Fizeram-se passar por Elon Musk e roubaram 130 mil euros no Twitter

Bret Hartman, TED / Flickr

Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX

Piratas informáticas conseguiram assumir o controlo de vários perfis populares e certificados do Twitter, para se fazerem passar por Elon Musk e lucrar com depósitos em bitcoins. Roubaram 130 mil euros em poucas horas.

Os piratas informáticas que ainda não foram identificados, assumiram o controlo dos perfis de empresas com alguma popularidade, logo com bastantes seguidores, e cujas contas estavam autenticadas com o selo azul do Twitter, que é entregue a utilizadores com identidades verificadas.

Assim, sob uma aparente credibilidade dada pelo próprio Twitter, transformaram as contas pirateadas em supostos perfis do fundador da Tesla, Elon Musk.

Através da capa do famoso visionário, conseguiram convencer centenas de pessoas a fazerem depósitos em bitcoins, amealhando mais de 130 mil euros em poucas horas.

Os piratas recorreram a tweets promovidos, ou seja, publicações pagas que são habitualmente usadas para chegar a audiências maiores, e replicaram mensagens verdadeiras de Elon Musk, para dar maior credibilidade à burla.

O fundador da Tesla estaria a dar 10 mil bitcoins a quem depositasse entre 0,1 (565 euros) a 2 bitcoins (11.300 euros) numa determinada conta. E houve muita gente enganada.

As contas da editora norte-americana Pantheon Books, da loja de roupa britânica Malatan e da distribuidora de filmes britânica Pathé estão entre as que foram pirateadas.

A Pathé assumiu publicamente a situação, notando numa publicação no Twitter que a sua conta foi “pirateada por terceiros de identidade desconhecida“, que publicaram “uma série de tweets não autorizados”. Pedindo “desculpa”, a distribuidora garante que “o problema foi resolvido” e que já assumiu o controlo da conta.

Os casos de burlas com bitcoins e com outras criptomoedas, nomeadamente com recurso a esquemas semelhantes a este, têm sido recorrentes nos últimos tempos.

O próprio Elon Musk já foi usado em outras burlas no passado, e chegou mesmo a brincar com a situação, numa publicação que fez no Twitter, onde perguntava “Quer comprar algumas bitcoins?”. A brincadeira valeu-lhe o bloqueio temporário da sua conta.

https://twitter.com/elonmusk/status/1054520588734058496

Os responsáveis da rede social asseguram que têm trabalhado no reforço das medidas de segurança, frisando que “melhoraram substancialmente” a forma como lidam com os “esquemas de criptomoeda”, conforme cita a BBC.

Uma fonte do Twitter garante ainda à estação de rádio britânica que a empresa “continua a investir em mais ferramentas pro-activas para detectar actividade maliciosa e de spamm“.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Em 2010, Berardo já não tinha dinheiro para pagar a dívida

Em 2010, o Banco de Portugal (BdP) não encontrou provas de que o grupo Berardo tivesse capacidade financeira para pagar a dívida à Caixa Geral de Depósitos (CGD). Em 2010, a Fundação Berardo e a Metalgest …

A polícia vai deixar de lhe pedir para soprar ao balão

A partir de 2022, a polícia vai deixar de pedir aos condutores para "soprar no balão". A União Europeia prepara-se para implementar novos sistemas de segurança obrigatórios nos novos modelos de automóveis.  Os veículos vão passar …

MH370. Investigador diz que foi usado um avião chamariz durante "desaparecimento forjado"

Andre Milne acredita que foi usada uma aeronave chamariz para enganar e causar a impressão de que os Estados Unidos foram responsáveis pelo sequestro do voo MH370 da Malaysia Airlines. O investigador voluntário Andre Milne afirma …

Grandes devedores levam Ferro Rodrigues a convocar reunião

Na próxima terça-feira, dia 28 de maio, a mesa da Assembleia da República vai ter uma reunião para discutir o acesso à lista dos grandes devedores dos bancos. O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro …

Arqueólogos descobrem o que estava no cardápio dos camponeses medievais

Há 30 anos, arqueólogos escavaram uma das primeiras aldeias medievais na Inglaterra e descobriram os restos de 73 recipientes usados na altura. Mas encontraram algo mais: os restos minúsculos da sua última refeição. Investigadores da Universidade …

Falta de pessoal cria "graves problemas" à ADSE

O Conselho Geral e de Supervisão da ADSE alerta que a falta de recursos humanos no instituto que gere o sistema de assistência na doença da função pública coloca "graves problemas de gestão". No parecer aprovado …

Marcelo aceita passagem do hospital de Braga para o SNS

Marcelo Rebelo de Sousa promulgou o fim da PPP, reforçando o seu argumento sobre a nova Lei de Bases da Saúde. "A escolha política" do Governo foi "a da criação de uma Entidade Pública Empresarial". O …

A Ciência descobriu qual é a melhor altura do dia para beber café (e não é de manhã)

https://vimeo.com/338075463 Enquanto recolhemos mais grãos, produzimos mais café e patrocinamos os nossos cafés locais, podemos não estar a maximizar os benefícios de saúde e de aumento de energia da nossa caneca diária de café. De acordo com …

Estes aracnídeos vivem nos seus poros, comem a sua gordura e acasalam na sua cara enquanto dorme

Provavelmente terá neste momento alguns dezenas de aracnídeos dentro dos seus poros a alimentar-se silenciosamente dos seus óleos naturais. Mas não há nada a temer. Estes aracnídeos são conhecidos como Demodex e, de acordo com um …

Há uma nova teoria para explicar a onda de sismos silenciosos que fez a Terra tremer em 2018

Em maio de 2018, milhares de terramotos sacudiram a pequena ilha francesa de Mayotte, no arquipélago das Comoras, situado entre o continente africano e Madagáscar. A maioria foram tremores leve mas, um deles, a 15 …