“A caça revoluções” seleccionada para Cannes

indielisboa / Youtube

frame de "A Caça Revoluções"

frame de “A Caça Revoluções”

A curta-metragem “A caça revoluções”, de Margarida Rêgo, foi seleccionada para a Quinzena dos Realizadores, que decorrerá em Maio, em paralelo ao Festival de Cinema de Cannes, em França, foi hoje anunciado.

“A caça revoluções”, animação experimental sobre fotografia, é o primeiro filme de Margarida Rêgo e tem como mote a revolução de Abril de 1974, a partir de uma fotografia tirada na época.

A autora “tenta entrar nessa fotografia à procura de um país, como quem quer entrar dentro de um tempo em que não viveu e perceber o que significa fazer parte de uma revolução ou o que significa lutar por um país”, lê-se na sinopse.

“Ela pensou que poderia agarrar a liberdade se a caçasse”, nos comícios, nas canções, nos poemas, diz Margarida Rêgo, narradora desta curta-metragem, que inclui ainda sons de manifestações, ‘vivas pela revolução e uma descrição dos acontecimentos pelo jornalista Adelino Gomes, há quarenta anos.

O filme é dedicado “a todas as pessoas que acreditam que um país diferente é possível”, lê-se no final de “A caça revoluções”.

A curta-metragem é co-produzida pelo Royal College of Art, onde Margarida Rêgo (1986, Lisboa) está a ter formação em comunicação visual.

Antes de ser exibido em maio na Quinzena de Realizadores, o filme integrará a competição de curtas-metragens do festival IndieLisboa, que começa na quinta-feira.

A Quinzena dos Realizadores, que decorrerá de 15 a 25 de maio, foi criada pela Sociedade dos Realizadores de Cinema pouco depois do maio de 1968, com o objectivo “de descobrir filmes de jovens autores e de reconhecer a obra de realizadores conhecidos”.

Além de “A caça revoluções”, a secção de curtas-metragens da Quinzena de Realizadores contará com o filme brasileiro “Sem coração”, de Tião e Nara Normande.

A secção de longas-metragens contará com filmes de Fredrick Wiseman, Bruno Dumont, Tobe Hooper ou John Boorman.

A organização da Quinzena de Realizadores irá atribuir o prémio “Le Carrosse D’Or”, a título póstumo, ao realizador Alain Resnais, falecido em Março passado.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Há uma nova linha temporal do passado cataclísmico da Terra

Bem-vindos ao Sistema Solar primitivo. Logo após a formação dos planetas há mais de 4,5 mil milhões de anos, a nossa vizinhança cósmica era um lugar caótico. Ondas de cometas, asteroides e até protoplanetas seguiram …

Belenenses 0-2 Benfica | Rafa Silva destrói resistência azul

O Benfica foi ao Jamor vencer o Belenenses por 2-0, num jogo muito complicado para as “águias”, em especial no primeiro tempo, mas que acabou resolvido na etapa complementar. Rafa Silva foi o “abre-latas” de …

Cofundador do Alibaba paga 3,5 mil milhões para ser o único dono dos Brooklyn Nets

O cofundador do Grupo Alibaba, Joseph Tsai, vai pagar mais 3,5 milhões de dólares para ser o único dono da equipa de basquetebol norte-americana Brooklyn Nets, avança esta sexta-feira a Bloomberg. O multimilionário já detinha 49% da equipa, …

Instagram, Facebook e Whatsapp prejudicam saúde mental das crianças

Um estudo de investigadores da University College London demonstra que a utilização de redes sociais como o Instagram, o Facebook e o Whatsapp estão a causar danos ao bem-estar das crianças e jovens. A investigação, cujos …

Clínica da Opus Dei diz que homossexualidade causa gastroenterite

A Clínica Universitária de Navarra, que pertence à prelatura da Opus Dei, defende que a homossexualidade e a promiscuidade são causadoras de gastroenterite. No guia de atuação de urgência sobre esta condição médica, a Clínica Universitária …

Sporting anuncia saída de Bas Dost para o Eintracht de Frankfurt

O goleador holandês Bas Dost está de saída para o Eintracht Frankfurt, anunciou este sábado o Sporting. O clube alemão também já confirmou a transferência. O Sporting anunciou ter chegado a um princípio de acordo com …

Há centenas de esquilos pretos a invadir os Estados Unidos (e já se sabe porquê)

Biólogos do Reino Unido decifraram o mistério de todos os esquilos cinzentos (Sciurus carolinensis) que correm pelos Estados Unidos com pêlo preto. O pouco do código genético que faz com que as espécies de esquilo cinza …

Morreu Marium, o mais famoso dugongo da Tailândia. Comeu plástico

Quando foi resgatado, em abril, tornou-se uma estrela na Tailândia. O dugongo órfão, chamado Marium, acabou por morrer este sábado, devido a uma infeção causada pela ingestão de plástico, de acordo com os veterinários que …

Afinal, "cura milagrosa" para o cancro pode matar

O jornal britânico The Guardian denuncia o esquema do autoproclamado "Genesis II Church of Health and Healing" - que na verdade não é nem uma igreja nem uma instituição de saúde. Este sábado terá lugar em …

Há uma cidade na Venezuela que é "invisível"

Guanta está lá, embora não seja fácil vê-la. Vistas a partir de El Morro, do outro lado da baía, as suas luzes piscam sob uma nuvem baixa. É uma nuvem diferente das outras, mais espessa, mais …