entre amostras infetadas com SARS-CoV-2, a estirpe de coronavírus que causa a doença covid-19, e um grupo de controlo não infetado.

Foram recolhidas 1.012 amostras de saliva e traqueobrônquicas e os cães estavam encarregues de identificar as amostras que estavam infetadas com SARS-CoV-2. As amostras foram distribuídas aleatoriamente, de modo a que nem os investigadores nem os treinadores de cães soubesse quais eram as amostras positivas.

Os cães identificaram corretamente 157 amostras positivas e 792 amostras negativas, identificando incorretamente 33 negativos e rejeitando incorretamente 30 positivos.

A equipa concluiu que isso gera uma sensibilidade média (deteção de positivos) de 83%, uma especificidade média (deteção de negativos) de 96% e a taxa média geral de deteção de 94%.

“Os resultados do estudo são incrivelmente emocionantes”, disse Holger Volk, autor do estudo, em comunicado. “Criámos uma base sólida para estudos futuros para investigar o cheiro dos cães e se também podem ser usados para diferenciar momentos diferentes de doenças ou fenótipos clínicos”.

Este estudo foi publicado esta semana na revista científica BMC Infectious Diseases.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Então e os gatos?! Pois é… Falam muito dos gatos… aqui mesmo pelo ZAP há um enorme lobby felino… mas o que é certo é que os cães é que trabalham em prol da humanidade.

RESPONDER

Para o Bloco, só há uma saída para vencer a crise: proteger o emprego

Para vencer a crise provocada pela pandemia de covid-19, as soluções apresentadas pelo Governo devem "responder às pessoas", considera Catarina Martins. A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, considerou este domingo que “proteger o emprego …

Nélson Semedo está a caminho do Wolverhampton

Há mais um português a caminho do Wolverhampton. Nélson Semedo deverá ser oficializado esta semana, voltando a aumentar o contingente português na equipa de Nuno Espírito Santo. Nélson Semedo está muito perto de ser anunciado como …

Plano Costa e Silva. Costa procura consensos, partidos apresentam lista de preocupações

António Costa vai receber hoje e amanhã os partidos para falar sobre o programa de recuperação da economia, com o plano de Costa Silva como ponto de partida do encontro. Os partidos já deixaram algumas pistas …

Pirlo tem plano para gerir cansaço de Cristiano Ronaldo

O novo treinador da Juventus, Andrea Pirlo, tem um plano para gerir a forma física de Cristiano Ronaldo ao longo da temporada. O internacional português tem 35 anos e cumpre a sua 19.ª temporada como …

Entre lágrimas e após três tentativas, lista dirigente de Ventura foi aprovada

O presidente do Chega conseguiu, este domingo, à terceira tentativa, a maioria de dois terços dos votos exigida para eleger a sua direção na II Convenção Nacional, em Évora. Apenas às 20h02 foram proclamados os resultados …

Marcelo é o único que resiste ao desgaste da pandemia. Governo e oposição em queda

O único que está a conseguir resistir ao desgaste político provocado pela pandemia de covid-19 é o Presidente da República, numa altura em que o PS e o PSD surgem em queda nas intenções de …

Três camisolas e uma vitória histórica. Tadej Pogacar é o vencedor do Tour

O ciclista esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) venceu a 107.ª Volta a França, ao cortar a meta, nos Campos Elísios, integrado no pelotão, no final da 21.ª e última etapa conquistada pelo irlandês Sam Bennett …

Afinal, os vikings não eram loiros nem tinham olhos azuis (e também não eram da Escandinávia)

Um estudo revelou que os Vikings afinal não eram loiros nem provenientes da Escandinávia. O estudo, realizado através da análise de ADN, conclui ainda que indivíduos que não eram vikings foram enterrados como tal. Normalmente, a …

Emmys 2020: "Succession" é a série do ano, "Schitt’s Creek" e "Watchmen" em destaque

A segunda temporada de “Succession”, da HBO, venceu esta madrugada o prémio de Melhor Série Dramática na 72.ª cerimónia dos prémios Emmy, que decorreu em Los Angeles, EUA, sem público por causa da pandemia. Centrada em …

Aulas do 1.º ciclo em escola de Lisboa suspensas. Escola em Viseu fecha portas

As aulas do 1.º ciclo na escola pública das Laranjeiras, em Lisboa, foram suspensas, devido à falta de funcionários em número suficiente, já que um destes testou positivo para a covid-19. De acordo com o Agrupamento …