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Burla com carros usados troca airbags por pedaços de tecido. Portugal é um dos países afetados

O esquema consiste em comprar carros nos Estados Unidos em leilões de seguradoras após acidentes e revendê-los na Europa a preços baixos.

Uma operação conjunta das autoridades da Lituânia e da Alemanha desmantelou um vasto esquema de revenda ilegal de carros usados que terá introduzido cerca de 16 mil veículos provenientes dos Estados Unidos e do Canadá em vários países europeus desde 2020.

Os automóveis, muitos deles com danos estruturais graves e reparações perigosamente improvisadas, eram vendidos a preços atrativos, enganando consumidores e colocando vidas em risco. A fraude resultou também numa evasão fiscal superior a 31 milhões de euros.

O grupo criminoso operava em múltiplos países da Europa, incluindo Portugal, Alemanha, Lituânia, Letónia, Estónia, Roménia, Hungria, Ucrânia, Países Baixos e Bélgica. A investigação revelou práticas alarmantes: veículos com airbags substituídos por pedaços de tecido ou roupa e reparações de baixo custo, que ocultavam acidentes graves. Alguns destes carros já foram retirados de circulação, mas o número total de veículos perigosos ainda na estrada é desconhecido.

De acordo com um comunicado enviado ao ZAP pela empresa carVertical, especializada em históricos de veículos, o mercado de carros usados importados continua altamente vulnerável a fraudes, numa altura em que estas vendas representam uma em cada 20 na Europa.

Países da Europa de Leste, como Ucrânia, Letónia, Lituânia e Roménia apresentam baixos níveis de transparência, com elevada incidência de quilometragem adulterada e danos ocultos. Cerca de 7,2% dos carros importados para a Europa provêm dos EUA, muitos deles adquiridos em leilões de seguradoras após acidentes.

A baixa capacidade financeira em países da Europa de Leste alimenta a procura por veículos usados mais baratos, tornando estes mercados alvos particularmente vulneráveis a redes criminosas.

“Um carro pode ser danificado num país, ser reparado de forma barata e depois vendido noutro país. Muitos veículos que sofreram acidentes graves nos EUA acabam por ser importados para a Europa. O relatório histórico do carro permite identificar as partes danificadas e o custo estimado das reparações”, explica Matas Buzelis, especialista automóvel da carVertical.

A fraude da quilometragem, por si só, representa um prejuízo estimado em 5,3 mil milhões de euros por ano para as economias europeias. Países como Reino Unido, França e Alemanha são os mais afetados, com perdas superiores a mil milhões de euros cada

ZAP //

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