Fizeram-se passar por Elon Musk e roubaram 130 mil euros no Twitter

Bret Hartman, TED / Flickr

Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX

Piratas informáticas conseguiram assumir o controlo de vários perfis populares e certificados do Twitter, para se fazerem passar por Elon Musk e lucrar com depósitos em bitcoins. Roubaram 130 mil euros em poucas horas.

Os piratas informáticas que ainda não foram identificados, assumiram o controlo dos perfis de empresas com alguma popularidade, logo com bastantes seguidores, e cujas contas estavam autenticadas com o selo azul do Twitter, que é entregue a utilizadores com identidades verificadas.

Assim, sob uma aparente credibilidade dada pelo próprio Twitter, transformaram as contas pirateadas em supostos perfis do fundador da Tesla, Elon Musk.

Através da capa do famoso visionário, conseguiram convencer centenas de pessoas a fazerem depósitos em bitcoins, amealhando mais de 130 mil euros em poucas horas.

Os piratas recorreram a tweets promovidos, ou seja, publicações pagas que são habitualmente usadas para chegar a audiências maiores, e replicaram mensagens verdadeiras de Elon Musk, para dar maior credibilidade à burla.

O fundador da Tesla estaria a dar 10 mil bitcoins a quem depositasse entre 0,1 (565 euros) a 2 bitcoins (11.300 euros) numa determinada conta. E houve muita gente enganada.

As contas da editora norte-americana Pantheon Books, da loja de roupa britânica Malatan e da distribuidora de filmes britânica Pathé estão entre as que foram pirateadas.

A Pathé assumiu publicamente a situação, notando numa publicação no Twitter que a sua conta foi “pirateada por terceiros de identidade desconhecida“, que publicaram “uma série de tweets não autorizados”. Pedindo “desculpa”, a distribuidora garante que “o problema foi resolvido” e que já assumiu o controlo da conta.

Os casos de burlas com bitcoins e com outras criptomoedas, nomeadamente com recurso a esquemas semelhantes a este, têm sido recorrentes nos últimos tempos.

O próprio Elon Musk já foi usado em outras burlas no passado, e chegou mesmo a brincar com a situação, numa publicação que fez no Twitter, onde perguntava “Quer comprar algumas bitcoins?”. A brincadeira valeu-lhe o bloqueio temporário da sua conta.

https://twitter.com/elonmusk/status/1054520588734058496

Os responsáveis da rede social asseguram que têm trabalhado no reforço das medidas de segurança, frisando que “melhoraram substancialmente” a forma como lidam com os “esquemas de criptomoeda”, conforme cita a BBC.

Uma fonte do Twitter garante ainda à estação de rádio britânica que a empresa “continua a investir em mais ferramentas pro-activas para detectar actividade maliciosa e de spamm“.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

França reage à falta de "decoro" de Trump. A diplomacia não se faz através de "tweets"

O governo francês apontou nesta quarta-feira a falta de decoro do Presidente norte-americano ao ter publicado via Twitter fortes críticas contra França no mesmo dia em que o país lembrava as vítimas dos atentados terroristas …

OE 2019. PSD vai apresentar propostas "com significado", mas não orçamento alternativo

O presidente do PSD afirmou nesta quarta-feira que o PSD apresentará na quinta-feira propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) "com significado" em áreas como interior, saúde, empresas ou fiscalidade, mas não …

"Irrito-me sim, senhor deputado". Ministra da Justiça garante que sabe "zero" sobre Tancos

A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, garantiu nesta quarta-feira, no parlamento, que nada sabe sobre o caso do furto e do alegado encobrimento das armas de Tancos. Questionada pelo deputado do PSD Carlos Peixoto sobre o …

Luz verde ao rascunho do Brexit. Onda de demissões abala Governo de May

O Governo britânico aprovou "coletivamente" o rascunho de acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia, mas uma vaga de demissões está a abalar o Executivo de May. O Governo de Theresa May reuniu …

Fox News, apoiante declarada de Trump, apoia rival CNN em processo legal contra o Presidente

A apoiante declarada de Trump Fox News vai juntar-se à ação judicial movida pela sua rival CNN contra o Presidente norte-americano, para recuperar a credenciação de um dos seus jornalistas. A estação televisiva Fox News, apoiante …

Dois mexicanos foram queimados vivos devido a boato no WhatsApp

Dois indivíduos foram queimados vivos no México depois de uma mensagem que os acusava de raptarem e sequestrarem crianças. Mas tudo não passou de uma mensagem falsa. No dia 29 de agosto, Maura Cordero, dona de …

PCP quer alargar passes sociais a todo o território

O PCP apresenta, esta quinta-feira, uma proposta de alteração ao Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos, que visa garantir a redução dos preços dos passes e o alargamento dos passes sociais a …

Governo quer vender reservas de urânio assim que houver "condições de mercado"

A produção nuclear está fora da agenda. Assim, o Governo diz que as reservas de urânio do país não são estratégicas e que pretende vendê-las "assim que houver condições de mercado". O Governo disse esta quarta-feira …

Homens apresentam mais traços autistas do que as mulheres

Coisas materiais e sistemas de organização atraem os homens, enquanto as mulheres preferem pessoas e emoções. É esta a conclusão de um estudo recente que realça as diferenças entre os dois sexos. A investigação, levada a …

Arqueólogos descobrem a cidade perdida de Tenea

O Ministério da Cultura da Grécia anunciou que uma equipa de arqueólogos acredita ter encontrado a cidade perdida de Tenea. Entre os vestígios do assentamento, foram encontradas jóias, dezenas de moedas e vários túmulos.   …