Fizeram-se passar por Elon Musk e roubaram 130 mil euros no Twitter

Bret Hartman, TED / Flickr

Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX

Piratas informáticas conseguiram assumir o controlo de vários perfis populares e certificados do Twitter, para se fazerem passar por Elon Musk e lucrar com depósitos em bitcoins. Roubaram 130 mil euros em poucas horas.

Os piratas informáticas que ainda não foram identificados, assumiram o controlo dos perfis de empresas com alguma popularidade, logo com bastantes seguidores, e cujas contas estavam autenticadas com o selo azul do Twitter, que é entregue a utilizadores com identidades verificadas.

Assim, sob uma aparente credibilidade dada pelo próprio Twitter, transformaram as contas pirateadas em supostos perfis do fundador da Tesla, Elon Musk.

Através da capa do famoso visionário, conseguiram convencer centenas de pessoas a fazerem depósitos em bitcoins, amealhando mais de 130 mil euros em poucas horas.

Os piratas recorreram a tweets promovidos, ou seja, publicações pagas que são habitualmente usadas para chegar a audiências maiores, e replicaram mensagens verdadeiras de Elon Musk, para dar maior credibilidade à burla.

O fundador da Tesla estaria a dar 10 mil bitcoins a quem depositasse entre 0,1 (565 euros) a 2 bitcoins (11.300 euros) numa determinada conta. E houve muita gente enganada.

As contas da editora norte-americana Pantheon Books, da loja de roupa britânica Malatan e da distribuidora de filmes britânica Pathé estão entre as que foram pirateadas.

A Pathé assumiu publicamente a situação, notando numa publicação no Twitter que a sua conta foi “pirateada por terceiros de identidade desconhecida“, que publicaram “uma série de tweets não autorizados”. Pedindo “desculpa”, a distribuidora garante que “o problema foi resolvido” e que já assumiu o controlo da conta.

Os casos de burlas com bitcoins e com outras criptomoedas, nomeadamente com recurso a esquemas semelhantes a este, têm sido recorrentes nos últimos tempos.

O próprio Elon Musk já foi usado em outras burlas no passado, e chegou mesmo a brincar com a situação, numa publicação que fez no Twitter, onde perguntava “Quer comprar algumas bitcoins?”. A brincadeira valeu-lhe o bloqueio temporário da sua conta.

https://twitter.com/elonmusk/status/1054520588734058496

Os responsáveis da rede social asseguram que têm trabalhado no reforço das medidas de segurança, frisando que “melhoraram substancialmente” a forma como lidam com os “esquemas de criptomoeda”, conforme cita a BBC.

Uma fonte do Twitter garante ainda à estação de rádio britânica que a empresa “continua a investir em mais ferramentas pro-activas para detectar actividade maliciosa e de spamm“.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Genoma do tubarão branco revela razões para resistência a doenças e longevidade

Uma equipa internacional de cientistas descodificou o genoma do tubarão branco, descobrindo razões para o sucesso evolutivo de um predador que está no topo da cadeia alimentar e que resiste a doenças e ferimentos. A equipa …

Morreu o cientista que tornou popular o termo “aquecimento global”

O cientista que fez soar os primeiros alarmes sobre as alterações climáticas e tornou popular o termo "aquecimento global", Wallace Smith Broecker, morreu aos 87 anos, foi anunciado esta terça-feira. O antigo professor e investigador da …

Descoberta super-Terra a apenas oito anos-luz do Sistema Solar

Uma equipa internacional de investigadores, em colaboração com o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), no Porto, descobriu uma nova super-Terra, a "apenas" oito anos-luz de distância do Sistema Solar.  Segundo o IA, o …

Homem que assassinou uma mulher em 1993 foi detido graças a um guardanapo

O empresário Jerry Westrom foi preso e acusado de esfaquear uma mulher em Minneapolis em 1993, graças a um site de genealogia e um guardanapo que deitou fora depois de limpar a boca. O corpo de …

México vai converter ilha-prisão num centro educativo e cultural

O estabelecimento prisional foi construído em 1905 e vai ser encerrado por decreto presidencial, para dar lugar ao centro cultural Muros de Água Jose Revueltas. Dos 600 presos, 200 vão ser libertados. A prisão existente numa …

Depois de defender o Brexit, o homem mais rico do Reino Unido muda-se para o Mónaco

Jim Ratcliffe, o homem mais rico do Reino Unido e fundador da multinacional de produtos químicos Ineos, vai mudar-se para o Mónaco juntamente com dois dos seus principais executivos para poupar até 4,6 mil milhões …

Surto de sarampo nas Filipinas escala para 8.400 casos e 130 mortos

O surto de sarampo continua a agravar-se nas Filipinas, com 8.443 casos confirmados desde o início do ano e 136 mortes causadas pela doença, na maioria crianças menores de cinco anos, indicaram as autoridades. De acordo …

Estado deixa de apoiar compra de carros elétricos acima de 60 mil euros

O Estado vai deixar de apoiar a compra de carros elétricos com um preço superior a 60 mil euros. Esta alteração vai constar nas novas regras de incentivos à introdução no consumo de veículos de baixas …

Bolsas do IEFP para estagiários com mestrado e doutoramento vão aumentar

O programa Estágios Profissionais vai ser alterado com o objetivo de dar uma resposta mais célere às empresas, prevendo-se ainda um aumento do valor das bolsas para estagiários com mestrado e doutoramento, de acordo com …

Filipe Santos volta a fazer história ao bater recorde do Mundo de natação adaptada

Filipe Santos voltou a fazer história. O nadador algarvio bateu o recorde do Mundo na prova dos 25 metros mariposa, na Classe SM21 - Síndrome de Down, durante o Campeonato de Inverno de Natação Adaptada. …