Os cães conseguem cheirar cancro no sangue humano

BioScentDx

Os cães têm recetores olfativos dez mil vezes mais precisos que os humanos, tornando-os altamente sensíveis a odores que não conseguimos perceber.

Um novo estudo mostrou que os cães podem usar o seu olfato altamente evoluído para identificar amostras de sangue de pessoas com cancro, com quase 97% de precisão. Os resultados podem levar a novas abordagens de rastreio do cancro que são baratas e precisas, sem serem invasivas.

“Embora atualmente não exista cura para o cancro, a deteção precoce oferece a melhor esperança de sobrevivência”, disse Heather Junqueira, investigadora do BioScentDx que realizou o estudo. “Um teste altamente sensível para detetar o cancro poderia salvar milhares de vidas e mudar a forma como a doença é tratada”.

Junqueira apresentará a investigação na reunião anual da Sociedade Americana de Bioquímica e Biologia Molecular durante a reunião de Biologia Experimental de 2019, realizada entre 6 a 9 de abril em Orlando, Florida.

Para o novo estudo, Junqueira e os seus colegas usaram uma forma de treino para ensinar quatro beagles a distinguir entre soro normal e amostras de pacientes com cancro de pulmão maligno. Embora um beagle tenha ficado desmotivado, os outros três cães identificaram corretamente amostras de cancro de pulmão em 96,7% das vezes e amostras normais em 97,5% das vezes.

“Este trabalho é muito emocionante porque abre caminho para novas investigações em dois caminhos, que podem levar a novas ferramentas de deteção de cancro“, disse Junqueira. “Um deles está a usar a deteção de cheiro canino como um método de triagem para cancro e o outro seria para determinar os compostos biológicos que os cães detetam e, em seguida, projetar testes de triagem de cancro com base nesses compostos.”

A BioScentDx planeia usar a deteção de odor canina para desenvolver uma forma não invasiva de rastreio de cancro e outras doenças que ameaçam a vida.

Como passo seguinte, a empresa lançou um estudo sobre o cancro de mama em novembro, no qual os participantes doaram amostras da sua respiração para a triagem de cães treinados para farejar o cancro. Os investigadores também planeiam separar as amostras em componentes químicos e apresentá-las aos cães para isolar as substâncias que causam o odor que os cães detetam.

ZAP // EurekAlert

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Lufthansa aceita condições do resgate. Vai ceder aviões e perder "slots"

O Governo da Alemanha e a Comissão Europeia (CE) chegaram a um acordo sobre o resgate da Lufthansa e que poderá evitar a falência da companhia aérea, anunciaram, na sexta-feira, fontes próximas das negociações e …

Chipre vai pagar despesas das férias a turistas que ficarem infetados no país

O Chipre vai pagar o custo das férias aos turistas que testaram positivo depois de viajarem para o país. Entre as despesas está o alojamento, a alimentação e os medicamentos. O Chipre comprometeu-se a pagar todas …

Tribunais vão vender máscaras a um euro. "É uma margem de lucro de 45 por cento"

Os tribunais vão ter máscaras cirúrgicas à venda para advogados e testemunhas, de modo a garantir que podem entrar nas salas de audiência a partir de quarta-feira, dia em que a Justiça retoma as sessões …

Julgamento BES. Ministério Público acredita que provas da Suíça ainda podem ser utilizadas

O jornal Público escreve este sábado que os procuradores do Ministério Público (MP) acreditam ainda ser possível utilizar os elementos solicitados nas cartas rogatórias enviadas às autoridades suíças no julgamento do caso BES. O Ministério …

Salários mais baixos podem passar a ter lay-off pago a 100%

O Governo está a estudar a possibilidade de o regime de lay-off, desenhado especificamente para o contexto da pandemia de covid-19, passar a ser pago na sua totalidade (100%) para quem tem salários mais baixos. …

Bronca na Liga. Contestação adia 5 substituições e o Marítimo recusa assinar Plano de Retoma

Após dois dias intensos de reuniões, foi aprovado o Plano de Retoma do campeonato nacional para a disputa das últimas 10 jornadas da época 2019/2020. Mas apenas 17 clubes o assinaram. O Marítimo recusou fazê-lo, …

Igreja perdeu 50 milhões de euros com a pandemia (e há dioceses em lay-off)

Ao cabo de dois meses de paragem por causa da pandemia de covid-19, as missas regressam, neste sábado, mas com regras novas para evitar a propagação do coronavírus. Uma paragem que resultou num "prejuízo" de …

Reabertura de ATL adiada para 15 de junho. Creches arrancam segunda-feira (sem apoios para os pais)

As Atividades de Tempos Livres (ATL) não integradas em estabelecimentos escolares só poderão voltar a funcionar a partir de 15 de junho, duas semanas depois daquilo que estava inicialmente previsto. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro, …

Governo britânico vai continuar a pagar 80% dos salários durante mais três meses

O Governo britânico vai continuar a pagar durante mais três meses 80% do salário de trabalhadores em lay-off devido à pandemia de covid-19, e reduzir gradualmente o valor até ao fim do sistema, em outubro. O …

Resgate à TAP deverá ser feito através de empréstimo obrigacionista

A ajuda do Estado à TAP deverá chegar através de um empréstimo obrigacionista convertível em ações, avança o jornal Expresso neste sábado. Este é o cenário mais provável para a TAP, apurou o semanário, que …