/

Há buracos negros com “cabelo” (e pode ser “penteado”)

2

NASA/SOFIA/Lynette Cook

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Theiss Research, da University of Massachusetts Dartmouth e da University of Rhode Island mostra que um tipo especial de buraco negro viola os princípios do teorema “sem cabelo”. 

Há uma categoria especial de buracos negros que desafiam os princípios do teorema “sem cabelo”. Segundo o Interesting Engineering, trata-se dos buracos negros extremos, um tipo de buraco negro “saturado” com a máxima carga ou rotação.

No fundo, a descoberta debruça-se sobre a existência de perturbações à volta do buraco negro que podem ser construídas a partir da curvatura do espaço-tempo no horizonte do buraco que é conservada. Além disso, o “cabelo” pode ser mensurável a partir da Terra.

Como tal característica depende do modo de formação do buraco negro, e não das suas três propriedades clássicas (massa, momento angular e carga elétrica), coloca em causa a unicidade do buraco negro caracterizada pelo teorema “sem cabelo”.

O “cabelo gravitacional”, assim batizado pela equipa, pode ser mensurável por observatórios de ondas gravitacionais, como o LIGO e LISA.

“Este novo resultado é surpreendente porque os teoremas de exclusividade estão bem estabelecidos, assim como, em particular, a sua extensão a buracos negros extremos”, explicou Lior Burko, do Theiss Research, em comunicado.

“Os teoremas da unicidade pressupõem a independência do tempo. Contudo, o fenómeno Aretakis viola explicitamente a independência do tempo ao longo do horizonte dos eventos. Esta é a lacuna pela qual o ‘cabelo’ pode saltar e ser ‘penteado’ a uma grande distância por um observatório de ondas gravitacionais”, afirmou.

A equipa chegou a estas conclusões depois de ter feito algumas simulações numéricas intensivas. Os cientistas usaram dezenas de unidades de processamento gráfico (GPU, que, por sua vez, podem realizar até sete biliões de cálculos por segundo) da corporação Nvidia com mais de cinco mil núcleos cada, em paralelo.

Este novo estudo, publicado no dia 26 de janeiro na Physical Review D, demonstra que poderão haver novas maneiras de medir buracos negros e aprender mais sobre os mistérios do Universo.

ZAP //

2 Comments

  1. so agora comecamos olhar para espaco e ja querem saber tudo….

    Ainda nao aprendemos nada sobre espaco…

    Quando soubermos criar energia apartir dos elementos basicos do espaco…
    Quando soubermos orientar e viajar pelo espaco…
    Quanto nos podermos viajar pelos espaco sem problemas…

    Entao ‘e porque temos outra ciencia, outros desafios e consciencia das nossas limitacoes…
    Espaco esconde muitas surpresas, muitas rasteiras, muitos perigos e se queremos viajar nele, temos de contornar os perigos…coisas para futuro…embora cada descoberta contribuia para acelerar as tecnologias do futuro….um ma ideia ou ma projeto pode servir para inspiracao de uma nova….

  2. Os buracos negros estão impossíveis e podem nos levar a crateras inimagináveis do Cosmos. Os buracos negros de “cabelo” e os de “cabelo penteado”, em sentido figurado, são criações românticas dos astrofísicos, ou humorismo da crônica especializada em assuntos espaciais ? Interessantes . Em breve, aparecerão penteados a La Kim Jong-un ! Veremos. joaoluizgondimaguiargondim [email protected]

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.