Os cães conseguem cheirar cancro no sangue humano

BioScentDx

Os cães têm recetores olfativos dez mil vezes mais precisos que os humanos, tornando-os altamente sensíveis a odores que não conseguimos perceber.

Um novo estudo mostrou que os cães podem usar o seu olfato altamente evoluído para identificar amostras de sangue de pessoas com cancro, com quase 97% de precisão. Os resultados podem levar a novas abordagens de rastreio do cancro que são baratas e precisas, sem serem invasivas.

“Embora atualmente não exista cura para o cancro, a deteção precoce oferece a melhor esperança de sobrevivência”, disse Heather Junqueira, investigadora do BioScentDx que realizou o estudo. “Um teste altamente sensível para detetar o cancro poderia salvar milhares de vidas e mudar a forma como a doença é tratada”.

Junqueira apresentará a investigação na reunião anual da Sociedade Americana de Bioquímica e Biologia Molecular durante a reunião de Biologia Experimental de 2019, realizada entre 6 a 9 de abril em Orlando, Florida.

Para o novo estudo, Junqueira e os seus colegas usaram uma forma de treino para ensinar quatro beagles a distinguir entre soro normal e amostras de pacientes com cancro de pulmão maligno. Embora um beagle tenha ficado desmotivado, os outros três cães identificaram corretamente amostras de cancro de pulmão em 96,7% das vezes e amostras normais em 97,5% das vezes.

“Este trabalho é muito emocionante porque abre caminho para novas investigações em dois caminhos, que podem levar a novas ferramentas de deteção de cancro“, disse Junqueira. “Um deles está a usar a deteção de cheiro canino como um método de triagem para cancro e o outro seria para determinar os compostos biológicos que os cães detetam e, em seguida, projetar testes de triagem de cancro com base nesses compostos.”

A BioScentDx planeia usar a deteção de odor canina para desenvolver uma forma não invasiva de rastreio de cancro e outras doenças que ameaçam a vida.

Como passo seguinte, a empresa lançou um estudo sobre o cancro de mama em novembro, no qual os participantes doaram amostras da sua respiração para a triagem de cães treinados para farejar o cancro. Os investigadores também planeiam separar as amostras em componentes químicos e apresentá-las aos cães para isolar as substâncias que causam o odor que os cães detetam.

ZAP // EurekAlert

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

França em choque com ação da polícia em acampamento de migrantes

A atuação da polícia durante o desmantelamento de um acampamento improvisado de migrantes no centro de Paris, na noite de segunda-feira, está a gerar críticas e indignação. Na noite desta segunda-feira, a polícia francesa dispersou algumas …

Centro Europeu de Controlo de Doenças alerta: países que retirem medidas para o Natal terão aumento de internamentos

O Centro Europeu de Controlo de Doenças estima que se os países que em outubro e novembro tomaram novas medidas para controlar a pandemia as levantassem a 21 de dezembro, os internamentos hospitalares aumentariam na …

Pensilvânia certifica vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais

As autoridades da Pensilvânia certificaram, esta terça-feira, a vitória do democrata naquele estado nas eleições presidenciais norte-americanas. Na sua conta do Twitter, o governador local, o democrata Tom Wolf, escreveu que o Departamento de Estado da Pensilvânia …

Nos Países Baixos, há drive-ins para as crianças poderem visitar o Pai Natal em tempo de pandemia

Muito se tem falado de como será o Natal neste ano atípico. Contudo, há países que já começam a arranjar alternativas para a época festiva. Nos Países Baixos, os drive-ins estão a ser usados para …

Vereador da Educação de Lisboa ameaça autarca com “um par de murros”

O vereador da Educação da Câmara de Lisboa afirmou, num comentário no Facebook, em resposta a uma publicação de um vogal da Junta de Freguesia do Areeiro, estar disponível para lhe dar "um par de …

Papa Francisco critica negacionistas da covid-19 e fala da morte de George Floyd

O papa Francisco, num livro esta segunda-feira publicado, criticou os opositores ao uso de máscaras ou outras restrições impostas para conter a pandemia de covid-19, sublinhando que nunca se manifestariam contra a morte do afro-americano …

Fenprof reconhece abertura da tutela do Ensino Superior para negociar apesar de divergências

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) reconheceu esta segunda-feira a abertura do Governo para negociar algumas questões do Ensino Superior, depois de uma reunião em que a tutela e a organização sindical nem sempre estiveram …

Bombeiros vão receber verba adicional de três milhões de euros

As associações humanitárias de bombeiros vão receber uma verba adicional de três milhões de euros em 2021 para fazer face aos constrangimentos financeiros devido à pandemia de covid-19, segundo uma proposta do PS hoje aprovado. Este …

Media Capital desafia ERC e elege Mário Ferreira como presidente

Os acionistas da Media Capital elegeram, esta terça-feira, o empresário Mário Ferreira presidente da dona da TVI. A assembleia-geral esteve inicialmente convocada para 28 de outubro, tendo sido suspensa, retomando hoje os trabalhos e com uma …

Estado de emergência. Maioria dos portugueses concorda com novas medidas de restrição

Uma sondagem da Intercampus para o Correio da Manhã revela que a maioria dos portugueses concorda com o regresso ao estado de emergência e com as restrições impostas pelo Governo. De acordo com o Correio da …