Burlas com SMS custam um milhão de euros por ano aos consumidores

Jonathan Caves / Flickr

As burlas com SMS custam um milhão de euros por ano aos consumidores, de acordo com cálculos feitos pelo Portal da Queixa. O número de denúncias tem aumentado ao longo dos anos.

O número de queixas por burlas com SMS tem crescido de vento em popa. Em 2019, o Portal da Queixa recebeu 5.580 relatos de consumidores que viram desaparecer dinheiro da sua conta. A tendência é que o número de queixas continua a crescer – pelo menos é o que os dados mostram.

Estas burlas consistem em SMS em nome de um banco, cadeia de supermercados ou fornecedor de energia, por exemplo, em que é pedida uma atualização de dados ou em que é prometido um prémio.

De acordo com o Diário de Notícias, só este ano, já há 1.118 casos de burlas deste tipo. O Portal da Queixa calcula que este tipo de crime tenha um custo de 1 milhão de euros por ano aos consumidores. No entanto, o valor poderá ser ainda maior, já que os cálculos só foram feitos com base nas queixas recebidas.

“Nos últimos cinco anos verificámos um aumento do número de casos relatados“, disse Pedro Lourenço, CEO do Portal da Queixa.

“Muitos consumidores utilizam hoje em dia ferramentas que não conheciam há cinco anos, que acreditam ser essenciais para se sentirem integrados na sociedade digital, ficando assim vulneráveis a novos esquemas de burla“, acrescentou. “A tendência é este tipo de burlas continuar a crescer nos próximos anos. E só poderá parar com uma estratégia global”.

Pedro Lourenço realça ainda que muitas destas burlas são levadas a cabo por organizações criminosas localizadas fora de Portugal. Além disso, apela aos lesados para que apresentem queixa na polícia para a abertura de processos de investigação criminal.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Países Baixos 3-2 Ucrânia | Futebol espectáculo em Amesterdão

Os Países Baixos, campeões em 1988, derrotaram hoje a Ucrânia, por 3-2, em jogo da primeira jornada do Grupo C do Euro2020 de futebol, disputado em Amesterdão. Os Países Baixos estiveram a ganhar por 2-0, com …

Esta pequena ilha nas Caraíbas já não tem restrições (e está a oferecer noites em hotéis)

A ilha de Curaçao está a suspender todas as restrições que foram implementadas no âmbito da pandemia de covid-19 e para comemorar está a oferecer estadias em hotéis para os turistas. Curaçao, um território holandês que …

10 estrangeiros do Benfica já jogaram em Europeus (duas estreias na mesma tarde)

Num espaço de seis horas, Seferović e Vertonghen juntaram-se à lista restrita. É um pouco extensa a lista de futebolistas portugueses que jogaram a fase final de um Europeu enquanto tinham contrato com o Benfica. Portugal participou …

"Clara desconexão". Empresas ganham milhões com o consumo de álcool por menores

Os jovens menores de idade consumiram 8,6% das bebidas alcoólicas vendidas em 2016, o que representa lucros de cerca de 17,5 mil milhões de dólares para as empresas. Os produtos das empresas AB Inbev, MillerCoors e …

Após 12 anos de Netanyahu no poder, Israel tem um novo primeiro-ministro

O Parlamento de Israel aprovou, este domingo, o Governo de coligação do novo primeiro-ministro Naftali Bennett, que sucede a Benjamin Netanyahu, que esteve no poder cerca de 12 anos. Dos 119 deputados presentes, de um Parlamento …

Áustria 3-1 Macedónia do Norte | Banco austríaco vale triunfo inédito

A Áustria estreou-se, este domingo, com um triunfo sobre a Macedónia do Norte, por 3-1, no Euro2020, no primeiro jogo do Grupo C da competição, disputado em Bucareste. Stefan Lainer (18 minutos), Michael Gregoritsch (78) e …

Facebook restringe conta de André Ventura

A rede social decidiu restringir, durante 24 horas, a conta do presidente e deputado único do Chega, após terem sido denunciadas duas publicações. De acordo com o Correio da Manhã, denúncias em duas publicações feitas por …

Com parecer desfavorável, arraial da IL juntou centenas (e fez mira a adversários)

A Iniciativa Liberal organizou, este sábado, apesar do parecer desfavorável das autoridades de saúde, um arraial comício, onde se juntaram centenas de pessoas, para dar "esperança" a Lisboa e mostrar que "não há impossíveis". No seu …

Marcelo reafirma: "Comigo não vai haver volta atrás" no desconfinamento

O Presidente da República declarou, este domingo, que, no que depender de si, não haverá "volta atrás" no desconfinamento, e deu a Feira da Agricultura de Santarém como exemplo do “virar de página”. "Já não voltamos …

Líderes do G7 prometem milhões de vacinas, mas evitam apoio claro a suspensão de patentes

Os líderes do G7 prometeram entregar milhões de doses adicionais de vacinas contra a covid-19 ao longo do próximo ano, mas evitaram apoiar claramente a suspensão de patentes, de acordo com o comunicado final. "Os compromissos …