Os cães conseguem cheirar cancro no sangue humano

BioScentDx

Os cães têm recetores olfativos dez mil vezes mais precisos que os humanos, tornando-os altamente sensíveis a odores que não conseguimos perceber.

Um novo estudo mostrou que os cães podem usar o seu olfato altamente evoluído para identificar amostras de sangue de pessoas com cancro, com quase 97% de precisão. Os resultados podem levar a novas abordagens de rastreio do cancro que são baratas e precisas, sem serem invasivas.

“Embora atualmente não exista cura para o cancro, a deteção precoce oferece a melhor esperança de sobrevivência”, disse Heather Junqueira, investigadora do BioScentDx que realizou o estudo. “Um teste altamente sensível para detetar o cancro poderia salvar milhares de vidas e mudar a forma como a doença é tratada”.



Junqueira apresentará a investigação na reunião anual da Sociedade Americana de Bioquímica e Biologia Molecular durante a reunião de Biologia Experimental de 2019, realizada entre 6 a 9 de abril em Orlando, Florida.

Para o novo estudo, Junqueira e os seus colegas usaram uma forma de treino para ensinar quatro beagles a distinguir entre soro normal e amostras de pacientes com cancro de pulmão maligno. Embora um beagle tenha ficado desmotivado, os outros três cães identificaram corretamente amostras de cancro de pulmão em 96,7% das vezes e amostras normais em 97,5% das vezes.

“Este trabalho é muito emocionante porque abre caminho para novas investigações em dois caminhos, que podem levar a novas ferramentas de deteção de cancro“, disse Junqueira. “Um deles está a usar a deteção de cheiro canino como um método de triagem para cancro e o outro seria para determinar os compostos biológicos que os cães detetam e, em seguida, projetar testes de triagem de cancro com base nesses compostos.”

A BioScentDx planeia usar a deteção de odor canina para desenvolver uma forma não invasiva de rastreio de cancro e outras doenças que ameaçam a vida.

Como passo seguinte, a empresa lançou um estudo sobre o cancro de mama em novembro, no qual os participantes doaram amostras da sua respiração para a triagem de cães treinados para farejar o cancro. Os investigadores também planeiam separar as amostras em componentes químicos e apresentá-las aos cães para isolar as substâncias que causam o odor que os cães detetam.

ZAP ZAP // EurekAlert

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Babbage escreveu uma carta a Tennyson. Exigia a "correção matemática" de um poema

A perspicácia matemática de Charles Babbage levou-o a escrever uma carta ao poeta Alfred Tennyson, que exigia, de certa forma, rigor e precisão no poema The Vision Of Sin. Charles Babbage é conhecido como o pai …

Covid-19: Portugal com uma morte e 324 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19, 324 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e uma ligeira subida no número de internamentos em enfermaria, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o …

Roma já tem uma máquina de venda automática de pizza

A capital italiana tem agora uma máquina de venda automática que faz pizzas em apenas três minutos. Os preços variam de 4,50 aos seis euros (e as opiniões sobre esta ideia também). Raffaele Esposito, o napolitano …

Morreu Bo, o cão de água português de Barack Obama

Bo, o cão de água português que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adotou em 2009 morreu este domingo com 13 anos, em consequência de um cancro, anunciou o político nas redes sociais. O cão …

Futuro pós-vacinação entre reforço de dose, controlo de variantes e medicamentos

A incerteza sobre a duração da imunidade das vacinas contra a covid-19 deixa o futuro do combate à doença entre o reforço da vacinação, a monitorização de novas variantes e o desenvolvimento de terapêuticas alternativas, …

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …