“A caça revoluções” seleccionada para Cannes

indielisboa / Youtube

frame de "A Caça Revoluções"

frame de “A Caça Revoluções”

A curta-metragem “A caça revoluções”, de Margarida Rêgo, foi seleccionada para a Quinzena dos Realizadores, que decorrerá em Maio, em paralelo ao Festival de Cinema de Cannes, em França, foi hoje anunciado.

“A caça revoluções”, animação experimental sobre fotografia, é o primeiro filme de Margarida Rêgo e tem como mote a revolução de Abril de 1974, a partir de uma fotografia tirada na época.

A autora “tenta entrar nessa fotografia à procura de um país, como quem quer entrar dentro de um tempo em que não viveu e perceber o que significa fazer parte de uma revolução ou o que significa lutar por um país”, lê-se na sinopse.

“Ela pensou que poderia agarrar a liberdade se a caçasse”, nos comícios, nas canções, nos poemas, diz Margarida Rêgo, narradora desta curta-metragem, que inclui ainda sons de manifestações, ‘vivas pela revolução e uma descrição dos acontecimentos pelo jornalista Adelino Gomes, há quarenta anos.

O filme é dedicado “a todas as pessoas que acreditam que um país diferente é possível”, lê-se no final de “A caça revoluções”.

A curta-metragem é co-produzida pelo Royal College of Art, onde Margarida Rêgo (1986, Lisboa) está a ter formação em comunicação visual.

Antes de ser exibido em maio na Quinzena de Realizadores, o filme integrará a competição de curtas-metragens do festival IndieLisboa, que começa na quinta-feira.

A Quinzena dos Realizadores, que decorrerá de 15 a 25 de maio, foi criada pela Sociedade dos Realizadores de Cinema pouco depois do maio de 1968, com o objectivo “de descobrir filmes de jovens autores e de reconhecer a obra de realizadores conhecidos”.

Além de “A caça revoluções”, a secção de curtas-metragens da Quinzena de Realizadores contará com o filme brasileiro “Sem coração”, de Tião e Nara Normande.

A secção de longas-metragens contará com filmes de Fredrick Wiseman, Bruno Dumont, Tobe Hooper ou John Boorman.

A organização da Quinzena de Realizadores irá atribuir o prémio “Le Carrosse D’Or”, a título póstumo, ao realizador Alain Resnais, falecido em Março passado.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …

Camisola usada por Pelé no seu último jogo foi vendida por 30 mil euros em leilão

Uma camisola usada por Pelé no seu último jogo com a seleção brasileira foi vendida por 30 mil euros num prestigiado leilão de objetos desportivos, realizado na quinta-feira em Turim, Itália. A camisola com o número …