Há buracos negros com “cabelo” (e pode ser “penteado”)

NASA/SOFIA/Lynette Cook

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Theiss Research, da University of Massachusetts Dartmouth e da University of Rhode Island mostra que um tipo especial de buraco negro viola os princípios do teorema “sem cabelo”. 

Há uma categoria especial de buracos negros que desafiam os princípios do teorema “sem cabelo”. Segundo o Interesting Engineering, trata-se dos buracos negros extremos, um tipo de buraco negro “saturado” com a máxima carga ou rotação.

No fundo, a descoberta debruça-se sobre a existência de perturbações à volta do buraco negro que podem ser construídas a partir da curvatura do espaço-tempo no horizonte do buraco que é conservada. Além disso, o “cabelo” pode ser mensurável a partir da Terra.

Como tal característica depende do modo de formação do buraco negro, e não das suas três propriedades clássicas (massa, momento angular e carga elétrica), coloca em causa a unicidade do buraco negro caracterizada pelo teorema “sem cabelo”.

O “cabelo gravitacional”, assim batizado pela equipa, pode ser mensurável por observatórios de ondas gravitacionais, como o LIGO e LISA.

“Este novo resultado é surpreendente porque os teoremas de exclusividade estão bem estabelecidos, assim como, em particular, a sua extensão a buracos negros extremos”, explicou Lior Burko, do Theiss Research, em comunicado.

“Os teoremas da unicidade pressupõem a independência do tempo. Contudo, o fenómeno Aretakis viola explicitamente a independência do tempo ao longo do horizonte dos eventos. Esta é a lacuna pela qual o ‘cabelo’ pode saltar e ser ‘penteado’ a uma grande distância por um observatório de ondas gravitacionais”, afirmou.

A equipa chegou a estas conclusões depois de ter feito algumas simulações numéricas intensivas. Os cientistas usaram dezenas de unidades de processamento gráfico (GPU, que, por sua vez, podem realizar até sete biliões de cálculos por segundo) da corporação Nvidia com mais de cinco mil núcleos cada, em paralelo.

Este novo estudo, publicado no dia 26 de janeiro na Physical Review D, demonstra que poderão haver novas maneiras de medir buracos negros e aprender mais sobre os mistérios do Universo.

  ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. so agora comecamos olhar para espaco e ja querem saber tudo….

    Ainda nao aprendemos nada sobre espaco…

    Quando soubermos criar energia apartir dos elementos basicos do espaco…
    Quando soubermos orientar e viajar pelo espaco…
    Quanto nos podermos viajar pelos espaco sem problemas…

    Entao ‘e porque temos outra ciencia, outros desafios e consciencia das nossas limitacoes…
    Espaco esconde muitas surpresas, muitas rasteiras, muitos perigos e se queremos viajar nele, temos de contornar os perigos…coisas para futuro…embora cada descoberta contribuia para acelerar as tecnologias do futuro….um ma ideia ou ma projeto pode servir para inspiracao de uma nova….

  2. Os buracos negros estão impossíveis e podem nos levar a crateras inimagináveis do Cosmos. Os buracos negros de “cabelo” e os de “cabelo penteado”, em sentido figurado, são criações românticas dos astrofísicos, ou humorismo da crônica especializada em assuntos espaciais ? Interessantes . Em breve, aparecerão penteados a La Kim Jong-un ! Veremos. joaoluizgondimaguiargondim [email protected]

RESPONDER

O chef sírio Imad Alarnab

Imad fugiu da Síria há seis anos. Agora, tem um restaurante de sucesso em Londres

O chef sírio Imad Alarnab deixou a Síria há seis anos, onde tinha vários restaurantes, rumo a Inglaterra. Não desistiu dos seus sonhos e agora tem um novo projeto no agitado Soho, no centro de …

Máquina de venda automática de brindes

Máquina das bolas japonesa. As pequenas esferas de plástico guardam os detalhes de uma viagem surpresa

As máquinas de venda automática de brindes, conhecidas como gachapon no Japão, têm inovado nos últimos anos. Agora, são os detalhes de uma viagem que estão guardados nas pequenas bolas de plástico. O valor das bolas …

O Supremo dos EUA mudou as suas regras para que as juízas não fossem constantemente interrompidas

Revelação foi feita por Sonia Sotomayor, uma das três mulheres que compõe o coletivo de nove juízes e a primeira latina a chegar ao cargo. O facto de serem constantemente interrompidas em reuniões ou outros …

A candidata a primeira-ministra da Hungria, Klára Dobrev.

Num futuro sem Orbán, a oposição escolhe entre um novo conservador ou uma liberal divisiva

Os opositores de Viktor Orbán estão na dúvida quanto ao candidato para enfrentar o atual primeiro-ministro nas próxima eleições. Esta indecisão pode custar-lhes o assalto ao cargo. Viktor Orbán é um nome recorrente na política húngara. …

Nuno Melo, do CDS/PP

Nuno Melo ataca líder do CDS por anunciar sentido de voto sem consultar deputados

O candidato à liderança do CDS-PP criticou, este sábado, o atual líder do partido por ter comunicado publicamente a intenção de votar contra a proposta de Orçamento do Estado sem se ter reunido com os …

Vaticano tem três celas e um só prisioneiro. Uma onda de julgamentos pode mudar isso

Dez pessoas vão ser julgadas no Vaticano por crimes relacionados com a venda de um edifício em Londres. Visto como limitado e sombrio, o sistema judicial da cidade-estado está a mudar. Carlo Capella é o único prisioneiro …

Alexandra Leitão diz que "não há trabalhadores a mais na Administração Pública"

A ministra da Modernização do Estado assegura que não há trabalhadores a mais na Administração Pública e assume toda a abertura do Governo para negociar, "com humildade e responsabilidade", medidas adicionais às inscritas no OE2022. Em …

Start-up israelita quer fazer roupa a partir de algas

A Algaeing, criada em 2016, é uma empresa que converte as algas numa fórmula líquida, que depois pode ser usada como corante ou transformada num tecido. A indústria da moda é uma das responsáveis pelas emissões …

O antigo Presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton

Bill Clinton já teve alta hospitalar e deve regressar a Nova Iorque

O ex-Presidente dos Estados Unidos deixou, neste domingo de manhã, o hospital da Califórnia onde foi internado com uma infeção, informou o chefe da equipa de médicos que o tratou. "O Presidente Clinton teve alta do …

Acordo escrito. Bloco diz que Governo "conhece bem" os pontos negociais

O Bloco de Esquerda anunciou, este domingo, que vai enviar ao Governo propostas de articulado de nove pontos negociais colocados em cima da mesa no início de setembro, aos quais declara não ter obtido resposta …