“Burlão do amor” deixa mulher com dívida de 214 mil euros à banca

Conheceram-se num prestigiado estabelecimento de ensino de inglês do Porto e envolveram-se num relacionamento que acabaria por custar mais de 450 mil euros à vítima e o emprego.

A mulher era diretora financeira de uma escola de inglês do Porto. Ele era um perito em informática. Os dois conheceram-se quando ela o recrutou como diretor informático para o estabelecimento de ensino onde estava empregada, em 2003.

Cinco anos depois, a relação entre os dois terá começado a ser mais próxima com a mulher a atravessar um processo de divórcio.

Enquanto isso, o homem ia desenhando uma solução com o intuito de lhe extorquir dinheiro. Fez-se passar por um homem honesto, com dificuldades económicas e dívidas por ter sido vítima de uma fraude. Garantiu que a família estava sob ameaça e começou a pedir dinheiro emprestado à diretora financeira.

Em pouco tempo atingiu os 15 mil euros. Depois disso, para salvar os filhos dele de ameaças, ela transfere mais três mil euros. Para impedir o despejo dos sogros, mais 4500 euros. Para salvar as contas de uma empresa mais 3400. Ele pede, ela dá. Em valores que, a esta data, já ascendiam os 25 mil euros.

A partir de 2009, já enquanto namorados, ela aceita ser fiadora de dois empréstimos para ele fazer obras em casa: o dinheiro acaba por servir para ele comprar dois Mercedes. Além disso, houve ainda o pagamento de viagens ao Dubai e a Cabo Verde, para “grandes negócios”, alegava ele, mas que nunca deram em nada.

A isto, somam-se os empréstimos para pagar dívidas às finanças, custas judiciais, créditos bancários, salários de funcionários das empresas, colégios dos filhos, impostos, telemóveis.

De cada vez que a mulher pedia explicações, ele deixava de falar com ela, acabando sempre por regressar, para fazer as pazes e recomeçar o ciclo, até ela se endividar, entregar cartões de crédito e perder o emprego, por ter aceite transferir dinheiro do estabelecimento de ensino para pagar uma fatura dele.

Ele, conhecido como o “burlão do amor“, chegou a manter, ao mesmo tempo, uma relação amorosa com a gestora de conta dela. A mulher chegou depois a apresentar queixa no Ministério Público, que arquivou o caso por não haver indícios suficientes de burla. Mas o juiz de instrução criminal entende o contrário, encaminhando o caso para julgamento.

O Jornal de Notícias avança ainda que o homem afirmou nos interrogatórios que a relação entre ambos nunca passou de uma parceria nos negócios. O “burlão do amor” admitiu ainda que a mulher lhe emprestou dinheiro, mas garantiu ter intenção de pagar tudo o que deve.

O indivíduo vai agora responder por burla qualificada no Tribunal de S. João Novo, no Porto. A mulher ficou insolvente e com dívidas à banca de 214 mil euros.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Eu também tenho um caso de “”amor”” com as Finanças ou Fisco que me vão comer €8.200,00 de imposto Mortágua ou AIMI. Estou derretido com este parceiro amoroso!!!!

RESPONDER

Viagens ao Espaço podem prejudicar o corpo a nível celular. Fígado é o mais afetado

Viagens ao Espaço podem causar o mau funcionamento da mitocôndria de uma célula devido a mudanças na gravidade e radiação, sugere uma nova investigação conduzida pelo Georgetown Lombardi Comprehensive Cancer Center, nos EUA. Investigações com cobaias …

O envelhecimento celular em humanos foi parcialmente revertido (com o uso de oxigénio)

Investigadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, descobriram uma forma de reverter o processo de envelhecimento celular e podem ter feito um avanço na procura pela juventude eterna. O novo estudo publicado na revista Aging …

Porto 0-0 Man City | Pragmatismo portista garante “oitavos”

O FC Porto está nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Os “azuis-e-brancos” precisavam apenas de um empate, ou que o Olympiacos não vencesse em França, em casa do Marselha, e ambos os pressupostos aconteceram – …

O céu tingiu-se de roxo na Suécia (e a culpa era de uma plantação de tomates)

O céu ficou misteriosamente tingido de roxo em Trelleborg, a cidade mais a sul da Suécia, por causa da luz vinda de uma plantação de tomate enuma cidade próxima. Há algumas semanas, os moradores de Trelleborg …

Maurícias estão a abater um morcego ameaçado de extinção por interesses económicos

O morcego das Maurícias, em perigo de extinção, é mais uma vez o centro de um polémico abate nas mãos do Governo, para alarme das organizações de conservação da vida selvagem. Sob pressão de agricultores e …

Procurador-geral dos EUA: não há provas de fraude eleitoral generalizada

O procurador-geral dos Estados Unidos da América, William Barr, reconheceu hoje que não houve fraude em dimensão suficiente para invalidar a vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais norte-americanas. "Nesta altura, não vimos fraude a …

Parque de esculturas subaquático vai ser inaugurado em Miami

Miami vai servir de casa para um novo parque de esculturas subaquático como nunca viu. O ReefLine é projetado para servir como um recife artificial e vai estar disponível a receber visitantes em dezembro de …

Da "política do filho único" aos incentivos à natalidade: como a China tem mudado a sua estratégia populacional

A China está a planear incluir novas medidas para estimular a taxa de natalidade do país e lidar com o rápido envelhecimento da população. A estratégia passa pelo “plano de cinco anos” que deverá estar …

Vacinação será “grande prioridade” de presidência portuguesa da UE

O primeiro-ministro português, António Costa, referiu hoje que a vacinação contra a covid-19 deverá ser uma das “grandes prioridades” da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), após um encontro com o presidente do …

No Cambodja, os aldeões usam "espantalhos mágicos" para afastar a covid-19

Os aldeões do Cambodja têm evitado a pandemia de covid-19 sem máscaras nem distanciamento social, mas sim com "espantalhos mágicos" que espantam o vírus mortal. Os dois espantalhos de Ek Chan, um aldeão de 64 anos, …