Os cães conseguem cheirar cancro no sangue humano

BioScentDx

Os cães têm recetores olfativos dez mil vezes mais precisos que os humanos, tornando-os altamente sensíveis a odores que não conseguimos perceber.

Um novo estudo mostrou que os cães podem usar o seu olfato altamente evoluído para identificar amostras de sangue de pessoas com cancro, com quase 97% de precisão. Os resultados podem levar a novas abordagens de rastreio do cancro que são baratas e precisas, sem serem invasivas.

“Embora atualmente não exista cura para o cancro, a deteção precoce oferece a melhor esperança de sobrevivência”, disse Heather Junqueira, investigadora do BioScentDx que realizou o estudo. “Um teste altamente sensível para detetar o cancro poderia salvar milhares de vidas e mudar a forma como a doença é tratada”.

Junqueira apresentará a investigação na reunião anual da Sociedade Americana de Bioquímica e Biologia Molecular durante a reunião de Biologia Experimental de 2019, realizada entre 6 a 9 de abril em Orlando, Florida.

Para o novo estudo, Junqueira e os seus colegas usaram uma forma de treino para ensinar quatro beagles a distinguir entre soro normal e amostras de pacientes com cancro de pulmão maligno. Embora um beagle tenha ficado desmotivado, os outros três cães identificaram corretamente amostras de cancro de pulmão em 96,7% das vezes e amostras normais em 97,5% das vezes.

“Este trabalho é muito emocionante porque abre caminho para novas investigações em dois caminhos, que podem levar a novas ferramentas de deteção de cancro“, disse Junqueira. “Um deles está a usar a deteção de cheiro canino como um método de triagem para cancro e o outro seria para determinar os compostos biológicos que os cães detetam e, em seguida, projetar testes de triagem de cancro com base nesses compostos.”

A BioScentDx planeia usar a deteção de odor canina para desenvolver uma forma não invasiva de rastreio de cancro e outras doenças que ameaçam a vida.

Como passo seguinte, a empresa lançou um estudo sobre o cancro de mama em novembro, no qual os participantes doaram amostras da sua respiração para a triagem de cães treinados para farejar o cancro. Os investigadores também planeiam separar as amostras em componentes químicos e apresentá-las aos cães para isolar as substâncias que causam o odor que os cães detetam.

ZAP // EurekAlert

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Cientistas explicam porque trabalhar à noite faz mal aos intestinos

As pessoas que trabalham à noite têm mais probabilidades de desenvolver inflamações intestinais, porque há células que contribuem para a saúde intestinal que deixam de receber informações vitais do cérebro, indica um estudo divulgado esta …

Marinha dos EUA admite que vídeos de OVNI's são verdadeiros (e não era suposto ninguém saber)

A Marinha dos EUA confirmou que imagens de OVNIs que surgiram nos últimos anos são reais e que nunca pretenderam que o vídeo fosse visto pelo público. As imagens que apareceram pela primeira vez online em …

O Pólo Norte vai ter um hotel de luxo (iluminado pelas auroras boreais)

https://vimeo.com/360873720 O hotel "mais a norte do mundo" só existirá durante um mês e o glamping de luxo será para muito poucos: o custo é de 95 mil euros por pessoa por três dias. Em 2020, o …

Whitney Houston vai regressar aos palcos (em holograma)

Whitney Houston vai "regressar" aos palcos, em formato holograma. Foi anunciada uma digressão da cantora por várias salas do Reino Unido, em 2020. Os planos para uma digressão de holograma de Whitney Houston têm sido discutidos …

Victor Vescovo diz que chegou ao ponto mais profundo dos oceanos. James Cameron não concorda

James Cameron levantou dúvidas sobre as recentes declarações de Victor Vescovo sobre ter quebrado o recorde do mergulho mais profundo no oceano, dizendo que o empresário não pode ter descido mais, uma vez que não …

Par de patinadores no gelo mais medalhado de sempre anuncia fim da carreira

Os canadianos Tessa Virtue e Scott Moir, o par de patinadores no gelo mais medalhado da história do olimpismo, anunciaram esta quarta-feira o fim da carreira. “Olá a todos. Temos novidades para todos os que nos …

Elon Musk é o líder mais inspirador da tecnologia da atualidade

Elon Musk foi nomeado o líder mais inspirador no setor da tecnologia, de acordo com um estudo publicado pela Hired, uma plataforma para contratação de pessoal em 14 cidades em todo o mundo. O estudo, chamado …

De portas abertas para quem precisa. Frigoríficos solidários crescem em Paris

A Cantina do 18.º bairro parisiense foi o primeiro espaço deste projeto solidário, inaugurado há dois anos. Atualmente existem 38 restaurantes em França que acolhem os frigoríficos solidários. Em dois anos, o projeto dos frigoríficos solidários …

Imigrante do Bangladesh em Itália encontra e devolve carteira com 2 mil euros

Mossan Rasal, um bangladeshiano de 23 anos que vive em Roma, encontrou na rua uma carteira com dois mil euros, documentos de identificação, cartões de crédito, carta de condução. Em vez de retirar o dinheiro e …

Austrália conclui que China foi responsável por ciberataque ao parlamento

A agência de inteligência cibernética da Austrália (ASD) concluiu que a China foi a responsável por um ataque informático, no início deste ano, contra o parlamento nacional. Os serviços de inteligência australianos (Australian Signals Directorate) concluíram …