Fizeram-se passar por Elon Musk e roubaram 130 mil euros no Twitter

Bret Hartman, TED / Flickr

Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX

Piratas informáticas conseguiram assumir o controlo de vários perfis populares e certificados do Twitter, para se fazerem passar por Elon Musk e lucrar com depósitos em bitcoins. Roubaram 130 mil euros em poucas horas.

Os piratas informáticas que ainda não foram identificados, assumiram o controlo dos perfis de empresas com alguma popularidade, logo com bastantes seguidores, e cujas contas estavam autenticadas com o selo azul do Twitter, que é entregue a utilizadores com identidades verificadas.

Assim, sob uma aparente credibilidade dada pelo próprio Twitter, transformaram as contas pirateadas em supostos perfis do fundador da Tesla, Elon Musk.

Através da capa do famoso visionário, conseguiram convencer centenas de pessoas a fazerem depósitos em bitcoins, amealhando mais de 130 mil euros em poucas horas.

Os piratas recorreram a tweets promovidos, ou seja, publicações pagas que são habitualmente usadas para chegar a audiências maiores, e replicaram mensagens verdadeiras de Elon Musk, para dar maior credibilidade à burla.

O fundador da Tesla estaria a dar 10 mil bitcoins a quem depositasse entre 0,1 (565 euros) a 2 bitcoins (11.300 euros) numa determinada conta. E houve muita gente enganada.

As contas da editora norte-americana Pantheon Books, da loja de roupa britânica Malatan e da distribuidora de filmes britânica Pathé estão entre as que foram pirateadas.

A Pathé assumiu publicamente a situação, notando numa publicação no Twitter que a sua conta foi “pirateada por terceiros de identidade desconhecida“, que publicaram “uma série de tweets não autorizados”. Pedindo “desculpa”, a distribuidora garante que “o problema foi resolvido” e que já assumiu o controlo da conta.

Os casos de burlas com bitcoins e com outras criptomoedas, nomeadamente com recurso a esquemas semelhantes a este, têm sido recorrentes nos últimos tempos.

O próprio Elon Musk já foi usado em outras burlas no passado, e chegou mesmo a brincar com a situação, numa publicação que fez no Twitter, onde perguntava “Quer comprar algumas bitcoins?”. A brincadeira valeu-lhe o bloqueio temporário da sua conta.

https://twitter.com/elonmusk/status/1054520588734058496

Os responsáveis da rede social asseguram que têm trabalhado no reforço das medidas de segurança, frisando que “melhoraram substancialmente” a forma como lidam com os “esquemas de criptomoeda”, conforme cita a BBC.

Uma fonte do Twitter garante ainda à estação de rádio britânica que a empresa “continua a investir em mais ferramentas pro-activas para detectar actividade maliciosa e de spamm“.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Arcebispos de Barcelona ajudaram padre acusado de abusos a fugir à polícia

O padre Senabre, acusado de ter abusado de um menor de 13 anos, esteve desaparecido por mais de 25 anos. Foi agora encontrado no Equador e o seu caso está a ser investigado pelo Vaticano …

Problemas de direitos humanos persistem em Portugal apesar dos progressos

O mais recente relatório da Amnistia Internacional sobre direitos humanos indica que em Portugal “ainda persistem” desigualdades no acesso a habitação condigna, e diferentes formas de discriminação de pessoas e comunidades mais vulneráveis. O documento divulgado …

Theresa May adia votação do Brexit

A primeira-ministra britânica, Theresa May, confirmou, esta segunda-feira à tarde, perante o parlamento britânico, que será adiada a votação do acordo do Brexit agendada para esta terça-feira, dia 11. A decisão da primeira-ministra britânica procura evitar …

"Lobisomem da Sibéria". Maior assassino em série da Rússia era polícia e matou 78 mulheres

Um ex-polícia russo, já condenado a prisão perpétua pela morte de 22 mulheres, foi sentenciado esta segunda-feira na Sibéria por mais 56 homicídios, o que o torna no maior assassino em série da história recente …

Mais de 20 comboios vão ser suprimidos no Natal e Ano Novo

Mais de duas dezenas de ligações ferroviárias, entre Intercidades e Alfa-Pendulares, serão suprimidas nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1 de janeiro de 2019, à semelhança de anos anteriores, devido à fraca …

Catalães devem seguir a via eslovena e estar "dispostos a tudo" para alcançar independência

Quim Torra disse este sábado que os catalães devem seguir o exemplo do processo de independência da Eslovénia e estar "dispostos a tudo". O presidente do governo regional da Catalunha, Quim Torra, disse este sábado que …

"Injustiça fiscal." Governo rejeita alterar IRS para salários de anos anteriores

O Governo recusou aceitar uma recomendação da Provedora de Justiça que pedia ao Executivo para atualizar o regime de IRS para rendimentos relativos a anos anteriores. No início de outubro, a Provedora da Justiça escreveu a …

Oito anos depois, pensionistas recebem subsídio de Natal por inteiro

Oito anos depois, os pensionistas recebem esta segunda-feira o subsídio de Natal por inteiro, sem cortes e no mês de dezembro. A maioria dos pensionistas da Segurança Social começa esta segunda-feira a receber a pensão de …

Carlos Ghosn, ex-presidente da Renault-Nissan, acusado por ocultar rendimentos

O Ministério Público japonês acusou oficialmente o ex-presidente da Nissan de ocultar rendimentos da empresa durante um período de cinco anos. De acordo com a agência Kyodo e o canal público NHK, o Ministério Público responsabiliza …

Casa onde Sócrates vive "pagou" salinas em Angola

O apartamento de luxo onde José Sócrates está a residir na Ericeira foi uma "dação em pagamento" de um empresário angolano ao primo do ex-primeiro-ministro, José Paulo Pinto de Sousa, que é suspeito de ser …